Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré terá programação para testagem rápida de HIV e Sífilis e orientação à população neste sábado (dia 4)

Publicado

em

A prevenção é a estratégia mais eficaz para combater a transmissão do vírus HIV. O alerta é da secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Sumaré, em especial neste 1º de dezembro, data em que muitos países celebram o “Dia Mundial de Combate à Aids”. Em Sumaré, a Prefeitura preparou uma programação especial com o objetivo de orientar a população e incentivar a realização de testes para diagnóstico do HIV (causador da Aids) e triagem de Sífilis.

No próximo sábado, dia 4, a equipe do Cresser (Centro de Referência em Saúde Sexual e Reprodutiva) da Prefeitura de Sumaré estará de plantão na tenda montada na Praça Manoel de Vasconcellos (atrás da Igreja Matriz), região central da cidade. No local, das 9h às 14h, serão ofertados testes rápidos de HIV e Sífilis. A testagem é gratuita, sigilosa e não há necessidade de jejum. O resultado estará disponível em, no máximo, 20 minutos.

Para os casos positivos, será feito o encaminhamento ao serviço de referência municipal no Cresser, onde o paciente passará por consulta com médico infectologista e poderá iniciar o tratamento, que é oferecido gratuitamente na rede pública.

“A testagem é fundamental para identificar a doença e iniciar as intervenções o quanto antes, impedindo que o vírus avance silenciosamente e se agrave. O tratamento garante mais qualidade de vida às pessoas portadoras da doença, além das orientações de incentivo a comportamentos seguros nas relações sexuais a fim de evitar a transmissão do vírus”, reforça o secretário de Saúde de Sumaré, Rafael Virginelli.

Independente da ação programada para sábado, em qualquer período do ano a testagem rápida para Sífilis, HIV e Hepatites B e C poderá ser feita na sede do Cresser. O endereço é Rua Jaciro Baldiotti, nº 350, bairro Jardim Planalto do Sol. O funcionamento do CRESSER é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Para mais informações, o telefone é (19) 3873-5463. Os testes também são realizados pelas unidades básicas de saúde.

Publicidade

“Agradecemos aos colaboradores que estão dedicados às ações de prevenção no município. Sumaré conta com serviços de saúde especializados à disposição dos moradores. A prevenção e a informação salvam vidas, não deixem de participar e de cuidar da saúde”, incentivou o prefeito Luiz Dalben.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook