Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré retoma aulas do PROMAD (Programa Municipal Antidrogas)

Publicado

em

A Prefeitura de Sumaré retomou este mês as aulas do PROMAD (Programa Municipal Antidrogas) da Guarda Civil Municipal, após dois anos suspensas devido à pandemia. Neste semestre, 265 alunos das Escolas Municipais Alfredo Castro Donaire, Ramona Canhete Pinto e Parque Residencial Regina, na região do Matão, participam do programa.

Este ano, o conteúdo do PROMAD tem uma novidade: as aulas serão minsitradas em parceria com o Corpo de Bombeiros, com objetivo de orientar os alunos sobre prevenção de acidentes domésticos e primeiro socorros. Durante todo o semestre, os alunos receberão orientações sobre os malefícios do uso das drogas, trabalhando com a prevenção e ainda preparando os jovens para solucionarem, de modo seguro, as dificuldades que podem ser encontradas ao longo da vida. O objetivo do programa é reduzir as consequências sociais e de saúde causadas pelo uso de drogas. As aulas são ministradas por uma equipe de guardas municipais, que aplica o projeto em sala de aula uma vez por semana.

O Promad foi idealizado e implantado em Sumaré em 2007 e é o único programa de resistência às drogas criado e desenvolvido exclusivamente dentro de uma Guarda Municipal. Os alunos recebem uma cartilha de atividades e certificado de participação. Ao final do semestre, também é realiza a cerimônia de formatura, com a presença da comunidade e dos pais.  Mais de 15 mil alunos já participaram do programa e, em 2017, houve ampliação em 79% de estudantes atendidos.

 “O PROMAD é uma ferramenta muito especial que temos para auxiliar na formação dos nossos alunos, não só na vida acadêmica, mas como cidadãos de bem. Devido à pandemia, suspendemos temporariamente as aulas, porém, com todos os cuidados e protocolos necessários, estamos retomando o programa. A orientação e conscientização são essenciais para reduzirmos os problemas causados pelo uso das drogas, que afetam não apenas o indivíduo em si, mas toda a sociedade”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook