Procon Sumaré dá dicas para acertar na compra do presente do Dia dos Pais
No próximo domingo, 13 de maio, será comemorado o Dia dos Pais. Com o objetivo de orientar os consumidores na hora da compra do presente, o Procon Sumaré traz uma série de dicas que vão ajudar a evitar possíveis contratempos. Confira:
- Evite compras por impulso. Realize uma boa pesquisa antecipada de preços, sempre checando a veracidade de promoções especiais e outras informações essenciais como os preços praticados para pagamentos à vista e a prazo;
- No caso de vestuário, verifique a possibilidade de troca se a peça não servir e exija a nota fiscal;
- Se o produto for perfumaria ou alimento, esteja atento às informações contidas no rótulo. A embalagem também deve atender às exigências do Código de Defesa do Consumidor (Artigo 31) e informar peso, volume, prazo de validade, composição, registro no Ministério da Saúde, além de dados como nome, endereço e CNPJ do fabricante ou do importador. Mesmo que o produto seja importado, estes dados devem estar em língua portuguesa;
- Em compras realizadas em lojas físicas ou virtuais, o consumidor tem prazo de 30 dias para reclamar vícios aparentes ou de fácil constatação em produtos ou serviços não duráveis (alimentos, artigos de perfumaria, entre outros). Já para os bens duráveis (roupas, eletrodomésticos, móveis, etc), o prazo é de 90 dias;
- Nas compras efetuadas via internet, telefone, em domicílio, reembolso postal ou ainda em feiras ou salões, o consumidor tem o direito de desistir da compra em até sete dias da assinatura do contrato ou do recebimento do produto. Esse direito está garantido em Lei, por meio do Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor;
- Nas aquisições feitas pela internet, atenção redobrada para os prazos de entrega. O pedido de cancelamento deve ser feito por escrito e com cópia protocolada. Caberá ao fornecedor fazer a devolução ao consumidor do valor eventualmente pago;
- Se a opção de pagamento escolhida for a prazo, esteja bem atento aos juros cobrados para evitar o endividamento. O comerciante é obrigado a informar o valor da mercadoria à vista e a prazo, bem como os juros mensais cobrados.
Em caso de dúvidas, ligue para (19) 3873-1071. Para reclamações, o consumidor deve procurar o Procon Sumaré de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30, no Centro Administrativo Odette Jones Gigo. O endereço é Rua Ipiranga, nº 73, região central da cidade.