Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura inicia distribuição de kits de material escolar para alunos municipais de Sumaré

Publicado

em

Os investimentos na educação de Sumaré não param! Os alunos da rede municipal de ensino de Sumaré já estão recebendo os kits de material escolar.

Os produtos incluem cadernos, lápis de cor, canetas, cola, borracha, giz de cera, apontador, entre outros itens, além de mochila, e são entregues para os cerca de 22 mil estudantes do Ensino Infantil, Fundamental, Médio e  EJA (Educação de Jovens e Adultos). Além disso, nas próximas semanas começa a distribuição dos uniformes escolares.

A exemplo dos últimos três anos, para a economia dos Cofres Públicos, os produtos foram comprados separadamente e os kits completos estão sendo montados e distribuídos pelas escolas. “Compramos os itens a granel para economia da Prefeitura e melhor qualidade dos materiais. Acompanhamos in loco a chegada dos utensílios e, conforme os recebemos, as escolas montam os kits e distribuem para os alunos. Também vamos entregar nas próximas semanas os unifrmes escolares de verão para os alunos. São itens de ótima qualidade e que vão agregar no ensino e no processo de aprendizagem de nossos estudantes. Nos empenhamos em oferecer uma educação eficaz e com qualidade e cada vez mais aprimorada. Reforçamos os investimentos na Educação, proporcionando ambientes confortáveis e que facilitem o processo de aprendizagem, além de reforçar a parte pedagógica. Queremos que nossos alunos tenham uma formação adequada no âmbito acadêmico e como cidadãos”, disse o prefeito Luiz Dalben.

“Adquirimos materiais que os alunos realmente vão precisar e que são indispensáveis para o ensino e trabalhos desenvolvidos em sala de aula. O material escolar completo é fundamental para que professores e alunos possam desenvolver um bom processo de aprendizado em sala de aula”, explicou a secretária Mirela Medeiros.

Em breve, os alunos receberão pares de bermudas e camisetas. No segundo semestre, serão entregues os agasalhos e camisetas Dri-Fit  para as aulas de educação física, um material que não absorve o suor e ajuda o estudante a manter-se seco ao longo da aula.

EDUCAÇÃO

O ano começou com diversos investimentos na educação. As unidades escolares contaram com manutenção e limpeza, inclusive mutirões nos finais de semana. A Prefeitura instala ar-condicionado nas salas de aula. Também foram adquiridos novos computadores para a área administrativa e laboratórios de informática das 39 unidades escolares. Novos brinquedos foram instalados nos parquinhos infantis.

A administração municipal está concluindo, em parceria com o Estado, a obra da EM Maria Luisa Cia Medeiros, do Bordon, e deve assumir a construção da escola do Jardim Orquídea – que tinha sido iniciada pelo Estado, neste caso, a unidade será municipal – além de ter iniciado as obras da EM do Jardim Lucélia, e a ampliação e reforma da EM do Parque Residencial Regina. Destaque ainda para a continuidade dos projetos especiais: CEAV (Centro de Educação Ambiental Vivenciada), Cidade Mirim de Trânsito e Parque dos Animais. Outra novidade fica por conta da aula de empreendedorismo na grade curricular deste ano. Na parte pedagógica, o projeto “Leitura e Ética na Escola”, desenvolvido numa parceria e apoio técnico do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem) e a editora Adonis, continuará também em 2020, atendendo da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. A intenção é incentivar a leitura junto às crianças e trabalhar temas como preconceitos, comportamento e bullying. O projeto inclui ainda a formação dos professores e visita às dependências da editora para conhecer as etapas da confecção de um livro.

Neste ano, a Prefeitura passa a oferecer na grade curricular a aula de empreendedorismo nas escolas municipais. Em princípio, 14.500 alunos do Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA (Educação para Jovens e Adultos) serão contemplados. A parceria firmada entre a administração municipal, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento Econômico, em outubro do ano passado com o Sebrae, prevê levar a atitude empreendedora e consumo consciente aos alunos.

Nossa Cidade

Sumaré tem uma morte suspeita por Coronavírus

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sumaré informou em sua rede social, no final da tarde desta sexta-feira(27), que uma paciente de 41 anos que estava internada com suspeita de coronavírus veio a óbito.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Sumaré a paciente estava em investigação e que não é possível afirmar ainda que a morte é decorrente do coronavírus. O resultado dos exames ainda é aguarda pela administração.

A paciente estava internada no Hospital Estadual e possuía algumas comorbidades, agravando qualquer outra doença.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré realiza limpeza com hipoclorito de sódio em pontos estratégicos da Região do Picerno

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sumaré realizou nesta sexta-feira, dia 27 de março, a limpeza com hipoclorito de sódio em pontos estratégicos da Região do Picerno. Com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, a força-tarefa faz parte das medidas emergenciais para o enfrentamento do Covid-19 (coronavírus) e promoveu a higienização pulverizada em áreas internas e externas de Unidades de Saúde e pontos de ônibus.

A limpeza com hipoclorito de sódio também já foi realizada no Terminal Rodoviário (bancos e piso), UPA Macarenko e ambulâncias, Ambulatório de Especialidades, Velório Municipal, CIS (Centro Integrado de Saúde) Nova Veneza, Centro Administrativo (Seminário), SAMU e outras áreas de maior circulação de pessoas. O cronograma segue nos próximos dias.

“Estamos trabalhando desde janeiro para o enfrentamento do coronavírus. Todo o apoio de bloqueio social por parte dos moradores se faz necessário nesse momento. Aproveito para agradecer a sensibilização de todos que estão empenhados junto com o Poder Público para conter essa pandemia”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Desde o início do ano, antes mesmo do primeiro caso ser confirmado no país (no dia 26 de fevereiro), a Prefeitura já estudava um plano de contingência para prevenção da doença, aprovado no dia 4 de fevereiro, quando foram decididos protocolos, entre eles, o treinamento das equipes da Secretaria de Saúde e divulgação das medidas preventivas à população.

Também como forma de tranquilizar e prestar o auxílio necessário aos moradores, por meio do Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus

Um canal de WhatsApp para atendimento direto à população foi implantado para orientação médica específica sobre a doença. Os três números de WhatsApp (9.8443.0412 – 9.9303.9646 – 9.9299.9493) foram disponibilizados para apoio e orientação aos munícipes, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Os moradores enviam mensagens para os telefones e o atendimento está sendo feito por profissionais capacitados que tranquilizam e esclarecem as dúvidas da população.

A cidade não registra casos positivos da doença. De acordo com o último boletim informativo divulgado nessa última quinta-feira, 26, o município contabiliza 87 casos suspeitos em investigação e 2 já descartados.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré intensifica fiscalização para limpeza de terrenos baldios

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sumaré intensificou em todo o Município a fiscalização para limpeza de terrenos baldios. A manutenção da área é de responsabilidade do proprietário. Em conformidade com a Lei Municipal 4169/06, a Secretaria de Serviços Públicos emitiu nessa quinta (26) notificações a alguns proprietários de terrenos baldios. Os donos têm prazo de 30 dias para limpar os espaços. Em caso de reincidência terão 7 dias, após a notificação, para executar a limpeza, e o não cumprimento da ordem, ocasionará em multa – no valor de R$ 1.996,00 – que será enviada junto ao carnê do IPTU.

“Orientamos os munícipes a manter os terrenos limpos, pois além da poluição visual, geram insegurança para os moradores da vizinhança, a partir do momento que causam a proliferação de bichos peçonhentos”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Os terrenos devem ser mantidos limpos e roçados. O local deve estar livre de entulhos, lixo de qualquer natureza e animais mortos, entre outros. A manutenção e limpeza de terrenos baldios são de responsabilidade dos proprietários, daí a intensificação da fiscalização por parte do poder público para que a limpeza dos terrenos baldios seja efetuada.

O cidadão pode denunciar pelo 156. Após a reclamação, a equipe de Serviços Públicos da Prefeitura vai ao local para fazer a vistoria. Confirmado o problema, o proprietário é notificado pelo Setor de Fiscalização e tem prazo de 30 dias para regularizar a situação de limpeza do terreno. Em caso de não cumprimento, é multado.

Cidade Limpa Cidade Linda

Bom destacar que o prefeito Luiz Dalben sancionou em maio do ano passado o Selo ‘Cidade Limpa Cidade Linda’, que consiste em uma certificação conferida pela administração municipal a pessoas físicas e jurídicas de direito privado, legalmente constituídas, que colaborarem com a revitalização urbana por meio de ações concentradas de manutenção, limpeza, conservação, reforma, construção e zeladoria urbana.

Essas ações são: manutenção de logradouros, conservação de galerias e pavimentos, retirada de faixas e cartazes, limpeza de monumentos, recuperação de praças e canteiros, poda de árvore, manutenção de iluminação pública, reparo de sinalização de trânsito, limpeza de pichações, troca de lixeiras e reparo de calçadas.

As pessoas jurídicas interessadas em receber o Selo ‘Cidade Limpa Cidade Linda’ deverão no momento da inscrição, anexar documentos fixados no regulamento e apresentar plano de trabalho constando a descrição dos bens e a previsão do prazo de realização dos serviços, bem como estimativa de gastos com o custeio das ações.

Continue Lendo