Procon de Sumaré registra quase 5 mil reclamações em 2014
Empresas de telefonia lideram ranking das mais reclamadas
Balanço divulgado nesta semana pelo Procon de Sumaré indica que, em 2014, o órgão registrou 4.958 reclamações contra empresas que atuam nos mais diversos ramos. Deste total, em torno de 55% das demandas são resolvidas diretamente pelo órgão municipal. O levantamento do Procon, que é ligado à Secretaria Municipal de Controle Interno e Transparência, aponta ainda que as empresas de telefonia são as campeãs quando se trata de desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor.
Ainda de acordo com o órgão municipal, também foram realizadas 729 audiências de conciliação em todo o ano anterior. Com a presença de um “conciliador” do Procon, as partes envolvidas no conflito tentam encontrar uma solução ao problema, sem que seja preciso acionar o Poder Judiciário. Dentre as audiências promovidas pelo Procon, o índice de sucesso na resolução dos conflitos é de 45%.
Segundo a gerente do Procon de Sumaré, Andrea Uchoa, “quando não há acordo entre as partes, o consumidor é orientado a procurar o Poder Judiciário”. Dentre as áreas mais reclamadas, as empresas de telefonia estão no topo do ranking. Em seguida estão os bancos e, em terceiro lugar, estão problemas com operadoras de cartão de crédito.
PROCESSO
Quando recebe alguma reclamação, o Procon envia uma CIP (Carta de Informação Preliminar) à empresa reclamada, que, após o recebimento, tem 10 dias corridos para se manifestar. Em caso de respostas negativas ou na ausência de resposta dentro deste prazo, é agendada uma audiência de conciliação. Ela tem o objetivo de realizar acordos que satisfaçam as perspectivas do reclamante.
:: Serviço ::
PROCON
Endereço: Rua Antônio de Camargo Pereira, nº 323
Horário de atendimento ao público: segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30
Telefone: (19) 3873-1071
Share this content: