Nossa Cidade
Próximo dia 8, castração animal em Sumaré
Atendimentos são para cães e gatos já em fila de espera e previamente agendados pela equipe da Zoonoses
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Sumaré realiza no próximo dia 8 de novembro, um sábado, a 5ª etapa da Campanha de Castração Animal 2014. A previsão é de que sejam atendidos 130 animais, entre cães e gatos que recebem cuidados comunitários ou de famílias de baixa renda, e que já estão na “fila de espera” pelo benefício gratuito. Os animais também receberão a microchipagem, a fim de promover a “guarda responsável” e o fácil acompanhamento vacinal.
Desde a sua primeira etapa, a Campanha de Castração Animal 2014 está acontecendo de forma itinerante. Desta vez, os procedimentos cirúrgicos serão realizados na Escola Estadual Maria Rosa, no Jardim Nova Veneza. Os atendimentos só são realizados a partir de agendamento prévio feito exclusivamente pela equipe da Unidade de Vigilância de Zoonoses. As famílias são comunicadas através de contato telefônico para levarem seus animais ao local.
CASTRAÇÃO E MICROCHIPAGEM
Durante o processo cirúrgico, os animais passam por uma avaliação clínica prévia e recebem uma anestesia geral. A castração em machos consiste na retirada dos testículos. Nas fêmeas, são retirados o útero, trompas e ovários. Trata-se de uma cirurgia de baixo risco e o animal é liberado assim que o efeito da anestesia é revertido.
Já a microchipagem é uma identificação eletrônica, na qual um microchip é inserido na região da nuca do animal. Este equipamento (do tamanho de um grão de arroz) é cadastrado em um banco de dados nacional contendo espécie, cor do pelo, idade, sexo e raça do animal e não requer qualquer tipo de manutenção.
“A castração e microchipagem são ações fundamentais que contribuem para o controlo de natalidade e a ‘guarda responsável’ destes animais. A castração inibe a reprodução descontrolada e o microchip permite que tenhamos o acesso ao nome e endereço do responsável pelo ‘pet’ caso ele for encontrado abandonado ou perdido”, comentou o coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonoses, veterinário Ricardo Telli.
BALANÇO
A Campanha de Castração Animal já atendeu 400 animais apenas este ano.
No dia 9 de maio, os atendimentos da 1ª etapa foram realizados na Vila Menuzzo e beneficiou 70 felinos da região Central, Jardim Maria Antonia e Matão. No dia 6 de junho, a 2ª etapa aconteceu na Associação de Moradores do Parque Bandeirantes e atendeu 100 cães. Na 3ª etapa, realizada no dia 14 de agosto na sede do Centro de Controle de Zoonoses, foram atendidos mais 100 pets. A 4ª etapa aconteceu no Jardim Maria Antonia e beneficiou 130 animais.
Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do departamento de Saúde Coletiva e do UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), as etapas da campanha acontecem de forma itinerante, sempre em espaços organizados pela empresa Clínica Veterinária Hott Dog Ltda, contratada via processo licitatório. Os atendimentos só são feitos a partir de agendamento prévio realizado pela equipe da UVZ. Mais informações pelo telefone (19) 3883-7486.