Escolas da rede municipal de ensino de Sumaré recebem até o próximo dia 27 a Caravana Renovarte e a turma Amigos do Baobá, projeto cultural que promove discussão sobre preservação ambiental. Além da apresentação de uma peça teatral, são desenvolvidas atividades lúdicas que envolvem gamificação, trabalho em equipe, entrega de uma revista informativa sobre o tema e workshop para professores.
Na segunda (17) e terça-feira (18), as atividades aconteceram na EMEF (Escola Municipal da Ensino Fundamental) Antonieta Cia Viel, no Parque Virgílio Viel. Nesta quarta (19) e quinta-feira (20) o projeto segue para a EM (Escola Municipal) André de Nadai, no Jardim Santa Carolina (na região de Nova Veneza). No dia 21, sexta-feira, a caravana vai até a EM Alfredo Costa Donaire, no Jardim Santa Olívia (Nova Veneza), nos dias 24, 25 e 26, o projeto estará na EMEF Professora Neusa de Souza Campos, no Parque Rosa e Silva (região do Picerno) e no dia 27 o grupo estará na EMEF Ramona Canhete Pinto, no Jardim São Jerônimo (Nova Veneza).
A proposta da Caravana Renovarte é trabalhar os quatro elementos da natureza (água, terra, ar e fogo) e os “5 Rs” do consumo consciente (reduzir, reutilizar, reciclar, repensar e recusar). A dinâmica das atividades consiste em dividir os alunos por faixa etária em estações onde participam de desafios que abordam a problemática ambiental. Durante as vivências, os alunos são estimulados a se tornarem protetores do planeta, e encorajados a derrotar o grande vilão, Dr. Poluição. Após concluírem todas as etapas do projeto os estudantes recebem insígnias de “Defensores da Terra”.
Já o workshop Semear, voltado aos educadores, tem 1h30 de duração e é ministrado pelo pedagogo Diogo Pires de Lima. “Nosso objetivo talvez não seja trazer nenhuma novidade ou descoberta incrível, mas sim valorizar o que a escola já tem. Pensando coletivamente e unindo esforços, na pesquisa, na criação, no debate, criando diálogos construtivos e visando bons resultados”, comenta Lima.
O projeto Caravana Renovarte é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo e Secretária Especial da Cultura, com apoio da Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria de Educação, com patrocínio da PPG. A produção é assinada Renovarte Produtora Cultural.
Serviço: Caravana Renovarte e a Turma do Baobá
17/10 e 18/10
EMEF Antonieta Cia Viel
R. Alice Menuzo Pancote, 90 – Parque Virgilio Viel, Sumaré – SP, 13175-612
19/10 e 20/10
EM. André de Nadai
Rua Felix Gomes dos Santos, 700 – Jardim Santa Carolina (Nova Veneza), Sumaré – SP, 13178-186
21/10
EM Alfredo Costa Donaire
R. São Timóteo, 121 – Jardim Santa Olivia (Nova Veneza), Sumaré – SP, 13180-461
24/10, 25/10 e 26/10
EMEF Professora Neusa de Souza Campos
R. das Rosas, 320 – Parque Rosa e Silva, Sumaré – SP, 13173-221
27/10
EMEF Ramona Canhete Pinto
Av. Matão, 64 – Jardim São Gerônimo (Nova Veneza), Sumaré – SP, 13179-150
