Connect with us

Nossa Cidade

Procon Sumaré orienta compras on-line no Dia das Mães

Published

on

O próximo domingo, dia 10, está reservado para a comemoração de uma data especial: o Dia das Mães. E não é preciso abrir mão do presente em tempos de isolamento social!

É possível fazer suas compras sem sair de casa, via e-commerce (compras pela internet) ou ainda prestigiando o comércio local, nessa que é considerada a segunda melhor data para o setor. Em Sumaré, muitas lojas oferecem o sistema drive-thru para retirada da mercadoria.

Nesse caso, lembre-se sempre de respeitar as normas de segurança em Saúde e  usar máscara sempre que precisar sair de casa.

            Para as compras feitas pela internet, o Procon Sumaré orienta os consumidores a fim de evitar surpresas desagradáveis:

  • Nas compras feitas por internet, telefone ou catálogo, ou seja, fora da loja, exija o comprovante  da data de entrega;
  • Pega mal entregar o presente fora da Assim,  verifique  se  o  estabelecimento  comercial  vai entregar o produto no prazo correto e solicite esse compromisso por escrito;
  • Pedir a nota fiscal é fundamental para resguardar seus direitos em caso de problemas;
  • Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço, telefone e outras formas de contato além do e-mail). Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares e desconfie de ofertas vantajosas demais;
  • Leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;
  • Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.);
  • Nunca realize transações on-line em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.


Direitos do Consumidor:

Para o produto que apresentar algum problema, o Código de Defesa  do Consumidor garante um prazo para reclamação junto ao fornecedor: até 90 dias para  produtos  duráveis  e  até 30 dias para produtos não duráveis. O lojista pode, primeiro, propor um conserto,  que  deve  ser  feito em até 30 dias. Se mesmo assim o problema persistir, o consumidor tem direito à troca do produto, à devolução do valor pago ou a um abatimento no preço.

No caso de mercadorias que necessitem ser entregues em domicílio, solicite que o prazo  de  entrega seja registrado na nota fiscal ou recibo. No Estado de São Paulo, a Lei 13.747/2009,  conhecida  como “Lei da Entrega”, obriga as empresas a estabelecerem data e turno  para a  entrega  de  produto  ou  a realização de serviço ao consumidor.

É possível desistir da compra de um produto em até sete dias, contados a partir da aquisição ou do recebimento. O mesmo vale para a contratação de serviços. Para mais segurança, efetue o pedido de cancelamento por escrito. Produtos importados adquiridos no Brasil em estabelecimentos devidamente legalizados seguem as mesmas regras dos nacionais.

Fonte consultada: Fundação Procon

Leia também:

Dias das Mães: Prefeitura de Sumaré incentiva compras on-line com “delivery” ou “drive thru” https://sumare.atende.net/#!/tipo/noticia/valor/9875

Nossa Cidade

Obra de duplicação da “Estrada da PPG” entra na reta final de conclusão

Published

on

A obra de duplicação da Estrada Municipal Américo Ribeiro dos Santos, mais conhecida como “Estrada da PPG”, entrou na reta final de conclusão. As equipes das Secretarias de Obras e de Serviços Públicos da Prefeitura de Sumaré seguem trabalhando no local nesta quarta (15). Essa é uma importante via de acesso à região da Área Cura, pela Rodovia Anhanguera (km 107). Ao todo, a Administração Municipal prevê pavimentar 1,5 quilômetros de extensão da via, além de recapear o trecho já existente. As benfeitorias incluem ainda um novo projeto urbanístico, com ciclovia, canteiro central, arborização, iluminação pública e calçada para pedestres.

Os trabalhos de duplicação e revitalização vão deixar o trânsito mais ágil e seguro para as pessoas que utilizam diariamente o trajeto. As obras estão sendo executadas pela Prefeitura de Sumaré com recursos próprios, e também por intermédio de verbas oriundas das emendas parlamentares do Deputado estadual Dirceu Dalben, totalizando investimento da ordem de cerca de R$ 6 milhões.

Em breve, a obra estará concluída e os moradores vão usufruir esse importante benefício. “É mais um grande investimento em mobilidade urbana que fazemos e que contribuirá para o desenvolvimento não só da Área Cura como de toda a cidade, já que se trata de uma via que tem papel fundamental para os moradores; e essa duplicação vai melhorar a estrutura, fluidez e segurança dos usuários. Estamos empenhados em garantir melhor qualidade de vida aos moradores, de todas as regiões da cidade”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

Considerada uma obra de infraestrutura extremamente necessária, os melhoramentos vão facilitar o deslocamento dos condutores. Vale destacar que a Administração Municipal tem investido em diversas obras de mobilidade urbana em todo o Município. Além dessa melhoria, a região Cura recebeu outras benfeitorias, entre elas, a implantação de um Centro da Criança, UBS Ypiranga, academia ao ar livre do Sol Nascente, recuperação da erosão da Avenida José Vedovato, calçamento do linhão do Parque Santo Antônio, entrega da Biblioteca do Bem Retiro, Área de Lazer do Parque Santo Antônio, revitalização do Núcleo do Bem-Estar do Ypiranga, além do andamento da reforma do PSF Bandeirantes e do projeto da construção de uma UPA da região.

Continue Reading

Nossa Cidade

“Operação Apate” fiscaliza cinco postos de combustíveis em Sumaré

Published

on

Por iniciativa do setor de fiscalização da ANP (Agência Nacional de Petróleo) e do IPEM (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), sob a coordenação da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Americana, foi realizada nessa terça (14), em Sumaré, a “Operação Apate” em cinco postos de gasolina do Município. A ação, que contou com o apoio do Procon, CPFL e Guarda Municipal de Sumaré, teve por finalidade averiguar a qualidade dos combustíveis comercializados nesses estabelecimentos.

A fiscalização ocorreu justamente nos locais que teriam sido denunciados pela venda de produto adulterado. Foram periciadas 74 bombas, sendo que 10 delas interditadas e 15 reprovadas; e lavrados 10 autos de infração. A ANP também coletou amostras para análise em laboratório.

“Dos cinco postos de combustíveis averiguados no Município, o Ipem constatou problema em dois deles. Os proprietários foram autuados. Durante a fiscalização também foram vistoriadas as lojas de conveniência em apoio às ações”, explicou o secretário Municipal de Transparência, Jesuel Pereira.

A blitz visando combater fraudes fiscalizou tanto as bombas quanto a qualidade do produto. “Os órgãos são responsáveis por checar o combustível e detectar se há adulteração com adição de outros produtos, além de conferir se a quantidade do combustível é a informada na bomba”, explicou a Comandante da GM, Simone Nery.

Continue Reading

Nossa Cidade

Fundo Social de Solidariedade de Sumaré promove ‘drive-thru’ do projeto ‘Conexão Solidária’ neste sábado, dia 18

Published

on

O Fundo Social de Solidariedade de Sumaré participa neste sábado, dia 18 de julho, da segunda edição da mobilização regional de arrecadação do Projeto “Conexão Solidária”, em parceria com a EPTV. Por meio do sistema de “drive thru”, das 8 às 17 horas, poderão ser doados alimentos não perecíveis, material de limpeza, material de higiene e de proteção pessoal. A ação acontecerá na altura da bifurcação entre a Praça das Bandeiras e a Praça Manoel de Vasconcelos, na Região Central da cidade.

As entregas serão feitas exclusivamente pelo sistema de “drive-thru” de forma a não gerar aglomeração, e seguirá todas as normas sanitárias para proteção e segurança dos munícipes que estarão fazendo as doações e também dos colaboradores que estarão trabalhando em mais esta importante ação solidária.

“Estamos trabalhando bastante desde o início da pandemia para tentar diminuir ao máximo os reflexos causados principalmente na vida das famílias mais carentes. Mais uma vez, fazemos esse apelo para todos aqueles que puderem a participar conosco desta importante ação: compareçam e façam suas doações”, convidou a presidente do Funssol de Sumaré, dona Mara Dalben.

Os itens arrecadados serão revertidos às famílias sumareenses que se encontram em situação de vulnerabilidade social neste período de quarentena causada pela pandemia da Covid-19.

“O Fundo Social de Sumaré vem realizado um trabalho muito intenso visando ajudar as famílias que mais precisam e, mais uma vez, contamos com o apoio da população para arrecadarmos o maior número de itens possíveis e fazer desta nova edição da ação, em parceria com a EPTV, um sucesso de amor ao próximo”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Mais informações referente à campanha regional também estarão disponíveis no site conexaosolidaria.eptv.com.br.

Continue Reading