Mallard ou Marreco canadense, Guinea Pig ou Porquinho da índia, Green Pheasant ou Faisão-versicolor. Tem ainda o Columba livia que traz algumas curiosidades, como o pombo cauda de leque, cujo nome é devido ao formato da cauda; o Iahores, que possui penas enormes cobrindo os pés, e as grandes pombas que chegam a pesar até um quilo. Bem-vindos ao Recanto dos Animais Henrique Pedroni, educação ambiental e lazer: um lugar para se encantar.
Esses são apenas alguns exemplos de animais que podem ser visitados no local, a ‘mini fazendinha’ da Prefeitura Municipal de Sumaré que funciona atrás do antigo zoológico, e que conta com uma variedade de animais domésticos: pavão, faisão, pato, peru, ganso, coelho, porquinho da índia, cabra, bode, carneiro, ovelha, galo, galinha, pintinho, boi e mini boi, calopsita e pombo de várias espécies. O espaço tem sido uma excelente opção de diversão para todas as idades, e atraído famílias inteiras.
“O Recanto dos Animais, onde vivem diversos animais domésticos, é mais um espaço de Educação Ambiental voltado às crianças de Sumaré. A garotada passeia pelo local, tem contato direto com os bichinhos e aprende sobre os hábitos e características das espécies. E nos finais de semana abre para a população em geral”, comentou o prefeito Luiz Dalben.
Outra curiosidade, por exemplo, vem de um dos bichinhos mais queridos do Recanto dos Animais: o pavão. Em seu complicado ritual de acasalamento, a beleza imponente e extravagante da cauda do macho tem um papel de destaque. E quando aberta, encanta, tornando-se o alvo dos cliques dos visitantes. A exposição de algumas peças, como as charretes e até um carro de boi, por exemplo, é chamariz para belas fotos.
Numa ampla área cercada de muito verde, os moradores do recinto recebem os cuidados diários do veterinário Dr. Eduardo Tizziani, médico concursado há 15 anos, responsável pelo atendimento clínico e pela alimentação específica de cada grupo. Além dele, o espaço é gerenciado pelo pastor Carlos Padovani. O lugar encanta a todos, especialmente as crianças. Tem domingo que chega a receber a visita de até 200 pessoas.
O Recanto dos Animais funciona aos sábados e domingos, das 9 às 17h. Fica na Rua Alcina Raposeiro Yanssen, 651 – mesmo calçadão do antigo zoológico – no Parque Franceschini.
Educação Ambiental
Além da visitação aberta ao público nos finais de semana, o Recanto dos Animais tem sido de fundamental importância para o Projeto de Educação Ambiental, voltado às escolas, aonde os alunos conhecem o espaço e têm a oportunidade de ver e aprender sobre os animais. As visitas monitoradas para alunos da rede pública e particular acontecem durante a semana. O lugar também recebe algumas entidades do Município, sempre mediante a agendamento prévio.
Por meio das atividades desenvolvidas no Recanto dos Animais, a Prefeitura de Sumaré busca conscientizar as crianças sobre a proteção aos animais, incentivar a posse responsável dentro de casa e também cuidados com o meio ambiente, que é o habitat natural de muitas espécies.
