Connect with us

Geral

Procon – Órgão de Defesa do Consumidor de Sumaré divulga balanço de 2019

Publicado

em

O Procon (Órgão de Defesa do Consumidor) de Sumaré, vinculado à Secretaria Municipal de Controle Interno e Transparência da Prefeitura, divulgou o balanço dos serviços realizados ano passado. Ao todo, foram 410 audiências, o que gerou um volume de mais de 1.600 processos. Entre as ações, o órgão atuou na elaboração de estratégia, juntamente com a Associação Comercial, para que os locais que trabalham com atendimento ao público possam se adequar ao cumprimento da Lei Municipal 6045/18 – que garante tratamento prioritário a consumidores autistas ou de seus acompanhantes. A semana da ‘Black Friday’ 2019 foi acompanhada de perto, com visitas nos principais comércios da Avenida 7 de Setembro. “O Procon tem sido de grande relevância para esclarecer dúvidas, orientar e atender às demandas dos consumidores de Sumaré”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Em trabalho conjunto com a Unidade Móvel da Fundação PROCON-SP, foram visitados os comércios localizados na Avenida 7 de Setembro, região central, com o objetivo de orientar e sanar dúvidas em relação ao CDC (Código de Defesa do Consumidor). “Na ocasião, foram reforçadas orientações referentes a exposição de produtos com preços visíveis na vitrine, o cuidado com cartazes com informações dúbias ou que induzem o consumidor ao erro em sua decisão de compra”, explicou o secretário municipal de Controle Interno e Transparência, Jesuel Pereira.

Outra atividade específica aconteceu em loja de rede, também localizada no centro da cidade. O órgão foi acionado devido a quantidade de reclamações relacionadas a cartão de crédito da loja, que traz embutida a prática de venda casada de serviços sem anuência do consumidor. Já uma ação de panfletagem de orientação foi feita no comércio localizado na Avenida Emílio Bosco, no bairro do Matão. A participação em atividades externas em condomínios da cidade – auxiliando na conversa conciliadora junto a fornecedores de gás, fazendo valer o direito dos consumidores – faz parte do cronograma de trabalhos realizados ano passado pelo Procon sumareense.

As atividades englobaram ainda a fiscalização em Postos de Combustíveis para averiguar a qualidade dos produtos, prática de preço abusivo e assertividade na quantidade vendida. Averiguações também ocorreram em banco estatal da Avenida 7 de Setembro. O órgão sumareense acompanhou o tempo de atendimento (espera). Além desse, outra agência bancária estatal assim como alguns bancos privados na região central igualmente foram fiscalizados. Entre as reclamações, a dificuldade de abertura de conta salário para aqueles que não possuem comprovante de endereço.

Material escolar

Com a volta às aulas, o Procon de Sumaré preparou algumas recomendações antes de ir às compras. O órgão recomenda verificar quais produtos da lista de material o consumidor já possui em casa, a fim de evitar compras desnecessárias. Promover a troca de livros didáticos entre alunos também garante economia. Alguns estabelecimentos concedem bons descontos em grandes quantidades, dessa forma pode ser interessante efetuar compras coletivas. As escolas não podem exigir a aquisição de qualquer material escolar de uso coletivo (higiene ou limpeza, por exemplo), conforme determina a Lei nº 12.886. Também não podem exigir a aquisição de produtos de marca específica.

Alguns itens de uso escolar, como lápis, borracha, apontador, compasso, régua, lápis de cor e de cera, cola, caneta, massa de modelar, tinta guache, tesoura, entre outros, só podem ser comercializados se apresentarem o selo do INMETRO. A certificação é obrigatória e garante a qualidade e segurança do produto para uso das crianças. Os produtos importados devem seguir as mesmas recomendações dos nacionais, com informações em língua portuguesa.

Na hora de pagar, o consumidor deve sempre verificar se o estabelecimento pratica preço diferenciado em função do meio de pagamento (dinheiro, cheque, cartão de débito ou cartão de crédito). A Fundação PROCON-SP disponibiliza uma cartilha que pode ser baixada através do link:  https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/files/MaterialEscolar.pdf. O Procon de Sumaré está localizado na Rua Ipiranga, 73 – Centro. Funciona de segunda a sexta, das 8 às 16h30. Mais informações pelo fone 3873.1071.

Continue Lendo

Geral

Primeiro caso suspeito de coronavírus no Brasil é confirmado

Publicado

em

Por

O Ministério da Saúde confirmou hoje (28) o primeiro caso suspeito de coronavírus no país e elevou o nível de atenção para Alerta de Perigo Iminente para a presença do vírus no país. De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, uma estudante de 22 anos que esteve na China está internada, em Belo Horizonte, em observação. 

“O que muda é o grau de vigilância nessa fase. Aumenta a nossa vigilância de portos e aeroportos, triagem de pacientes, o uso de determinado equipamentos de proteção, mas o nosso foco principal nessa fase é a vigilância”, disse Mandetta, em entrevista coletiva para falar sobre as medidas tomadas pelo governo para evitar a entrada do vírus no país.

“Nessa fase a gente tem um olhar com muito mais atenção para dentro do país, para identificar se o vírus está circulando em território nacional, e outro [olhar] muito presente em informações técnicas e científicas a respeito do comportamento do vírus”, disse Mandetta..

Suspeita de coronavírus

A estudante brasileira viajou para a cidade de Wuhan no período de 29 de agosto de 2019 a 24 de janeiro deste ano. Ela está em observação e, de acordo com o ministro, o estado dela é estável. Caso a infecção por coronavírus seja confirmada, o nível de alerta no país sobe para de Emergência de Saúde Pública Nacional, quando há a possibilidade de o vírus já estar em circulação no país.

“Ela está em isolamento e os 14 contatos mais próximos estão sendo acompanhados. O nome, por motivos óbvios não deve ser divulgado, por respeito a pessoa, seus familiares e sua privacidade,” disse o ministro.

Investigação

De acordo com dados apresentados na coletiva do comitê de operações de emergência do Ministério da Saúde, no período de 3 a 27 de janeiro foram analisados 7.063 rumores de pessoas com coronavírus, dos quais 127 rumores exigiram a verificação mais detalhada. Dessa verificação, 10 casos se enquadraram inicialmente na definição de caso suspeito. Desses, nove foram descartados e o único caso tratado como suspeito é o da paciente internada em Belo Horizonte.

O ministro informou ainda que, após a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter aumentado o nível de alerta em relação ao cenário global do novo coronavírus para Alto, o governo vai passar a tratar como casos suspeitos os das pessoas que estiveram em toda a China, não apenas na província de Wuhan, nos últimos 14 dias e que apresentarem sintomas respiratórios suspeitos.

fonte ebc

Continue Lendo

Geral

Aposta de Sumaré leva quase meio milhão na Lotofácil

Publicado

em

Por

loteria

O resultado da Lotofácil Concurso 1921 foi divulgado hoje, segunda-feira, 27 de janeiro (27/01). Os números foram sorteados pela Caixa Econômica Federal (CEF) foram:

02 03 04 05 06

07 08 09 10 13

15 16 18 21 24

Cinco apostas vão dividir o prêmio sendo uma aposta de Sumaré que levou R$ 493.983,95.

JUAZEIRO – BA
1 aposta ganhou o prêmio para 15 acertos

SALVADOR – BA
1 aposta ganhou o prêmio para 15 acertos

TERESÓPOLIS – RJ
1 aposta ganhou o prêmio para 15 acertos

BARUERI – SP
1 aposta ganhou o prêmio para 15 acertos

SUMARÉ – SP
1 aposta ganhou o prêmio para 15 acertos

Continue Lendo

Geral

EMS contrata Auxiliar Produção

Publicado

em

Por

A EMS faz parte do Grupo NC, um grupo que nasceu de uma farmácia para conquistar o Brasil.

Somos um grupo 100% brasileiro e líder de mercado no segmento farmacêutico.

Ensino médio completo;

Ter total disponibilidade para trabalhar em turnos e escalas;

Contratação com prazo determinado de 3 meses.


Benefícios:
– Plano médico
– Plano odontológico
– Seguro de vida
– Refeição
– Ticket Alimentação
– Transporte
– Medicamentos (Fabricação Própria)
– Creche
– Entre outros

Por favor, caso você seja um candidato PCD, pedimos que inclua o laudo médico em sua candidatura.

Para concorrer a vaga é preciso que se cadastre-se no site VAGAS.Clique aqui

Continue Lendo