Connect with us

Nossa Cidade

Primeira reunião da Leitura Comunitária do Plano Diretor de Sumaré acontece neste dia 21

Publicado

em

A primeira reunião para Leitura Comunitária de revisão do Plano Diretor do Município tem início nesta segunda (21). O objetivo dos encontros da Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, é atingir o maior número de habitantes para dar conhecimento sobre a realidade do Município, suas potencialidades, seus condicionantes e suas deficiências. Esse primeiro encontro acontecerá a partir das 19h, no CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade), em Nova Veneza. O cronograma se estende até novembro. O processo de revisão do Plano Diretor Municipal, Lei nº 4250/06, está sendo desenvolvido em conjunto entre as Secretarias Municipais, Órgãos Municipais e população, e determina as diretrizes básicas de desenvolvimento da cidade. E a participação da população, bem como das associações representativas interessadas e demais segmentos da comunidade, está em consonância com a Lei – que prevê a revisão a cada dez anos.

O Plano Diretor é obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes. Portanto, deve ser elaborado com a participação popular, a fim de garantir a função social do Município, nas áreas urbanas e rurais. Tem por finalidade principal definir a política de desenvolvimento municipal, num processo permanente de construção e avaliação de ações, visando garantir uma cidade sustentável, acessível e justa para todos. O Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável (2019-2039) de Sumaré visa identificar a realidade e os problemas do município em quatro pilares de sustentação: equidade social, desenvolvimento humano, desenvolvimento econômico e cultura da paz em todos os seus fundamentos.

“O Plano Diretor deverá prever de forma coerente os conteúdos mínimos dados pela Resolução 34 do Conselho Nacional da Cidade, que trata desde a definição de perímetros urbanos e parâmetros urbanísticos para o zoneamento a parcelamento do solo. A elaboração envolve setores do governo municipal e segmentos empresariais e técnicos, além da própria população, por intermédio das associações, conselhos comunitários e etc. Em nossa concepção, a igualdade de oportunidades é a chave para o desenvolvimento sustentável urbano”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

A ideia, de acordo com o secretário Municipal de Planejamento Welington Domingos Pereira, é trabalhar uma previsão para duas décadas de desenvolvimento do Município. “Geralmente, um Plano Diretor é feito pra 10 anos, porém no caso de Sumaré, devido sua descentralização e extensão territorial, compreendendo 53% de área rural, o Município tem muito a crescer, por isso é necessário projetar para além de uma década”, justificou.

 

Smart City

Para o Chefe do Executivo Municipal, a ideia é incentivar a instalação de indústrias de alta tecnologia e empresas de serviços. E ele faz um apelo à sociedade sumareense. “Apelo a todos vocês que nos juntemos de forma solidária no apoio de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Sumaré. Juntos, podemos trabalhar para garantir que a conquista da independência seja sucedida pela conquista do desenvolvimento. Juntos, podemos garantir que o curso do nosso futuro coletivo seja tão notável como a história do que já conseguimos. Ressalto, é muito importante a participação de todos nessas reuniões para Leitura Comunitária do Plano Diretor de Sumaré”, concluiu o prefeito Luiz Dalben.

Esse processo é uma oportunidade para que população e governo possam avaliar e repensar, de forma conjunta, a totalidade do território municipal, considerando as suas potencialidades e limitações. O objetivo é explanar como vai acontecer o processo de Revisão do Plano Diretor, e quais as ferramentas que o Município dispõe para colocar em prática os objetivos estabelecidos no Plano, que é na verdade um processo de construção da cidade que se quer. Depois de terminado e aprovado o PDDS, a intenção ao longo dos próximos 20 anos, é transformar Sumaré em Smart City.

 

CONFIRA O CRONOGRAMA DAS REUNIÕES

21/10 (segunda-feira): CCTI – Centro de Convivência da Terceira Idade, na Avenida Brasil, 1.111 – em Nova Veneza, das 19h às 21h.

24/10 (quinta-feira): EM Alfredo Castro Donaire, na Rua São Timóteo, 121 – Parque General Osório, no Matão, das 19h às 21h.

27/10 (domingo): EMEF Flora Ferreira Gomes, na Rua Alípio Cassino Dutra, 545 – Jardim Angelo Tomazini, das 10h às 12h.

30/10 (quarta-feira): EMEF Neusa de Souza Campos, na Rua das Rosas, 320 – Parque Rosa e Silva, das 19h às 21h.

04/11 (segunda-feira): EMEF Anália de Oliveira Nascimento, na Rua M. Conceição Rocha Ferraz, 565 – Jardim Bom Retiro, das 19h às 21h.

07/11 (segunda-feira): EM Augusta Ravagnani Basso, na Rua Aldebaran, 35 – Chácara Cruzeiro do Sul, das 19h às 21h.

12/11 (terça-feira): EM José de Anchieta, na Rua Geraldo de Souza, 157/221 – Jardim Carlos Basso, das 19h às 21h.

Nossa Cidade

Começam obras de construção de muro no Cemitério Municipal da Saudade

Publicado

em

Por

Mais uma obra de melhoria na infraestrutura da cidade foi iniciada essa semana: a construção do muro de concreto que margeia os fundos do Cemitério Municipal da Saudade. No total, serão mais de 300 metros de muro que começaram a ser construídos essa semana e que vão garantir mais segurança ao espaço público e à população que reside nas proximidades.

Esse serviço é uma parceria da Prefeitura de Sumaré com a iniciativa privada, com acompanhamento e supervisão das secretarias municipais de Obras e de Serviços Públicos. Também faz parte do cronograma do projeto a abertura da Rua Pedro Noveleto Sobrinho, atualmente uma via sem saída, que passará a ser mais uma alternativa de acesso à Avenida Rebouças, na região central.

Para o deputado estadual Dirceu Dalben, que acompanha os serviços no local, “essa é uma obra que irá trazer reforço na segurança da área do Cemitério Municipal da Saudade, delimitando o espaço que é tão bem cuidado pelas equipes da Prefeitura de Sumaré”.

“Além disso, é importante destacar a abertura de uma nova via para a população. Essas obras de infraestrutura são de extrema importância para acompanhar o desenvolvimento da cidade”, enfatizou.

Continue Lendo

Nossa Cidade

“Estrada da PPG” na Área Cura recebe iluminação de LED

Publicado

em

Por

Mais uma etapa se concretizando nas obras de duplicação e revitalização da Estrada Municipal Américo Ribeiro dos Santos, mais conhecida como “Estrada da PPG”. O local –  importante via de acesso à região da Área Cura, pela Rodovia Anhanguera (km 107) – recebe nesta quarta (30) os postes metálicos com braços duplos de iluminação pública com lâmpadas de LED, de 150 watts.

A Prefeitura de Sumaré executa essa benfeitoria com recursos municipais e também por meio de verbas oriundas das emendas parlamentares do Deputado Estadual Dirceu Dalben, visando tornar o trânsito mais ágil e seguro para as pessoas que utilizam diariamente o trajeto. O investimento é da ordem de cerca de R$ 6 milhões. O ‘pacote’ de melhorias de alargamento e modernização da estrada conta com a pavimentação de 1,5 quilômetros de extensão da via, recapeamento do trecho já existente, ciclovia, paisagismo e calçada para pedestres.

“As lâmpadas LED oferecem vantagens bastante consideráveis, principalmente em termos de durabilidade, economia e sustentabilidade, já que essa tecnologia é mais eficiente, gerando economia para os cofres públicos com a redução do consumo de energia e de custos com eventuais trocas de lâmpadas – devido à vida útil mais longa das lâmpadas”, disse o secretário municipal de Serviços Públicos, Aparecido Fernandes.

Os trabalhos avançam diariamente, com homens e maquinários no local. Essa obra é mais um grande investimento em mobilidade que a Administração Municipal faz, contribuindo para o desenvolvimento da Área Cura e de toda a cidade, já que se trata de uma via que tem papel fundamental para os moradores; e essa duplicação vai melhorar a estrutura, fluidez e segurança dos usuários.

Para o deputado estadual Dirceu Dalben, que tem acompanhado de perto o andamento dos trabalhos, e até participou do plantio de Kaizuka – pinheiro próprio para paisagismo, uma das espécies do canteiro – é gratificante entrar na fase final dessa obra de infraestrutura muito importante para os moradores, que está recebendo pavimento de qualidade e as benfeitorias necessárias.

“Essa é uma obra de extrema importância para a região Cura. Os moradores merecem todo o conforto de uma via duplicada, pavimentada e revitalizada, e ficamos muito felizes em poder contribuir por meio das nossas emendas parlamentares com este projeto grandioso. Além de novas faixas para tráfego e paisagismo completo, a estrada contará também com ciclovia e calçada para pedestres – todas melhorias que vão deixar o trânsito mais ágil e seguro para a população, transformando também a entrada da Área Cura em um novo cartão postal para a cidade”, disse o parlamentar

A Prefeitura de Sumaré tem investido em diversas obras de mobilidade urbana e uma delas é a duplicação e revitalização da “Estrada da PPG”, uma das mais movimentadas da região da Área Cura. É mais um benefício para milhares de pessoas, porque facilita o deslocamento e garante um trânsito mais seguro. Vale destacar que os investimentos em mobilidade urbana contemplam todo o Município. Além dessa melhoria, a região Cura recebeu outras benfeitorias, entre elas, a implantação de um Centro da Criança, UBS Ypiranga, academia ao ar livre do Sol Nascente, recuperação da erosão da Avenida José Vedovato, calçamento do linhão do Parque Santo Antônio, entrega da Biblioteca do Bem Retiro, Área de Lazer do Parque Santo Antônio, revitalização do Núcleo do Bem-Estar do Ypiranga, além do andamento da reforma do PSF Bandeirantes e do projeto da construção de uma UPA da região.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Sumaré quita primeira parcela do 13º salário dos colaboradores municipais

Publicado

em

Por

Sumaré quitou nesta quarta-feira, dia 30, o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos colaboradores municipais. Foram depositados R$ 2,7 miilhões, referentes aos 50% do 13º, para os colaboradores.

A antecipação do benefício, que por lei deve ser paga até 30 de novembro, é uma medida adotada desde 2017 para melhor funcionamento da máquina pública, por meio do planejamento das receitas e despesas, e valorização do servidor.

Mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia causada pelo novo coronavírus, novamente Sumaré deu um passo à frente e realizou de maneira escalonada o pagamento da primeira parte do 13º.  Segundo a Prefeitura, o objetivo da medida também é aquecer e fortalecer o comércio local – seguindo, claro, todos os cuidados que a Covid-19 exige.

“Desde que assumiu seu mandato, em 2017, o prefeito Luiz Dalben vem realizando o pagamento de 50% do 13º no decorrer do ano, para não sobrecarregar a folha do mês de dezembro e também como uma maneira de valorizar o colaborador público, que vinha sofrendo com o descaso de administrações anteriores. E este ano, não é diferente. Mesmo com todos os desafios impostos pela pandemia, principalmente com relação à queda na arrecadação, os salários dos servidores de Sumaré estão em dia, já iniciamos o pagamento do 13º e também estamos conseguindo dar continuidade a diversas obras e melhorias para a população. Não é uma tarefa fácil, mas com planejamento e, principalmente, respeito ao dinheiro público, ao servidor e à população, é possível”, destacou a secretária.

MAIS BENEFÍCIOS

Salário em dia e 13º adiantado são apenas parte de um pacote de ações de valorização do funcionalismo público implantado pela atual gestão em Sumaré. Após vários anos em que o dissídio da categoria ficou “congelado”, o prefeito Luiz Dalben também já garantiu reajuste salarial para todo o funcionalismo de 4,75% em 2017, mais 2,85% em 2018 e 3,89% em 2019. Além disso, também houve reajuste do auxílio-saúde, implantação do cartão de vale-alimentação e do abono natalino.

Outras medidas incluem oferecer melhores condições de trabalho aos colaboradores, com reformas dos prédios públicos e aquisição de novos equipamentos, além de cursos de capacitação internos e parcerias com unidades de ensino da cidade, que garantem descontos em diversos cursos aos servidores municipais, principalmente cursos de nível superior e técnico.

Continue Lendo