quinta-feira, Maio 24

Prefeitura recebe pauta de reivindicações no 1º Fórum das Associações de Bairros de Sumaré

 

Sumaré, 23 de março de 2018

 

Secretários municipais de Sumaré receberam neste domingo, dia 25, uma pauta de reivindicações de 40 associações de moradores da cidade. O documento foi entregue no 1º Fórum das Associações de Bairros de Sumaré – evento promovido pelo Consabs (Conselho das Associações de Bairros e Congêneres de Sumaré), após reuniões em todas as regiões do município. Segundo o prefeito Luiz Dalben, uma comissão envolvendo a Administração Municipal e a sociedade civil será criada nos próximos dias para encaminhamento e acompanhamento das demandas.

“A participação popular é essencial para o processo de desenvolvimento do município. Parabenizamos o Consabs pelas plenárias, por organizar as associações e auxiliar o Poder Público na captação das demandas. As informações recebidas vão subsidiar a elaboração do Orçamento para os próximos anos, ou seja, é a população quem está nos apontando onde é melhor investir os recursos municipais, quais são as prioridades em cada localidade. É uma gestão compartilhada, queremos ouvir mais para fazer melhor”, explicou o prefeito Luiz Dalben, ressaltando que algumas reivindicações podem ser atendidas com mais agilidade e, outras, por serem mais complexas, exigem estudos de viabilidade e elaboração de projetos técnicos – o que demanda mais tempo.

O presidente do Consabs, Hevércio Dutra, ressaltou que o objetivo das reuniões regionais e do fórum, além de organizar as associações, foi fomentar a implantação do Orçamento Participativo – o que também é vontade do prefeito Luiz Dalben. O chefe do Executivo criará nos próximos dias uma comissão para acompanhar as demandas apresentadas e para definir qual a melhor forma de implantação do projeto.

Durante o evento, representantes das sete regiões de Sumaré usaram a palavra e agradeceram a participação da Administração Municipal em todos os encontros. “A gente volta a sonhar”, comentou Antônia Roseli Peres Rocha, da região de Nova Veneza. “Estamos muito esperançosos através dessa nova gestão”, disse também Odinei Bassi, representante da região rural.

Pela Prefeitura de Sumaré, participaram do fórum os secretários municipais Aparecido Fernandes (Serviços Públicos), Ricardo Zequin (Segurança), Silvio Coltro (Administração e RH) e Edson Cosme (Inclusão Social e Habitação), além de representantes de outras pastas. O evento também contou com a presença dos vereadores Dirceu Dalben, Dudu Lima e Ulisses Gomes, e do ex-deputado estadual Antonio Mentor.