domingo, outubro 22

Projeto Replantar garante mais 340 mudas de árvores no Jardim das Orquídeas

Por meio do projeto Replantar, mais uma área pública que era utilizada para o descarte irregular de entulhos foi recuperada pela Prefeitura de Sumaré. Um terreno na esquina da Rua Janaína Santos Kempkens com Rua Antonio Barejan Filho, no Jardim das Orquídeas, região do Picerno, recebeu 340 mudas de árvores nativas e frutíferas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também finalizou no início deste mês a recuperação de uma área de preservação permanente no Parque Franceschini/Jardim Alvorada, onde antigamente era uma ocupação. O espaço recebeu o plantio de outras 3.200 mudas.

            “Aos poucos, Sumaré vai ganhando novos cinturões verdes, em benefício ao meio ambiente e também à saúde pública, uma vez que, onde há o plantio, é uma área a menos para os descartes irregulares realizados por uma pequena parcela que ainda não compreendeu a importância de cuidar do meio em que vivemos. Estamos trabalhando para conscientizar essas pessoas e a população também pode nos auxiliar na fiscalização, fazendo denúncias ao GPA (Grupo de Proteção Ambiental)”, disse o prefeito Luiz Dalben.

            De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, Henrique Stein Sciascio, o projeto Replantar já garantiu cerca de 21.000 novas mudas de árvores em toda a cidade desde que foi lançado, no início deste ano.

“Além destas áreas no Franceschini e no Jardim das Orquídeas, o plantio também já foi realizado em áreas degradadas do Horto Florestal; às margens de um córrego no Parque Bandeirantes, nas proximidades da Rua 8, onde havia uma erosão; em toda a extensão da Rua 31, também no Parque Bandeirantes, que era ponto para descarte irregular de lixo; já iniciamos também o projeto na Rua Crenac, região do Picerno; e todas as antigas áreas de ocupação, que estão sendo limpas pela Secretaria de Serviços Públicos, também vão receber novas árvores, garantindo mais qualidade de vida à nossa população”, explicou Henrique.

            O projeto Replantar prevê o plantio de 180 mil mudas em Sumaré até 2020, recuperando áreas degradadas. Denúncias sobre crimes ambientais como o descarte irregular de entulhos podem ser feitas ao GPA, da Guarda Civil Municipal, pelo 0800-773-8900.

imagem ilustrativa