Recuperação das Estradas Rurais melhora escoamento de mercadorias
Sumaré concluiu, recentemente, a recuperação da estrada de acesso à Coopasul (Cooperativa dos Agricultores Familiares de Sumaré), na área rural do município. O objetivo é melhorar o escoamento e manter a qualidade dos alimentos fornecidos pelos agricultores dos Assentamentos 1, 2 e 3 ao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos – Doação Simultânea), que beneficia mais de 3 mil famílias sumareenses em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.
Cerca de 1,5 quilômetro da via de acesso recebeu obras de alargamento, nivelamento e aplicação de cascalho. As melhorias foram promovidas pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, por meio da superintendência de Agricultura e Turismo, e de Serviços Públicos, que executou o trabalho.
“A recuperação do acesso ao Coopasul possibilita o escoamento da safra dos agricultores familiares assentados, mantendo a qualidade dos alimentos até o seu destino final. Desta forma, ainda gera renda e emprego no campo e garante a qualidade na distribuição dos alimentos às famílias”, ressaltou Valdir Belintani, superintendente municipal de Agricultura e Turismo .
Os benefícios já podem ser sentidos na mobilidade dos caminhões que, duas vezes por semana, fazem o transporte dos alimentos da Coopasul até os CRASs (Centros de Referência em Assistência Social), Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e algumas entidades conveniadas com a Prefeitura, de onde são distribuídos gratuitamente os produtos para as famílias cadastradas.
“A estrada estava estreita e os impactos sofridos pelos caminhões por conta das más condições do acesso, além da poeira ou barro, na chegada e na saída da cooperativa, acabavam danificando os veículos e causando avarias nos produtos distribuídos. Com a recuperação, melhorou a logística e, consequentemente, a qualidade dos alimentos é mantida”, disse César Martins Pereira, diretor da Coopasul.
ESTRADAS RURAIS
O responsável pela pasta de Serviços Públicos, Carlinhos Barijan, explicou que a recuperação desta via de acesso integra o pacote de melhorias previstas pelo Programa de Recuperação das Estradas Rurais da Prefeitura de Sumaré.
Por meio deste programa, já foram recuperados 3 quilômetros da Estrada Municipal Luiz Fernandes Bredda, além de 2,5 quilômetros da Angelo Furian e a manutenção de 2 quilômetros da Romano Bellintani. A Estrada Municipal Emílio Coltro também será beneficiada. Sobre este assunto, leia mais em:
SOBRE O PAA
Toda semana, cerca de 16 mil quilos de frutas, verduras e legumes frescos e diversificados (abacate, goiaba, pitaia, banana, carambola, figo, limão, laranja, feijão, abóbora, quiabo, alface, etc) são fornecidos pelos agricultores dos assentamentos de Sumaré a mais de 3 mil famílias da Cidade que se encontram em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, por meio do PAA.
As secretarias municipais de Inclusão Social e de Desenvolvimento Econômico, por meio da Superintendência de Agricultura, são as responsáveis pela operacionalização do programa na cidade, e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional é o órgão fiscalizador.
No PAA, a Coopasul caracteriza-se como a “proponente” do convênio com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), e a Prefeitura de Sumaré é a “beneficiária”, já que recebe o que é produzido pelos agricultores e faz a distribuição dos alimentos para as famílias referenciadas nos CRAS.
Segundo a secretária de Inclusão Social, Maria José de Araujo, o PAA está vinculado ao Fundo Municipal de Assistência Social e o público alvo são famílias e indivíduos de baixa renda cadastrados pela pasta. A medida visa estimular a agricultura familiar na cidade, bem como fornecer alimentos de qualidade para a parcela mais carente população, que é beneficiada gratuitamente.
De acordo com Maria José, Este é um programa, juntamente com o ‘Viva Leite’, que compõe a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, garantindo renda ao produtor. Estabelece o produtor e sua família na área rural, atende pessoas em situação de insegurança alimentar e, ao mesmo tempo, fixa os conceitos de boa alimentação e cuidados com a saúde, principalmente de crianças e idosos.
Share this content: