Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura lista opções de lazer nas férias

Publicado

em

Sumaré oferece ótimas opções de lazer, cultura, atividades físicas e de turismo para seus cidadãos e para os visitantes que recebe, principalmente, durante o Verão. Para as crianças, há alternativas como parquinhos infantis instalados nas praças públicas da cidade e visitas à Biblioteca Municipal do Professor e Infantil “Myrella Rossi Mobilon”, na Região Central, para participarem das atividades que serão realizadas durante o recesso escolar.

Os pequenos também podem ser acompanhados por seus pais e/ou responsáveis em passeios como Orquidário Sumaré, com exposição de flores, além do Horto Florestal e a Represa do Marcelo, que conta com áreas verdes para acomodar um bom passeio em família. Já os adultos contam, por exemplo, com as Academias ao Ar Livre e campos de futebol nas seis regiões da cidade.

Conheça algumas dessas opções:

● ORQUIDÁRIO SUMARÉ

O espaço pode ser visitado de quarta a sexta-feira, das 9 às 16 horas, e aos sábados e domingos, das 9 às 12 horas. A entrada é gratuita e o endereço é Avenida Eugenia Biancalana Duarte, nº 150, na Região Central (ao lado da Secretaria de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente da Prefeitura de Sumaré).

Publicidade

Em 2014, desde a inauguração que aconteceu no mês de agosto, mais de 3.500 pessoas visitaram o orquidário. O local conta com aproximadamente 800 mudas de orquídeas, de espécies puras e híbridas, que se encontram em exposição em estruturas pré-montadas e suspensas. O destaque é para as espécies da “orquídea Sumaré” Cyrtopodium punctatum (originária da região) e Cyrtopodium hatschbachi.

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Sumaré realiza visitas monitoradas ao orquidário. O agendamento deve ser feito pelo telefone (19) 3828-4775.

● HORTO FLORESTAL

Pode ser realizada no Horto Florestal caminhada pela trilha do local, onde o munícipe estará em contato com diversos exemplares da fauna e da flora nativa. Para agendar uma visita monitorada, basta ligar para o (19) 3883-7784. O Horto Florestal de Sumaré está localizado na Estrada Municipal Theodor Condiev e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Entretanto, vale lembrar que é terminantemente proibido nadar nas represas do Horto, que não foram feitas pensando neste tipo de lazer e que, portanto, oferecem severo risco de morte a quem desobedecer aos alertas.

Publicidade

● REPRESA DO MARCELO

Após ser revitalizada pela Prefeitura de Sumaré, através do DAE (Departamento de Água e Esgoto), a área de lazer às margens da histórica Represa do Marcelo, na região central, voltou a ser uma opção gratuita de lazer para toda a população da cidade, principalmente em dias quentes e aos finais de semana. Como é bastante arborizada, a área de visitação, que forma um parque, também ajuda a “escapar” do calor.

Assim como no Horto, no entanto, é terminantemente nadar nas águas do Marcelo (como, aliás, em qualquer outra represa da região; lugar de nadar é nas piscinas supervisionadas por salva-vidas e nas praias autorizadas).

● BIBLIOTECAS

A Rede de Bibliotecas Públicas de Sumaré, juntamente com a Sociedade Amigos da Biblioteca, prepararam várias atividades gratuitas para este mês de janeiro. Nos dias 21 e 28 de janeiro, quarta-feira, das 8h30 às 12h00, na Biblioteca do Professor e Infantil “Myrella Rossi Mobilon”, serão realizadas atividades como contações de histórias, oficina de desenho, oficina de pintura, oficina de brinquedos, espaço de brincadeiras, além da oficina de jogos. Os temas das oficinas dos dias 21 e 28 serão circo e carnaval, respectivamente. Para participar é necessário fazer inscrição de interesse para que seja providenciado todos os materiais das oficinas, ligando no número (19) 3873-9469.

Publicidade

Além disso, outras atrações acontecem na Praça Elpídio Bazan, junto com a Feira Livre da Avenida Rebouças, Centro. As atividades no sábado são das 8 às 12 horas. O projeto conta com a realização da Sociedade Amigos da Biblioteca com recursos captados através do Proac com o patrocínio das empresas Villares Metals, IC Transportes, Buckman, Good Bom e Adere, além do apoio da Prefeitura Municipal de Sumaré.

Além das atividades, o acervo da Rede Municipal de Bibliotecas Públicas de Sumaré conta com um total de 47.313 livros de todas as áreas: Filosofia, Religião, Ciências Sociais, Linguística, Ciências Puras, Ciências Aplicadas e Tecnologia, Arte, Lazer, Esporte, Literatura Nacional e Estrangeira, História, Geografia e Biografias.

Quem quiser realizar o cadastro basta ir pessoalmente a alguma das bibliotecas levando comprovante de endereço e um documento com foto. Este cadastro é único, valendo para qualquer uma das bibliotecas públicas municipais. O empréstimo dos livros é válido por 14 dias, que podem ser renovados dependendo da procura.

Nas férias escolares, duas bibliotecas estarão abertas para a população. A Biblioteca Municipal “Professor Plínio Machado da Silva”, localizada na Rua Geraldo de Souza, nº 157/221, Jardim Carlos Basso, e a Biblioteca do Professor e Infantil “Myrella Rossi Mobilon”, localizada na Avenida Rebouças, nº 3.321, Jardim Carlos Basso.

● PRAÇA DO CRISTO

Publicidade

Construído no final da década de 1980, por um grupo de amigos, liberado por Joval Castralli (Juba), proprietário de uma madeireira, o Cristo tem 12 metros de altura. A estátua, um dos cartões postais da cidade e que conta desde agosto com nova iluminação, fica na Praça do Cristo Redentor, no Jardim Luís Cia. Recentemente, o local passou por uma ampla revitalização.

● PRAÇAS MANOEL DE VASCONCELLOS E DAS BANDEIRAS

A Praça Manoel de Vasconcellos, localizada entre a Avenida Rebouças e a Rua José Luiz Duarte, no Centro, foi reformada recentemente pela atual gestão, e oferece, hoje, um local agradável de convívio, com calçamento, paisagismo, bancos, iluminação pública e rampas de acessibilidade novos, além de uma Academia ao Ar Livre para quem quiser se exercitar.

A Praça das Bandeiras é outra opção interessante. Um dos cartões postais de Sumaré, ela é um amplo espaço para caminhadas, com área verde, além das 27 bandeiras das unidades federativas do Brasil (sendo 26 estados e uma do Distrito Federal), e o Pavilhão Nacional.

Em breve, a Praça da República também deve receber melhorias por parte da Prefeitura e voltar a ser uma boa opção de lazer para as famílias sumareenses.

Publicidade

● PRAÇA DO ANGELO TOMAZIN

Com espaço para caminhada, quadras esportivas e Academia ao Ar Livre, a Praça do Angelo Tomazin se tornou um dos principais pontos de encontro e interação entre os moradores da Região do Maria Antonia.

● PISTAS DE SKATE

Além das diversas quadras poliesportivas nas seis regiões da cidade, Sumaré conta também com pistas de skate para quem gosta de praticar esse esporte. Com vários obstáculos, as pistas ficam nas regiões de Nova Veneza, Picerno e Área Cura, e estão abertas à população.

● DERLA E DERLINHA

Publicidade

A praça de esportes do Parque Bandeirantes, mais conhecida como “Derla”, pertencente à Região Área Cura, conta com três quadras de esportes, sendo duas de areia, para a prática de futebol e vôlei, e outra cimentada, para futsal. Já a Praça de Esportes “Professor Maurício Mora Fujii”, mais conhecida como “Derlinha”, situada no Jardim Primavera, ao lado do complexo viário de acesso à região central da cidade e em frente ao Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas, conta com espaço para caminhadas, com iluminação nova, e espaço para recreação e atividades esportivas.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook