terça-feira, Maio 22

Professores da rede de Sumaré participam de palestra sobre “A convivência ética na escola – Um desafio para quem educa”

 

Sumaré, 14 de março de 2018

 

Os professores do Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) da Prefeitura de Sumaré participaram ontem, dia 13, da palestra de sensibilização “A Convivência Ética na Escola: Um Desafio Para Quem Educa”. A atividade faz parte do projeto “Leitura na Escola – Ética e Cidadania”, promovido pela Prefeitura, em parceria com a Editora Adonis.

O projeto tem objetivo de discutir e formar os professores da rede municipal sobre os desafios educacionais e como lidar com os problemas de convivência entre os alunos. A ideia é promover mudanças no ambiente escolar, desenvolvendo valores éticos e de respeito junto aos estudantes. Além de palestras e discussões sobre os temas propostos, os docentes recebem kits de materiais para trabalhar com os alunos os assuntos tratados.

Todos os professores da rede vão participar do projeto. Na semana passada, os educadores do Ensino Infantil já receberam a mesma palestra, ministrada pela professora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Luciene Regina Paulino Tognetta, também pós-doutorada na Universidade do Minho, Portugal, sobre o tema bullying e autorregulação.

O encontro abordou a participação da comunidade escolar na formação cidadã dos alunos. “As escolas, em parceria com a família, são espaços essenciais para a construção do conteúdo moral das crianças. Nossos professores serão multiplicadores, trabalhando com os alunos temas como preconceitos, comportamento, bullying; discutindo seus sentimentos, regras sociais e conflitos, sempre com o apoio de livros paradidáticos, especialmente elaborados para estas reflexões de forma lúdica e atrativa. A Editora Adonis é uma grande parceira, contribuindo para a capacitação de nossos educadores e estudantes”, explicou a secretária municipal de Educação, Mirela Cia Medeiros.

“Nosso objetivo é proporcionar aos nossos alunos uma educação de qualidade e que envolva não apenas assuntos pedagógicos, mas também temas recorrentes no cotidiano, para que possamos formar cidadãos de bem, alunos críticos e responsáveis. Esta capacitação vem neste sentido, contribuindo para a construção de um ambiente escolar cada vez mais saudável e proveitoso aos nossos estudantes”, disse o prefeito Luiz Dalben.