Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura e parceiros anunciam cinco novos projetos culturais e esportivos para Sumaré

Publicado

em

Mais cultura e esporte para a cidade. É o que a prefeita de Sumaré, Cristina Carrara, anunciou na manhã desta terça-feira, dia 1º de setembro, com a realização de cinco novos projetos de disseminação e incentivo à cultura e esporte, que somam R$ 1,034 milhão em investimentos. Os recursos foram viabilizados através do ProAC (Programa de Ação Cultural) e Lei Estadual de Incentivo ao esporte, e destinados aos projetos graças a um aporte da Honda South America, montadora sediada na cidade que vai apoiar integralmente as iniciativas.

Os projetos incluem o musical infantil “A boneca e a floresta”, o espetáculo “Aos arautos da arte”, a prova de corrida e caminhada com inscrições gratuitas, além dos projetos esportivos de longa duração: Festival de Iniciação Esportiva e Núcleo de Iniciação Esportiva.

Participaram da reunião o supervisor jurídico e a supervisora de Relações Públicas da empresa, Claudio Catelar e Evelyn Lima, respectivamente, os secretários municipais de Desenvolvimento, Gustavo Tomazin, Cultura, Esportes e Lazer, Alfredo Albuquerque Mangueira, o gerente municipal de Cultura, Diego Trevisan, e os proponentes dos cinco projetos aprovados pelas leis de incentivos fiscais.

“Graças à credibilidade da atual Administração Municipal, as empresas da cidade estão fazendo parcerias como estas com a cidade. E a Honda, uma de nossas principais empresas e parceiras, viabiliza esses importantes projetos culturais que acontecerão dentro da cidade de Sumaré, atendendo à população de todas as faixas etárias e classes sociais”, afirmou a prefeita Cristina.

“Essa união entre setor público, iniciativa privada e terceiro setor tende a gerar muitos frutos para a cidade e o país. Os próximos meses serão recheados de eventos culturais e esportivos e certamente mobilizará toda a cidade, com a prática esportiva, espetáculos educativos e lúdicos e muita confraternização e troca”, completou Tomazin.

Publicidade

PROJETOS

Durante o anúncio, os participantes puderam conhecer um pouco de cada projeto. Os primeiros a apresentarem foram os representantes da Mundo Eventos, com o espetáculo “A boneca e a floresta”. Ao todo, serão 40 sessões do espetáculo, com o objetivo de levar educação sócio ambiental para um público de 3 a 14 anos. O espetáculo será gravado e o DVD, com tiragem de 3 mil exemplares, distribuídos gratuitamente para os espectadores.

Em seguida, foi apresentado o projeto de corrida e caminhada, desenvolvido pela RMC Esportes. O evento contará com cerca de 1.200 participantes, que poderão optar por participar da corrida de 5 quilômetros ou da caminhada de 3 quilômetros. A inscrição será gratuita e será distribuído um kit para cada um dos participantes. A data e o trajeto serão definidos em conjunto com a Prefeitura.

Já o Festival de Iniciação Esportiva e o Núcleo de Iniciação Esportiva serão projetos de longa duração, que deverão atender a centenas de jovens. O primeiro, desenvolvido pelo Instituto Valore, prevê fomentar a prática esportiva nas escolas por meio de 5 modalidades: ginástica artística, atletismo, vôlei, basquete e trampolim acrobático, a fim de estimular desde cedo o interesse das crianças pela prática dessas modalidades esportivas.

O Núcleo de Iniciação Esportiva, por sua vez, será realizado em três locais diferentes, atendendo a 50 crianças por grupo, nas modalidades vôlei, basquete, futebol e atletismo, para crianças de 7 a 12 anos e duração de um ano.

Publicidade

Por fim, o projeto “Aos Arautos da Arte”, do grupo de teatro Os Geraldos, com apresentações e oficinas em 4 ONG’s de Sumaré, duas apresentações no Anfiteatro do Centro Administrativo de Nova Veneza e um sarau, tudo gratuito.

“Estamos muito felizes com a qualidade dos projetos que serão realizados em nossa cidade. O esporte e a cultura já têm vários eventos organizados pelo Município. Esses cinco novos projetos certamente irão colaborar ainda mais para disseminar a cultura e o esporte entre os moradores da cidade”, comentou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Alfredo Albuquerque Mangueira.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Publicidade