A Prefeitura de Sumaré realizou, no último sábado (29 de abril), mais um “Mutirão contra o Aedes”. Desta vez, a ação aconteceu no Jardim Nova Terra, no Matão, e mais de 1.500 casas foram visitadas. Destas, 959 (ou 62,6%) foram trabalhadas e, no restante, os imóveis estavam fechados ou os moradores não permitiram a entrada dos agentes.
Durante toda a manhã, agentes Comunitários de Saúde e de Controle de Endemias estiveram reunidos no trabalho de busca e bloqueio de criadouros do mosquito Aedes aegypti e também de orientação aos moradores sobre as medidas de prevenção contra as doenças que podem ser transmitidas pelo mosquito – dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana. As secretarias de Saúde e de Serviços Públicos percorreram os imóveis, recolhendo materiais inutilizados que possam acumular água e servir de criadouro para o Aedes. O mutirão é uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
“O trabalho de fiscalização conta, principalmente, com a participação dos cidadãos sumareenses e já tem surtido grandes resultados, com a redução drástica dos casos de dengue este ano. Mas o trabalho não pode parar, por isto, vamos continuar levando informação para os moradores, auxiliando na eliminação dos focos do mosquito e também fazendo a nossa parte com a limpeza de espaços públicos”, ressaltou o prefeito Luiz Dalben.
Balanço
Dados do último boletim epidemiológico de Sumaré apontam apenas 18 casos confirmados de dengue este ano e outros 38 em investigação. Não há casos de zika vírus, chikungunya ou febre amarela.