Procon registra mais de 4.500 reclamações em 2015

procon de sumaré

O Procon (Órgão de Defesa do Consumidor) de Sumaré, vinculado à Secretaria Municipal de Controle Interno e Transparência da Prefeitura, informa que, em 2015, foram registradas 4.548 reclamações feitas por consumidores da cidade. Os assuntos mais reclamados referem-se a problemas com telefonia fixa e móvel, TV por assinatura, cartão de crédito, bancos comerciais e compras em geral.

Das 4.548 reclamações, foram realizadas 667 audiências de conciliação, que são realizadas na presença das partes envolvidas no problema reclamado. Além destas audiências, o órgão municipal realiza, diariamente, atendimentos e orientações.

Quando recebe alguma reclamação, o Procon envia uma CIP (Carta de Informação Preliminar) à empresa reclamada, que, após o recebimento, tem 10 dias corridos para se manifestar. Em caso de respostas negativas ou na ausência de resposta dentro deste prazo, é agendada uma audiência de conciliação. Ela tem o objetivo de realizar acordos que satisfaçam as perspectivas do reclamante.

O Procon de Sumaré é conveniado à Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.

NOVO SISTEMA

Em breve, a unidade de Sumaré passará a utilizar o novo Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor). A nova ferramenta, que integra processos e procedimentos relativos ao atendimento à população no Procon, auxilia na gestão das informações. Para por em prática o Sindec, seis funcionários do Procon de Sumaré passaram recentemente por treinamento de 8 horas oferecido pela Fundação.

Para a gerente do Procon de Sumaré, Andrea Uchoa, “a vantagem do novo sistema é o acesso a um cadastro nacional, junto a Procons cadastrados”. “Assim, há integração de todas as reclamações via CIP (Carta de Informação Preliminar), viabilizando estatísticas de empresas a nível nacional”, comentou.

O Sindec é do DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), órgão da SDE (Secretaria de Direito Econômico) do MJ (Ministério da Justiça). Com seus diversos tipos de procedimento, o Sindec procura dar alternativas e ferramentas aos órgãos de defesa do consumidor para gestão de seus atendimentos e para implementação da política de enfrentamento dos problemas manifestados pelas demandas individuais de consumidores.

.:: Serviço ::.

Procon – Órgão Municipal de Defesa do Consumidor

Endereço: Rua Antônio de Camargo Pereira, nº 323 – Centro – Sumaré/SP

Horário de atendimento ao público: segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30

Telefone: (19) 3873-1071