domingo, outubro 22

Projeto Socioesportivo do Bem amplia em 50% número de crianças e adolescentes beneficiados

Com o aumento de mais de 50% no número de crianças e adolescentes atendidos atualmente pelo “Projeto Socioesportivo do Bem”, a Prefeitura de Sumaré oferece atividades esportivas – aulas de futebol, vôlei e futsal – para 615 crianças e adolescentes (até o ano passado eram 400) em quadras poliesportivas disponíveis no interior dos condomínios do programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1 nas regiões de Nova Veneza, Matão e Área Cura.

“O projeto foi reformulado no início deste ano para que pudéssemos atender, da melhor maneira possível, as crianças e adolescentes destes condomínios. Oferecer novas perspectivas para eles é muito importante, proporcionando o acesso aos direitos universais como educação, esporte, lazer, além do potencial de transformar vidas por meio da diminuição do tempo ocioso e do estímulo ao convívio social”, disse o prefeito de Sumaré Luiz Dalben.

A partir deste ano, professores de Educação Física da própria Rede Municipal assumiram as aulas e o interesse do público-alvo nos condomínios aumentou. Hoje são atendidos 309 crianças e adolescentes do Residencial das Estâncias e Emílio Bosco (Matão), com aulas de futebol e vôlei que acontecem na área de lazer do condomínio São Lourenço. Em Nova Veneza, 127 alunos do Residencial Jardim das Águas participam das aulas de futebol e vôlei realizadas no condomínio Águas da Prata. Na Área Cura, 69 alunos do Residencial Itália são atendidos com futsal na quadra do condomínio Florence. Outros 110 beneficiários do Matão são contemplados na quadra da Buckman, empresa parceira da prefeitura.

Voltada para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, cada aula tem a duração de 50 minutos. Por meio de uma grande parceria entre a prefeitura e o Sesi Sumaré, os professores receberam capacitação em maio deste ano e a união de esforços entre os setores público e privado proporcionou mais qualidade à execução do trabalho.

“O projeto auxilia a prefeitura a ampliar as ações sociais junto às famílias beneficiadas com os apartamentos do programa habitacional e também a fazer o acompanhamento da saúde e bem-estar destes moradores, agregando valores que acabam sendo repercutidos de forma bastante positiva”, completou o secretário municipal de Habitação e de Desenvolvimento Social, José Edson Cosme de Oliveira.

“O projeto estará de férias durante o mês de julho, assim como acontece com o recesso escolar. No entanto, a partir de agosto, novos interessados dos condomínios atendidos poderão fazer a inscrição junto aos professores”, explicou a superintendente de Análise Social, Rosária Martins.

                A expectativa, segundo a secretaria municipal de Habitação da Prefeitura de Sumaré, é ampliar o número de alunos e também de regiões atendidas. O “Projeto Socioesportivo do Bem” acontece por meio de parceria entre as secretarias de Habitação; Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social; Cultura, Esporte e Lazer; Saúde; Educação; Desenvolvimento Econômico, e também com o Sesi Sumaré.


Projeto Socioeducativo do Bem

 

  • Matão:

Futebol e vôlei no condomínio São Lorenço (segunda a quinta, turmas das 8h às 16h20) e na empresa Buckman (terça e quinta, 8h às 12h10);

  • Nova Veneza:

Futebol e vôlei no condomínio Águas da Prata (segunda e quarta, 8h às 17h10);

  • Área Cura:

Futsal no condomínio Florence (terça e quinta, aulas das 15h às 19h).