Connect with us

Geral

Procon – Órgão de Defesa do Consumidor de Sumaré divulga balanço de 2019

Published

on

O Procon (Órgão de Defesa do Consumidor) de Sumaré, vinculado à Secretaria Municipal de Controle Interno e Transparência da Prefeitura, divulgou o balanço dos serviços realizados ano passado. Ao todo, foram 410 audiências, o que gerou um volume de mais de 1.600 processos. Entre as ações, o órgão atuou na elaboração de estratégia, juntamente com a Associação Comercial, para que os locais que trabalham com atendimento ao público possam se adequar ao cumprimento da Lei Municipal 6045/18 – que garante tratamento prioritário a consumidores autistas ou de seus acompanhantes. A semana da ‘Black Friday’ 2019 foi acompanhada de perto, com visitas nos principais comércios da Avenida 7 de Setembro. “O Procon tem sido de grande relevância para esclarecer dúvidas, orientar e atender às demandas dos consumidores de Sumaré”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Em trabalho conjunto com a Unidade Móvel da Fundação PROCON-SP, foram visitados os comércios localizados na Avenida 7 de Setembro, região central, com o objetivo de orientar e sanar dúvidas em relação ao CDC (Código de Defesa do Consumidor). “Na ocasião, foram reforçadas orientações referentes a exposição de produtos com preços visíveis na vitrine, o cuidado com cartazes com informações dúbias ou que induzem o consumidor ao erro em sua decisão de compra”, explicou o secretário municipal de Controle Interno e Transparência, Jesuel Pereira.

Outra atividade específica aconteceu em loja de rede, também localizada no centro da cidade. O órgão foi acionado devido a quantidade de reclamações relacionadas a cartão de crédito da loja, que traz embutida a prática de venda casada de serviços sem anuência do consumidor. Já uma ação de panfletagem de orientação foi feita no comércio localizado na Avenida Emílio Bosco, no bairro do Matão. A participação em atividades externas em condomínios da cidade – auxiliando na conversa conciliadora junto a fornecedores de gás, fazendo valer o direito dos consumidores – faz parte do cronograma de trabalhos realizados ano passado pelo Procon sumareense.

As atividades englobaram ainda a fiscalização em Postos de Combustíveis para averiguar a qualidade dos produtos, prática de preço abusivo e assertividade na quantidade vendida. Averiguações também ocorreram em banco estatal da Avenida 7 de Setembro. O órgão sumareense acompanhou o tempo de atendimento (espera). Além desse, outra agência bancária estatal assim como alguns bancos privados na região central igualmente foram fiscalizados. Entre as reclamações, a dificuldade de abertura de conta salário para aqueles que não possuem comprovante de endereço.

Material escolar

Com a volta às aulas, o Procon de Sumaré preparou algumas recomendações antes de ir às compras. O órgão recomenda verificar quais produtos da lista de material o consumidor já possui em casa, a fim de evitar compras desnecessárias. Promover a troca de livros didáticos entre alunos também garante economia. Alguns estabelecimentos concedem bons descontos em grandes quantidades, dessa forma pode ser interessante efetuar compras coletivas. As escolas não podem exigir a aquisição de qualquer material escolar de uso coletivo (higiene ou limpeza, por exemplo), conforme determina a Lei nº 12.886. Também não podem exigir a aquisição de produtos de marca específica.

Alguns itens de uso escolar, como lápis, borracha, apontador, compasso, régua, lápis de cor e de cera, cola, caneta, massa de modelar, tinta guache, tesoura, entre outros, só podem ser comercializados se apresentarem o selo do INMETRO. A certificação é obrigatória e garante a qualidade e segurança do produto para uso das crianças. Os produtos importados devem seguir as mesmas recomendações dos nacionais, com informações em língua portuguesa.

Na hora de pagar, o consumidor deve sempre verificar se o estabelecimento pratica preço diferenciado em função do meio de pagamento (dinheiro, cheque, cartão de débito ou cartão de crédito). A Fundação PROCON-SP disponibiliza uma cartilha que pode ser baixada através do link:  https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/files/MaterialEscolar.pdf. O Procon de Sumaré está localizado na Rua Ipiranga, 73 – Centro. Funciona de segunda a sexta, das 8 às 16h30. Mais informações pelo fone 3873.1071.

Geral

Rinoplastia: pacientes se inspiram em famosos e procura por cirurgia dispara

Published

on

Procedimento está entre os dez tipos de plástica mais realizadas no Brasil

A inspiração veio das celebridades. Histórias de famosos que aproveitaram a quarentena para fazer rinoplastia, a cirurgia plástica que melhora a harmonia do nariz e ao mesmo tempo corrige problemas respiratórios, têm levado muitos pacientes a procurar informações sobre o procedimento. Nos consultórios onde atende, o cirurgião plástico Samir Eberlin, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), registrou um aumento de 40% na procura.

“A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil, mas nas últimas semanas percebemos um crescimento expressivo de pessoas interessadas em realizar o procedimento”, comenta o cirurgião plástico. Além da demanda nos consultórios, a procura por informações nas redes sociais do médico também cresceu. “Estamos tendo um boom de pedidos de informações sobre a cirurgia e tempo de recuperação”, conta.

A rinoplastia está entre os dez tipos de cirurgia plástica mais realizadas no Brasil, de acordo com dados da SBCP. O formato, as proporções e a estrutura do nariz têm papel importante na harmonia do rosto. E é em busca desta simetria, que homens e mulheres recorrem à rinoplastia. “Com as recentes divulgações dos resultados das cirurgias feitas por artistas, a procura pelo procedimento disparou”, comenta Eberlin. Um dos exemplos que tiveram mais destaque na mídia foi o da ex-BBB Flayslane. A mudança no seu rosto causou bastante surpresa e muitas reações na internet.

A rinoplastia é um procedimento que pode ser realizado por meio de duas técnicas. Na técnica aberta é feita uma pequena incisão na base do nariz (entre as narinas e a parte interna de cada narina) para promover o remodelamento. Na técnica fechada é realizada incisão apenas dentro das narinas. Samir Eberlin explica que durante o procedimento, são corrigidos o perfil do nariz, a ponta, o tamanho das narinas e a assimetria nasal.

A cirurgia também é indicada para quem possui dificuldade para respirar por conta de problemas na formação do nariz. “O paciente pode fazer uma avaliação e corrigir vários problemas com apenas um procedimento”, comenta Eberlin. O médico lembra que oito em cada dez brasileiros têm desvio de septo, quando a parede interna do nariz é torta. O problema causa desconforto. Quanto mais perto o desvio estiver da ponta do nariz, maior é o incômodo.

Para evitar riscos desnecessários, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica alerta que o procedimento deve ser feito por um médico habilitado.

Continue Reading

Geral

Lentes de contato dental são aliadas para quem busca o sorriso perfeito

Published

on

Na era das selfies, um sorriso bonito pode valer muito. Basta uma rápida pesquisada nas redes sociais para encontrar vários exemplos de sorrisos espetaculares. Para quem procura um sorriso perfeito, as lentes de contato dental são uma grande aliada.

O diretor clínico e responsável técnico da Oral Unic Sumaré, Norton Henrique Kuhl, explica que as lentes de contato são lâminas de porcelana colocadas sobre o dente com cola especial. Com as lentes é possível ter um sorriso mais simétrico, sem mexer na estrutura natural do dente e sem grandes desgastes.

Kuhl ressalta que os tratamentos para aperfeiçoar os sorrisos evoluíram muito com o passar dos anos e estão atraindo cada vez mais pessoas para os consultórios. “A era digital influencia bastante na elaboração das lentes de porcelana, por exemplo, podendo ser confeccionadas através da tecnologia CAD/CAM e com auxílios de projetos digitais do sorriso feitos com scanner intra oral”, ressalta.

O tratamento com lentes de contato é rápido e pode ser realizado entre três a quatro sessões. Seguindo as recomendações dos dentistas, é possível que as lentes de contato tenham uma vida útil bastante longa, chegando até 20 anos.

Sobre a Oral Unic

A Franquia Premium Oral Unic Implantes foi fundada em junho de 2016, em Itajaí (SC). Conta com a melhor gestão no ramo, e está presente em mais 70 cidades, e espalhadas por 13 estados (Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro e Tocantins). Em Sumaré, a unidade da Oral Unic foi inaugurada no último dia 1º de julho e conta com uma estrutura de 320 metros quadrados de área construída. A clínica trabalha com o conceito all-in-one, que possibilita aos pacientes realizar todos os exames e acompanhamentos necessários para o tratamento em um só lugar. Em 2020, a previsão é que mais 45 unidades sejam inauguradas pelo Brasil.

Serviço:

Oral Unic Sumaré

Endereço:  Avenida Rebouças, nº 2019, bairro Vila Santana.

Telefones: 19 3828-3334 | 19 98447-7190

Site e redes sociais:

https://www.instagram.com/oralunicsumare

www.oralunicsumare.com.br 

Continue Reading

Geral

Viaduto dos Amarais em Campinas é demolido

Published

on

A Concessionária Rota das Bandeiras realizou no fim de semana (25 e 26/4) a demolição do antigo viaduto dos Amarais, no km 143 da rodovia D. Pedro I (SP-065) Campinas (SP).

De acordo com a Concessionária foram gerados 4,5 mil toneladas de ferro e concreto e o material foi enviado para uma usina de reciclagem.

Para fazer o transporte, foram necessárias 130 viagens de caminhões.

Continue Reading