Geral
Procon de Sumaré alerta sobre variações de preço de até 414% em produtos natalinos em mercados da cidade
A “Operação Ceia de Natal”, conduzida pelo Procon de Sumaré para verificar e fiscalizar os produtos mais procurados pelos consumidores neste fim de ano, identificou variações de preços de até 414% nos mercados da cidade. Um exemplo é o caso das nozes sem casca (100 gramas), cujos valores oscilaram entre R$ 3,69 e R$ 18,99 nos estabelecimentos pesquisados.
A pesquisa, realizada em sete supermercados e atacados de Sumaré em diferentes regiões da cidade nos dias 6 e 7 de dezembro, comparou os preços de 17 produtos de diversas marcas, incluindo carnes, espumantes, panetones, chocotones, frutas cristalizadas e em calda, entre outros.
Os agentes do Procon de Sumaré também constataram variações significativas em itens como espumantes, frutas cristalizadas, pernil, peru, entre outros. O objetivo da pesquisa é incentivar o consumo consciente, destacando a importância de pesquisar preços antes de fazer as compras.
O secretário de Controle Interno e Transparência, Jesuel Pereira, explicou que todos os estabelecimentos foram previamente informados sobre a operação, e as variações de preços observadas referem-se aos dias da coleta. A tabela com os preços está disponível no Procon de Sumaré para consulta pública.
O prefeito Luiz Dalben destacou a importância da “Operação Ceia de Natal” para tranquilizar os moradores e garantir a aquisição de produtos com qualidade e preços justos no final do ano. O Procon de Sumaré está cada vez mais estruturado para atender às demandas e assegurar que os direitos dos consumidores sejam respeitados.
Dicas do Procon de Sumaré para os consumidores
- elaboração de uma lista de produtos;
- pesquisa prévia de preços;
- verificação das informações nos rótulos;
- atenção no caixa para garantir que o preço cobrado seja o correto;
- análise de produtos de marcas próprias de supermercados, que muitas vezes oferecem qualidade semelhante a preços mais acessíveis.