Connect with us

Nossa Cidade

Promad, Programa Municipal Antidrogas, forma mais 100 alunos na EM Antônio Palioto

Published

on


“Sem drogas, vamos viver”, com este grito de guerra e muito empolgados, 100 alunos dos quintos anos da Escola Municipal Antônio Palioto, localizada na região central de Sumaré, participaram na tarde dessa segunda-feira, dia 2, da formatura do Promad (Programa Municipal Antidrogas). O programa, desenvolvido pela GCM (Guarda Civil Municipal) de Sumaré, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foi realizado nesse semestre.

Além dos pais e familiares de alunos, também estiveram presentes a secretária municipal de Educação, Mirela Cia Medeiros, representando o prefeito Luiz Dalben; a diretora da EM Antônio Palioto, Rosimeire Campos Dall´Orto Tognetta; assistentes e professores da escola; e o comandante do Corpo de Bombeiros Municipal, Mário Bertolo.

“Só temos que agradecer à Guarda Municipal por esse trabalho maravilhoso nas nossas escolas e por tanta dedicação aos nossos alunos. Tudo o que fazemos deixa marcas, falar sobre respeito, compromisso, o certo e o errado, tudo vai ficar na consciência desses jovens, fortalecendo o processo de escolhas na vida deles”, disse a secretária de Educação.

“Foram seis meses juntos e hoje chegou o dia da nossa formatura. Estamos muito felizes com o resultado desse trabalho”, comentaram os instrutores da GCM, Silvânia e Sampaio. O objetivo do Promad, criado em 2007, é estimular a autoestima, valorizar os conceitos éticos e vínculos afetivos, prevenir a violência e as drogas lícitas e ilícitas em nível primário.

Em 2017, o prefeito Luiz Dalben ampliou o programa em 79%. “O Pomad é uma ferramenta muito especial que disponibilizamos para auxiliar na formação dos nossos alunos, não só na vida acadêmica, mas como cidadãos de bem. A orientação e conscientização são essenciais para reduzirmos os problemas causados pelo uso das drogas, que afetam não apenas o indivíduo em si, mas toda a sociedade. Por isso, esse trabalho vem sendo ampliado, a fim de atingir um grande número de crianças”, disse o prefeito.

Como acontece em todos os eventos de formatura, a “Abelhinha Mel”, mascote do Promad, animou o público e aproveitou para reforçar as mensagens do programa. Houve ainda premiação dos representantes de cada turma e da aluna Camila Vitoria Cunha, que fez a melhor produção de texto. “O Promad me ajudou a entender que ser feliz só depende de nós mesmos e o poder de decisão está em nossas mãos”, dizia o texto.

Sob regência do maestro Daniel, o coral de alunos do Palioto deu uma mostra da “Cantata de Natal” realizada na abertura do “Natal do Bem 2019”, na noite de segunda-feira, dia 2, juntamente com o coral da EM Anchieta. A convite do prefeito Luiz Dalben, o maestro desenvolve o trabalho nessas duas escolas há três meses, de forma voluntária.

O evento de formatura foi encerrado com a apresentação do Canil Municipal, sempre muito animada e aplaudida pela plateia.

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré segue com cronograma de testes rápido para Covid-19 em colaboradores municipais

Published

on

A Prefeitura de Sumaré segue com a testagem rápida para diagnóstico da Covid-19 entre os servidores municipais e funcionários de instituições parcerias, a fim de identificar casos assintomáticos – que são positivos para a doença, mas não apresentam sintomas. Paralelo aos exames, os colaboradores também recebem, quando verificado a necessidade, as doses da vacina contra gripe e sarampo.

Nesta quarta-feira, dia 5 de agosto, foram realizados 64 testes em trabalhadores dos CRASs (Centros de Referência de Assistência Social) Bordon e Nova Veneza, projeto “Fortalecer” – realizado pela Prefeitura em parceira com o IBQ (Instituto Social e Educacional Bem Querer para a Sustentabilidade Comunitária) -, e posto do “É Pra Já”. Todos os exames tiveram resultados negativos.

Já na quinta-feira, dia 6, os procedimentos foram realizados em colaborados do CRAS São Domingos e do Instituto IBQ. Dos 94 exames realizados, 2 foram confirmados para a Covid-19 e esses colaboradores foram afastados imediatamente de suas funções, orientados a ficar em isolamento domiciliar e serão monitorados de perto pela Saúde de Sumaré.

Os procedimentos são realizados pelas equipes Centro de Saúde II, USF Vasconcelos e Secretaria Municipal de Saúde. Antes de iniciar a coleta das amostras, são repassadas informações sobre a importância do procedimento, os cuidados que devem ser tomados no caso de resultados positivos e, principalmente, as medidas preventivas que devem continuar mesmo se o teste for negativo.

A Prefeitura de Sumaré continuará a realizar a testagem rápida, em especial nos profissionais considerados de risco por trabalharem diariamente na linha de frente contra a pandemia. A proposta é ampliar as ações de monitoramento da doença, barrando a disseminação do vírus e o aumento do número de pessoas contaminadas.

“Essa ação visa ampliar a quantidade de testes, o que é fundamental nesse momento para conseguirmos alcançar melhores resultados no enfrentamento ao coronavírus. A primeira etapa da testagem rápida para a população que não apresenta sintoma da doença também já foi realizada”, lembrou o prefeito Luiz Dalben.

Em Sumaré, todos os cidadãos que apresentarem sintomas leves da doença devem procurar a unidade localizada na sua região: Região Central/Rural (UBS Veccon), Região do Matão (UBS Matão), Região do Picerno (UBS Bordon), Região do Maria Antonia e Nova Veneza (UBS Florely), Região da Área Cura (UBS Ypiranga), de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Todos são atendidos respeitando os protocolos exigidos pelos órgãos sanitários e de saúde.

Continue Reading

Nossa Cidade

Fundo Social de Solidariedade recebe doação de 85 cobertores novos do diretor do Senai Sumaré

Published

on

O Fundo Social de Solidariedade recebeu essa semana mais uma importante doação que vai aquecer o frio das famílias mais carentes da cidade. 85 cobertores novos foram entregues pelo diretor da Escola Senai Celso Charuri de Sumaré, Marcelo Virgílio, em contribuição à Campanha “Inverno Solidário” que segue no município. As unidades foram recebidas pela assessora do Funssol, Thais Helena Reiner de Almeida, e serão encaminhadas à Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social que, por meio dos CRASs (Centros de Referência em Assistência Social), destinará os cobertores às ações emergenciais promovidas pela Prefeitura de Sumaré nesse período de pandemia.

“Este ano, devido ao enfrentamento da Covid-19, nós reformulamos a campanha para a arrecadação de roupas de frio e cobertores. Aceitamos apenas a doação de itens novos, sem uso, porque, dessa forma, além de ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade, também preservamos a saúde de todas as pessoas envolvidas nessa ação solidária. Agradecemos de coração toda as doações que recebemos, exemplos de responsabilidade social e amor ao próximo!”, disse a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sumaré, dona Mara Dalben.

Iniciada em 6 de julho, a campanha segue no município. A sede do Fundo Social, na Rua Dom Barreto, nº 1.377, na região central, é o principal ponto de recebimento das doações. Quem tiver interesse em tornar-se parceiro do “Inverno Solidário” – doando itens novos – deve entrar em contato com o órgão municipal pelo telefone (19) 3883-5282, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, para agendamento da entrega.

“Aquecer quem mais precisa! Esse é o nosso objetivo a cada inverno e, graças às parcerias com o Município, conseguimos levar mais dignidade, carinho e conforto às famílias que mais precisam. Nosso muito obrigado ao diretor do Senai Sumaré por essa doação!”, finalizou o prefeito Luiz Dalben.

Continue Reading

Nossa Cidade

Campanhas nacionais de vacinação contra gripe e sarampo seguem até 31 de agosto, em Sumaré

Published

on

sarampo

As campanhas nacionais de vacinação contra gripe e sarampo seguem até 31 de agosto, em Sumaré. A aplicação das doses das vacinas ocorre das 8 às 15 horas, em pontos em todas as regiões, em espaços específicos para que não haja aglomeração e nem contato entre as pessoas. O prazo atende orientação do Governo do Estado de São Paulo.

“É importante que as pessoas se vacinem, pois a vacina é uma das formas de prevenção mais eficiente que temos contra os principais subtipos da gripe e do sarampo, o que nos auxilia a garantir mais saúde e melhor qualidade de vida a todos”, reforçou o prefeito, Luiz Dalben, lembrando que toda imunização acontece de modo a não expor à população aos riscos de transmissão do coronavírus.

O público alvo para a imunização contra sarampo é formado por crianças e adultos com idade entre 6 meses a 49 anos. As imunizações acontecem de forma seletiva, na qual as vacinadoras avaliam a situação individualmente, conforme o calendário vacinal vigente. Por isso, é de extrema importância que compareçam aos postos com a carteirinha de vacinação para avaliação e registro.

No caso da campanha contra a gripe, a vacina foi liberada para toda a população. Para mais informações, o usuário deve entrar em contato com a sua Unidade de Saúde de referência.

Confira a relação dos postos de vacinação (Unidades de Saúde):

Região central:

Local: CS II – Rua Antônio do Valle Melo, 1510, centro

Local: USF Vasconcellos – Rua João de Vasconcellos, 777, Pq. João de Vasconcelos

Local: USF Cruzeiro – Rua 3, 311, Chácara Estrela Dalva

Região SOMA (todas as quintas-feiras)

Local: Rua 1, s/n, Vila Soma

Região da Área Cura

Local: USF Bandeirantes – Rua Josias Macedo Neves, 15, Parque Bandeirantes I

Local: USF Denadai – Rua Luciano Ramos Ayala, 553, Jardim Denadai

Local: USF São Judas – Rua Circular, s/n, São Judas Tadeu

Região do Matão

Local: USF Nova Terra – Rua Carlos Rogério Farias, 315, Jardim Nova Terra

Local: USF Santa Clara – Rua Benedito Teodoro Mendes, 26, Jardim Santa Clara

Local: USF Paraíso – Rua Expedito Vieira Damasceno, 50, Jardim Paraíso

Região do Picerno

Local: USF Picerno – Rua da Saúde, s/n, Jardim Picerno

Região de Nova Veneza

Local: USF Jardim do Trevo – Rua Inácio N. De Moura, 266, Jardim do Trevo

Local: USF CIS Nova Veneza – Rua Paraíba, 211, Jardim São Francisco

Região do Maria Antônia

Local: USF Ângelo Tomazin – Rua Gervacina Alves Ferreira, 1.450, Ângelo Tomazin

Local: USF Maria Antônia – Rua Oswaldo Vaccari, 685, Maria Antônia

Local: USF Dall’Orto – Rua Piracanjuba, 95, Jardim Dall’Orto

Continue Reading