Visando sempre uma educação de qualidade, a Prefeitura de Sumaré revitaliza a Escola Municipal Mundo Alegre da Criança, no Parque Euclides Miranda, região de Nova Veneza. A unidade recebe a troca do telhado, pintura externa e interna e manutenção em geral. As obras são realizadas pela Secretaria de Serviços Públicos, utilizando recursos e mão-de-obras próprios.
“Os investimentos na educação de Sumaré não param! As unidades escolares recebem reformas e manutenções, receberam novos equipamentos e mobiliários, novas quadras, e todas as salas de aula agora possuem ar condicionado e lousa digital. Anualmente, nossos alunos recebem kits de uniforme e material escolar. Nos empenhamos em oferecer uma educação eficaz e com qualidade e cada vez mais aprimorada. Queremos que nossos alunos tenham uma formação adequada no âmbito acadêmico e como cidadãos”, disse o prefeito Luiz Dalben.
Desde 2017, a Educação de Sumaré tem recebido investimentos. Foram criadas mais 2.900 vagas do Ensino Infantil à Graduação, as Escolas de Educação Infantil receberam novos parquinhos, foram instalados aparelhos de ar condicionado em todas as salas de aula e dependências das escolas, foram implantados na cidade pólos da FATEC, ETEC e Univesp, além da entrega anual de kits de material e uniforme escolar. As escolas municipais São Judas Tadeu, região da Área Cura, e na EM Magdalena Maria Vedovatto Callegari, região do Maria Antonia, contam com Ensino em Tempo Integral, como um projeto piloto. O cardápio da merenda escolar foi readequado, além da introdução de alimentos da agricultura familiar. E novas escolas estão em construção.
Este ano, a Prefeitura implantou novos playgrounds inclusivos nas escolas municipais. Os parquinhos contam com gangorra, parque infantil integrado e balanço, totalmente adaptados para a diversão de todos os alunos logo no início do ano letivo. Além disso, todas as salas de aula estão equipadas com lousa digital. E os alunos do primeiro ao novo ano do Ensino Fundamental têm uma nova disciplina: são as aulas de robótica, para a alfabetização através desse tema. Os alunos receberam um kit com robô, peças e plataformas para a cosntrução de protótipos e estruturas, chamando a atenção dos estudantes para a educação e estimulando a criativadade.
E uma nova unidade escolar foi entregue na região do Picerno: é a Escola Municipal Profª Maria Luisa Cia Medeiros, no Portal Bordon, com capacidade para atender 430 crianças de 4 a 6 anos. E mais duas unidades estão em construção no entorno dos condomínios do programa Minha Casa Minha Vida das regiões do Matão e Área Cura.
E o projeto Jovem Empreendedor foi implantado em 100% das salas de aula municipais, beneficiando cerca de 17 mil alunos do Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA (Educação para Jovens e Adultos). Os professores receberam uma capacitação específica para passar o conhecimento aos alunos com a finalidade de disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil.
