Connect with us

Nossa Cidade

Projeto ‘Ver e Viver’ entrega óculos gratuitos para alunos de escolas municipais de Sumaré

Published

on

Boa visão impacta diretamente no desempenho escolar de uma criança. Com apoio da Prefeitura de Sumaré, por meio das secretarias Municipais de Educação e Saúde, a indústria Belgo Bekaert e a Fundação ArcelorMittal entregaram gratuitamente no último dia 09, cem óculos aos alunos de escolas municipais. A ação aconteceu nas EM’s José de Anchieta, Lasquinha de Gente, Palhacinho Dengoso, Martha Smolli e Alcione Aparecida Fernandes Pereira. Trata-se do programa Ver e Viver, que busca detectar e tratar problemas visuais em crianças e adolescentes. O Projeto neste ano contemplou 800 alunos matriculados no Ensino Fundamental da rede pública municipal. Após testes de acuidade visual, foi feito o encaminhamento de 140 crianças – que tinham sido diagnosticadas no primeiro semestre com algum tipo de problema na visão – para consulta com oftalmologista e doação dos óculos.

Para o prefeito Luiz Dalben, o programa Ver e Viver é de extrema importância para detectar precocemente problemas visuais, permitindo o tratamento antecipado. “Muitos alunos não sabem que apresentam necessidades ou não possuem condições de adquirir óculos. Agradecemos a BMB e ArcelorMittal, parceiras importantes nesta ação social. Esse Projeto tem sido fundamental para conseguirmos evitar que uma possível alteração na visão, facilmente detectável na infância, fique mais grave e prejudique a vida do estudante, reduzindo dificuldades de aprendizado e socialização”, comentou o Chefe do Executivo.

O Ver e Viver foi implantado em 1997 pela ArcelorMittal Piracicaba. A partir de 2000, foi expandido e passou a ser gerido pela Fundação ArcelorMittal Brasil. Atualmente é realizado em mais de 25 cidades brasileiras. O programa busca detectar e tratar problemas visuais em alunos do ensino fundamental. Testes de acuidade visual são aplicados por educadores e profissionais de saúde capacitados e, em caso de necessidade, os estudantes são encaminhados a consultas médicas. O programa, que inclui a doação de óculos, influencia diretamente o rendimento escolar de crianças e adolescentes que poderiam ter a aprendizagem prejudicada por algum problema visual.

imagem pixaby

Nossa Cidade

Campanha ‘Inverno Solidário’ para arrecadação de cobertores novos

Published

on

Iniciou nesta segunda-feira, dia 6 de julho, a arrecadação de cobertores e agasalhos novos por meio da Campanha “Inverno Solidário”, em parceria com o Fundo Social de São Paulo. Com o objetivo de atender as famílias sumareenses em situação de vulnerabilidade social, a ação segue as determinações dos órgãos de Saúde e aceitará apenas produtos nunca utilizados e devidamente embalados.

“A solidariedade tem sido uma grande aliada do Poder Público nesse período de quarentena por causa do coronavírus. É emocionante ver a preocupação da sociedade em querer ajudar às famílias que mais precisam”, disse a presidente do Funssol, dona Mara Dalben, lembrando que essa nova ação solidária também dá continuidade à campanha do agasalho ocorrida dias 16 e 17 de maio, em sistema drive-thru, que na ocasião arrecadou mais de duas toneladas de peças.

A sede do Fundo Social, localizada na Rua Dom Barreto, nº 1.377, Centro, será o principal ponto de arrecadação das doações. Além disso, caixas de coletas serão distribuídas em todas as regiões. Entidades e comércios que desejarem se tornar parcerias do “Inverno Solidário” devem entrar em contato com o órgão municipal pelo telefone 3883.5282, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, para definição da entrega da caixa coletora oficial da campanha ou retirada das doações.

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Sumaré, por meio do Funssol, tem realizado diversas ações que culminaram em assistência para as famílias menos favorecidas. “O apoio nesse momento difícil que estamos atravessando – tanto das empresas como das pessoas que dividem o que têm, levando suas doações até o Fundo Social – é muito significativo e só temos a agradecer a todos pela solidariedade e contribuição. Também deixamos nossos agradecimentos às nossas equipes que estão trabalhando de forma incansável nessas ações sociais.”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

Visando prestar o auxílio necessário às famílias sumareenses que mais precisam, o Fundo Social de Solidariedade também tem recebido doações de alimentos não perecíveis, material de higiene e proteção pessoal, além de produtos de limpeza e desinfecção. Interessados em contribuir devem entrar em contato com o órgão municipal pelo telefone 3883.5282.

Continue Reading

Nossa Cidade

Continuam abertas até o dia 24 de julho as inscrições para o Vestibular Solidário das Faculdades Network

Published

on

Continuam abertas as inscrições para o Vestibular Solidário das Faculdades Network! Além de cursar nível superior, os candidatos ainda colaboram com as causas sociais nesse momento de pandemia do coronavírus, já que a arrecadação de alimentos será destinada ao Fundo Social de Solidariedade de Sumaré, para ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade social.

A instituição também prevê arrecadar ração para as ONG´s que trabalham com animais abandonados. As doações devem ser entregue em qualquer um dos campi da instituição – Sumaré ou Nova Odessa – de acordo com a cidade de origem do candidato. Essa modalidade é uma alternativa ao vestibular convencional e foi desenvolvida com foco no isolamento social devido à pandemia da COVID-19, visando à saúde e bem-estar comum, bem como facilitar o ingresso dos cidadãos frente à crise financeira. As inscrições deverão ser feitas no link http://www.nwk.edu.br/vestibular-especial-covid-19/ até o próximo dia 24 de julho.

“É uma oportunidade para os cidadãos sumareenses que querem fazer faculdade em uma instituição reconhecida pelo MEC e pelo mercado de trabalho, as Faculdades Network, também parceiras da Prefeitura. E, com o Vestibular Solidário, a instituição destinará os alimentos para o Fundo Social de Solidariedade de Sumaré”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

As Faculdades Network oferecem os cursos de Administração (bacharelado), Educação Física (bacharelado), Pedagogia (licenciatura) e Engenharia de Automação e Controle – Robótica (Mecatrônica). O Vestibular Solidário de inverno do segundo semestre de 2020 ainda concede bolsas de estudos (desconto) vinculadas ao Programa de Bolsa de Iniciação Científica (PROBIC).

Para participar, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio em estabelecimento regularizado e não estar em dependência escolar até o dia da efetivação da matrícula. A prova consiste em uma entrevista com um link para preenchimento. Destaque para as atividades remotas que as Faculdades Network colocam à disposição dos alunos interessados, como palestra, fóruns de discussões, inserção à carreira profissional, e etc.  

Mais informações pelo fone 3873.2828 ou no site www.nwk.edu.br.

Continue Reading

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré realiza pulverização em locais estratégicos

Published

on

Locais estratégicos, com mais movimentação de pessoas, continuam recebendo pulverização diariamente em Sumaré. A ação de desinfecção visa combater o coronavírus e proteger a população da Covid-19. A atividade diária é feita pela equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que utiliza pulverizadores costais com hipoclorito de sódio. Nessa segunda (06) os trabalhos de assepsia ocorreram em diversos pontos a fim de reforçar a higienização.

Os profissionais atuam em áreas de contato, como grades, pisos, fachadas comerciais, bancos, praças, Terminal Rodoviário e pontos de ônibus, Unidades de Saúde, UPAs, Velório Municipal, entre outros, visando reduzir a velocidade de circulação de agentes infecciosos. 

A pulverização em ambientes públicos e com mais circulação de pessoas foi iniciada em março pela Administração Municipal e ocorre, inclusive, nos finais de semana. A ação continuará sendo realizada enquanto as autoridades sanitárias julgarem necessárias. “A aplicação de hipoclorito de sódio é importante para evitar a propagação do vírus e faz parte do nosso Plano de Enfrentamento à Covid-19. Esse reforço constante na aplicação do produto é necessário para que a ação tenha a eficácia esperada”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Continue Reading