Profissionais da Saúde participam de curso de Automassagem e Meditação

A fim de expandir as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) na rede municipal de Saúde de Sumaré, profissionais participaram na semana passada do terceiro encontro do curso de Automassagem e Meditação. O treinamento teve como tema: Técnicas de Massagens em Duplas e Técnicas de Meditação (Ser x Fazer).

            O curso iniciou no dia 05 de junho e contará com cinco encontros ministrados pelo psicólogo Gustavo Pontes e a fisioterapeuta Eliana Fonseca. A abertura  teve como tema: A Importância e os Benefícios do Toque (Indicações e Contraindicações) e Principais Conceitos e Benefícios da Meditação. Já no dia 12 os participantes foram capacitados em Técnicas de Auto Massagem e Alguns Instrumentos de Uso como Bolinhas e Bambus, e Técnicas de Meditação (Viver no Aqui e Agora).

            O projeto iniciado com o  Matriciamento de Automassagem e Meditação, terá continuidade com os cursos de Fitoterapia, Reiki e Auriculoterapia. “As PICS são tratamentos não convencionais que investem em prevenção e promoção à saúde, evitando que as pessoas fiquem doentes. Buscamos sempre uma Saúde mais humanizada e acolhedora”, acrescentou o prefeito Luiz Dalben.

            Atualmente o município tem apenas a prática do Lian Gong, aplicada em todas a unidades de Saúde. Após o matriciamento os participantes serão os multiplicadores, desenvolvendo as PACS aos pacientes e demais trabalhadores.

 

CURSO

– 26/06- Treinamento e Percepção do Toque

                Observar x Julgar Técnicas de Meditação

– 03/07 – Revisão do Aprendizado e Feedbacks

                 Dúvidas  e Avaliação

 

 

PICS

            As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

            Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. Os atendimentos começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS.

            Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.

 

IMPORTANTE: As Práticas Integrativas e Complementares não substituem o tratamento tradicional. Elas são um adicional, um complemento no tratamento e indicadas por profissionais específicos conforme as necessidades de cada caso.

Fonte: Ministério da Saúde