Nossa Cidade
Prefeitura inicia distribuição de kits de material escolar para alunos municipais de Sumaré
Os investimentos na educação de Sumaré não param! Os alunos da rede municipal de ensino de Sumaré já estão recebendo os kits de material escolar.
Os produtos incluem cadernos, lápis de cor, canetas, cola, borracha, giz de cera, apontador, entre outros itens, além de mochila, e são entregues para os cerca de 22 mil estudantes do Ensino Infantil, Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Além disso, nas próximas semanas começa a distribuição dos uniformes escolares.
A exemplo dos últimos três anos, para a economia dos Cofres Públicos, os produtos foram comprados separadamente e os kits completos estão sendo montados e distribuídos pelas escolas. “Compramos os itens a granel para economia da Prefeitura e melhor qualidade dos materiais. Acompanhamos in loco a chegada dos utensílios e, conforme os recebemos, as escolas montam os kits e distribuem para os alunos. Também vamos entregar nas próximas semanas os unifrmes escolares de verão para os alunos. São itens de ótima qualidade e que vão agregar no ensino e no processo de aprendizagem de nossos estudantes. Nos empenhamos em oferecer uma educação eficaz e com qualidade e cada vez mais aprimorada. Reforçamos os investimentos na Educação, proporcionando ambientes confortáveis e que facilitem o processo de aprendizagem, além de reforçar a parte pedagógica. Queremos que nossos alunos tenham uma formação adequada no âmbito acadêmico e como cidadãos”, disse o prefeito Luiz Dalben.
“Adquirimos materiais que os alunos realmente vão precisar e que são indispensáveis para o ensino e trabalhos desenvolvidos em sala de aula. O material escolar completo é fundamental para que professores e alunos possam desenvolver um bom processo de aprendizado em sala de aula”, explicou a secretária Mirela Medeiros.
Em breve, os alunos receberão pares de bermudas e camisetas. No segundo semestre, serão entregues os agasalhos e camisetas Dri-Fit para as aulas de educação física, um material que não absorve o suor e ajuda o estudante a manter-se seco ao longo da aula.
EDUCAÇÃO
O ano começou com diversos investimentos na educação. As unidades escolares contaram com manutenção e limpeza, inclusive mutirões nos finais de semana. A Prefeitura instala ar-condicionado nas salas de aula. Também foram adquiridos novos computadores para a área administrativa e laboratórios de informática das 39 unidades escolares. Novos brinquedos foram instalados nos parquinhos infantis.
A administração municipal está concluindo, em parceria com o Estado, a obra da EM Maria Luisa Cia Medeiros, do Bordon, e deve assumir a construção da escola do Jardim Orquídea – que tinha sido iniciada pelo Estado, neste caso, a unidade será municipal – além de ter iniciado as obras da EM do Jardim Lucélia, e a ampliação e reforma da EM do Parque Residencial Regina. Destaque ainda para a continuidade dos projetos especiais: CEAV (Centro de Educação Ambiental Vivenciada), Cidade Mirim de Trânsito e Parque dos Animais. Outra novidade fica por conta da aula de empreendedorismo na grade curricular deste ano. Na parte pedagógica, o projeto “Leitura e Ética na Escola”, desenvolvido numa parceria e apoio técnico do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem) e a editora Adonis, continuará também em 2020, atendendo da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. A intenção é incentivar a leitura junto às crianças e trabalhar temas como preconceitos, comportamento e bullying. O projeto inclui ainda a formação dos professores e visita às dependências da editora para conhecer as etapas da confecção de um livro.
Neste ano, a Prefeitura passa a oferecer na grade curricular a aula de empreendedorismo nas escolas municipais. Em princípio, 14.500 alunos do Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA (Educação para Jovens e Adultos) serão contemplados. A parceria firmada entre a administração municipal, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento Econômico, em outubro do ano passado com o Sebrae, prevê levar a atitude empreendedora e consumo consciente aos alunos.