Connect with us

Nossa Cidade

Projeto visa instalar e substituir 2.500 novas luminárias

Publicado

em

iluminacao

Em reunião que contou com a presença de 12 vereadores, a prefeita de Sumaré, Cristina Carrara, anunciou nesta terça-feira, 16 de dezembro, a ampliação do Programa de Modernização da Iluminação Pública da cidade, realizado com recursos da própria Prefeitura. Além da conclusão da instalação dos cerca de 1.100 novos pontos de iluminação nos chamados “pontos escuros”, completando a 1ª fase do programa, a prefeita anunciou agora, para a 2ª etapa, que também serão substituídas ou instaladas mais 2.500 luminárias nas principais avenidas e ruas comerciais de todas as seis regiões da cidade, através de um novo investimento de R$ 3 milhões.

A primeira avenida beneficiada, cujas obras começam já a partir do início de janeiro, será a da Amizade, em Nova Veneza – que vai ganhar, além da troca de luminárias antigas por unidades novas e de maior potência, novos postes em dois trechos que ainda não contam com iluminação pública. Serão utilizadas, nesta avenida, luminárias duplas (com dois braços e duas lâmpadas) de vapor metálico.

Na 1ª etapa, os antigos “pontos escuros” (trechos de ruas) estão recebendo luminárias de vapor de sódio (parte destas obras já foi paga, e outra parte será paga agora, no mesmo contrato firmado para a execução da 2ª fase). Já nas avenidas, serão utilizadas sempre luminárias de vapor metálico.

Assim, ao longo dos próximos cinco meses, até o final de maio de 2015, a concessionária CPFL Paulista, contratada pela Prefeitura para realizar as obras, deve concluir a instalação ou substituição de 3.600 luminárias, num investimento direto total de cerca de R$ 3,5 milhões.

Participaram do anúncio os secretários municipais de Governo, João Alberghini Sobrinho, Planejamento, Aléssio Biondo Junior, e de Obras, José Carlos Alves, os gerentes de Relacionamento e de Negócios da CPFL Paulista na região de Campinas, Devanir Mantoani Junior e Francisco Sérgio Sene, e os vereadores Welington Domingos Pereira, João Maioral, Cícero Ceará, Warlei “Fininho” de Faria, Dito Lustosa, Heliomar “Mineirinho” dos Anjos, Marcos de Paula, Sergio Populina, Claudio Meskan, Fabinho Ferreira dos Santos, Joel Cardoso da Luz e Edmundo Flor de Lima.

Publicidade

“Chamei todos aqui hoje para dar uma boa notícia, para os vereadores e para a população. Temos total convicção em afirmar que Sumaré nunca teve um programa de iluminação pública como este. Além da iluminação de mais de 1.100 ‘pontos escuros’, decidimos agora, após um amplo estudo realizado pelo Planejamento, estender este programa às nossas avenidas, aumentar este ‘pacotão’ de melhorias e trazer um avanço ainda maior para uma área que foi negligenciada em Sumaré ao longo dos últimos 20 anos”, afirmou a prefeita. “Esta ação corresponde a uma modernização e ampliação equivalente a 25% da infraestrutura existente hoje. E em 2016, queremos fazer mais um pacote de modernização de iluminação pública”, acrescentou Cristina Carrara.

“Apenas Sumaré e Ribeirão Preto contam, hoje, com projetos tão amplos de modernização da iluminação pública. O compromisso da CPFL Paulista é terminar este pacote de serviços até maio de 2015, tanto nos ‘pontos escuros’ quanto nas avenidas. Tudo. No total, serão mais de 3.600 pontos: é obra de gente grande. No que depender da CPFL, Sumaré vai virar um canteiro de obras ao longo dos próximos seis meses”, afirmou Mantoani.

O gerente de Negócios da CPFL, Francisco Sérgio Sene, confirmou aos presentes que “não houve investimentos da iluminação aqui em Sumaré ao longo dos últimos 20 anos”, e que por isso a atual gestão “recebeu uma infraestrutura precária”. “Já são muitos anos sem investimentos. Sumaré não colocou um braço de iluminação novo enquanto outras cidades faziam suas melhorias”, lembrou o executivo da concessionária.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook