Connect with us

Nossa Cidade

Programação do Setembro Amarelo em Sumaré terá serviços de orientação e palestras

Publicado

em

O Setembro Amarelo, reconhecido como mês de Prevenção ao Suicídio, é um convite para a conscientização e traz um alerta à população. Por essa razão, a Prefeitura de Sumaré, por meio das Secretarias Municipais de Inclusão e Assistência Social e Saúde, preparou uma programação especial alusiva à data.

As ações nesta quarta (16) terão início logo pela manhã, a partir das 9h, no CAPS AD, com atividades para referenciados. Nas Unidades de Saúde serão oferecidos serviços de orientação e palestras. Na BEM (Base de Excelência da Mulher) as usuárias também contarão com explicações e orientações em vídeos, e a partir das 17h a Tenda informativa estará na feira noturna do Macarenko. No decorrer de setembro, as unidades Básicas de Saúde (UBS) – que estão decoradas com bexigas amarelas e cartazes com reflexões de apoio – reforçam os trabalhos de prevenção ao adoecimento mental, com diversas ações na Urgência e Emergência, entre elas, palestras.

A programação teve início no último dia 10, com a inauguração do Espaço de Cuidado Integral ao Trabalhador da Saúde (ECITS), ao lado do PA Nova Veneza. Assim como o nome, a unidade vai oferecer atendimento de práticas integrativas aos servidores do setor de saúde do Município, ou seja, será um grande apoio a essa categoria profissional que tem atuado na linha de frente nesse período de pandemia do coronavírus. “De acordo com o site oficial do Setembro Amarelo, o suicídio é um problema de saúde pública, e o número de vítimas é superior aos de doenças como AIDS e alguns tipos de câncer. Por isso, é fundamental orientar a população e identificar as pessoas que precisam de cuidado nesse sentido”, explicou o secretário municipal de Saúde, Rafael Virginelli.

Realizado desde 2015, o Setembro Amarelo foi criado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Durante o mês, monumentos em diferentes cidades também adotam a cor amarela em suas fachadas para dar visibilidade à causa. A cor amarela, segundo o site do CVV, representa a luz e o sol, simbolismo que reflete a proposta da campanha de preservar a vida.

 O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro. A data é organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio com o respaldo da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo do dia é conscientizar as pessoas ao redor do mundo que o suicídio pode ser evitado.

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook