Connect with us

Nossa Cidade

Reeleitos com 67.571 votos, prefeito Luiz Dalben e vice Henrique do Paraíso tomam posse em Sumaré

Publicado

em

O prefeito Luiz Dalben (Cidadania) e o vice-prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos) tomaram posse nesta sexta-feira, 1º de janeiro, para o segundo mandato à frente da Prefeitura de Sumaré. Atendendo às recomendações de segurança exigidas para o momento, a cerimônia aconteceu de forma virtual e foi acompanhada pela população por meio de redes sociais. Os vereadores eleitos também foram empossados.

Em seu primeiro pronunciamento público, o prefeito reeleito com 67.571 votos, Luiz Dalben, agradeceu a confiança recebida para continuar à frente da Prefeitura de Sumaré. “Agradeço primeiramente a Deus. É uma honra e uma satisfação, que Deus tenha preparado e permitido que administremos essa cidade com muito empenho, carinho e de forma muito familiar, pois trato todos que trabalham conosco ou na nossa cidade como membro de uma família só, membros de uma família de pessoas de bem. Nós somos essas pessoas de bem, nós lutamos para fazer o bem pela nossa cidade. A população merece respeito, cuidado, carinho e atenção, e é com esse intuito que nos candidatamos novamente,” destacou.

Emocionado, o prefeito empossado agradeceu aos colaboradores, amigos e, de forma especial, os membros de sua família. “Falo com emoção sobre a minha família porque vencemos tantos desafios sempre juntos, unidos. Gostaria que toda população de Sumaré pudesse ter um pai igual ao que eu tive. Muito obrigado pela pessoa que o senhor é, pai, deputado estadual Dirceu Dalben, e saiba de uma coisa: os momentos passam, mas o legado fica!”, destacou Luiz Dalben, agradecendo também a motivação especial dos filhos Alice e Luiz Dirceu, e o apoio incondicional de sua esposa Bruna, da mãe Mara Dalben, sua irmã Katherine Dalben, tios e avós.

“Quero agradecer imensamente ao povo da minha cidade, que acreditou no Luiz Dalben, na Família do Bem, e nos outorgaram 67.571 votos de confiança, uma votação muito expressiva e que me deixa muito feliz”, completou o prefeito Luiz Dalben, agradecendo ao vice-prefeito Henrique do Paraíso e cumprimentando também aos 21 vereadores eleitos, “dos quais 18 foram eleitos por partidos que estavam compondo o nosso Time do Bem”.

“Fomos reconduzidos ao cargo com tamanha responsabilidade, porque a votação que tivemos foi ímpar. Deus disse para mim em uma certa oportunidade que Ele fecharia uma porta, mas eu não imaginaria que Ele abriria outras 50 janelas e portas. Agradeço a todos vocês que me conhecem e me conheceram. Vejam em mim um prefeito que vai sempre agir com a verdade, transparência e com muita dedicação. Dou graças a Deus por Ele ter me conduzido até aqui”, destacou o Chefe do Executivo.

Direcionando seu discurso aos telespectadores, o prefeito Luiz Dalben assumiu o compromisso com o povo do município: “Luiz Dalben vai se dedicar mais do que se dedicou nesses primeiros quatro anos, para que nenhum filho fique sem vaga em escola, para que a população tenha um atendimento mais humanizado na saúde, para deixar nossa cidade mais bonita e nosso povo orgulhoso. Deus me preparou para ser prefeito e fazer o que é certo e justo aos olhos Dele. Agradeço a todos vocês que acreditaram na força do bem. Tenham todos um ótimo 2021!”.

            O deputado estadual, Dirceu Dalben, foi o convidado de honra da cerimônia e parabenizou os empossados. “Para mim é uma honra, satisfação e emoção muito grande. Fui vereador dessa Casa e hoje estou aqui, enquanto deputado, na posse de nossos colegas vereadores, do nosso vice-prefeito Henrique do Paraíso e do prefeito Luiz Dalben que, além de prefeito reeleito, é meu filho. Foi um ano de muitos desafios devido a pandemia, mas Deus nos deu muitas vitórias e conseguimos superar, a população reconheceu o trabalho feito nos últimos quatro anos. Que Deus abençoe o novo mandato que se inicia, com muita sabedoria para trabalhar pela população sumareense”, disse.

            Vice-prefeito, Henrique do Paraíso agradeceu a confiança da população, amigos e familiares.  “Agradecer o povo de Sumaré, pois me sinto honrado em estar aqui representando a todos. Minha avó nasceu nessa cidade há quase um século e, hoje, minha filha é a quarta geração sumareense da nossa família. Essa é a cidade que eu nasci, cresci, constituí minha família e, com certeza, viverei pelo resto de minha vida”. “O objetivo que nos trouxe aqui é o bem do nosso povo, é cuidar do nosso povo. Eu sempre honrarei o povo de Sumaré, ao lado do prefeito Luiz Dalben”, completou.

PRIMEIRO MANDATO

Eleitos em 2016, o prefeito Luiz Dalben e o vice Henrique do Paraíso encontraram uma cidade cheia de dificuldades, com colaboradores e fornecedores sem receber, a saúde em greve, repasses atrasados para as creches e entidades assistenciais. Ainda em janeiro de 2017, a dedicação de uma nova administração séria e comprometida com o povo já começou a dar frutos e os avanços começaram a acontecer. Desde então, todas as áreas receberam melhorias, ofertando serviços estruturados e mais qualidade de vida à população.

Durante os últimos quatro anos, Sumaré ganhou 15 novas unidades de saúde, incluindo a nova UPA do Matão e a implantação dos inéditos Centros de Excelência para oferecer atendimento de qualidade e especializados para mulheres, homens, idosos e crianças. A UPA do Macarenko e as alas de Fisioterapia, Cardiologia e Fonoaudiologia do Ambulatório de Especialidades foram remodeladas e a Saúde também recebeu novos equipamentos e mobiliários. Foram 12 novas ambulâncias entregues e a construção da UPA no Jardim Denadai, na Área Cura, está em andamento. Além disso, a administração reformou o Centro de Controle de Zoonoses e inaugurou o Bem-Estar Animal.

            A infraestrutura e mobilidade urbana também receberam grandes investimentos: o PRC (Programa de Recape Contínuo) ocorre por toda a cidade, recuperando o asfalto de diversos bairros. Desde 2017, mais de 1 milhão de m ² de asfalto novo foi levado para todas as regiões. A Estrada Municipal Américo Ribeiro dos Santos, conhecida como Estrada da PPG, foi duplicada, recebeu iluminação, ciclovia, paisagismo, nova sinalização e asfalto de qualidade nos trechos já existentes. Uma nova ponte foi construída para ligar o Jardim Conceição ao Inoocop e o córrego do Jardim Conceição II, na região de Nova Veneza, ganhou uma nova estrutura para a passagem de pedestres. Além disso, a região do Maria Antonia ganhou duas novas pontes de acesso nas ruas Frei Damião de Bozzano e 29, e as obras na ponte do Salerno foram finalizadas e teve início a duplicação da ponte da Emílio Bosco, no Matão.  Os Jardins Vitória, Davina, Parque Ideal, Trevo e Casa Verde estão sendo urbanizados.

Sumaré ganhou uma nova avenida: a Avenida da Selmi, ligando a Avenida da Amizade com a Rodovia Vírginia Viel Campo Dall´Orto. E a Avenida Júlio de Vasconcelos, importante via de acesso à região Central da cidade, foi totalmente revitalizada. Um sonho antigo da população está se tornando realidade: em breve, Sumaré ganhará três viadutos, sendo dois na região central da cidade e outro na região do Picerno. Os dispositivos serão construídos pela Rumo Malha Paulista, que também ampliará o transporte de cargas em todo o estado. A rodovia Adauto Campo Dall’Orto, também conhecida como José Lozzano Araújo, que liga Sumaré a Paulínia será duplicada. O anúncio foi feito pelo vice-governador Rodrigo Garcia, em visita à cidade no início deste ano.

AÇÃO SOCIAL – A gestão Luiz Dalben intensificou a campanha do agasalho e, desde 2017, mais de 250 mil peças de roupas e cobertores foram arrecadados. Para a distribuição digna dessas peças, foram criadas as boutiques solidárias. A campanha de arrecadação de brinquedos recebeu mais de 30 mil brinquedos, que são higienizados e separados para serem expostos nas lojas de brinquedos solidárias. As campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, com ações de conscientização e prevenção de câncer de mama e próstata, foram intensificadas. E mais de 29 oficinas de capacitação e geração de renda foram implantadas para famílias de baixa renda. Os CRASS (Centros de Referência de Assistência Social), o Núcleo do Bem-Estar do Ipiranga e CREAS receberam reforma, ampliando o atendimento e ofertando acolhimento humanizado.  A melhor idade foi valorizada! A administração ampliou 333% os atendimentos nos grupos descentralizados e implantadas diversas atividades de socialização e inclusão social. Em 2020, mesmo com as atividades presenciais suspensas visando prevenir e conter a propagação da Covid-19, as atividades voltadas à Melhor Idade não pararam! O Fundo Social, por meio dos profissionais do CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade), disponibilizou videoaulas para todos os integrantes se manterem ativos durante o período de isolamento social. Além disso, os participantes também receberam kits nutricionais, assim como as demais famílias em vulnerabilidade social que receberam todo o suporte psicossocial e orientações necessárias durante este período.

COLABORADOR – Honrando o compromisso com o colaborador municipal, a Prefeitura passou a pagar os salários em dia, o 13º salário foi pago antecipado e houve a cesta de Natal em pecúnia no valor de R$ 200,00. Cursos de capacitação e atualização foram ofertados e a autoestima dos colaboradores foi resgatada, por meio da valorização e aproximação da administração. Os colaboradores do setor de saúde do Município ganharam o Espaço de Cuidado Integral ao Trabalhador da Saúde (ECITS), que oferece atendimento de práticas integrativas, com tratamento para dor crônica e saúde mental.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – Sumaré está com o nome limpo! Nos últimos anos, a cidade voltou a ter sua situação fiscal regular junto ao Cadin Estadual e CND (Certidão Negativa de Débitos), possibilitando que o Município pleiteie verbas estaduais que podem ser utilizadas na modernização da administração, compra de equipamentos e em obras que podem fazer a diferença na vida dos cidadãos, além de receber recursos do Estado e poder firmar convênios de grande porte. Com isso, continua atraindo empresas de todos os portes, entre elas, a Azul Cargo Express, Pronto Atendimento do Vera Cruz Hospital e Expresso São Miguel, empresa de transporte de cargas.

EDUCAÇÃO – Nos últimos quatro anos, foram criadas 2.590 novas vagas em todos os níveis de ensino, da creche à faculdade. A Fatec, o novo polo da Etec e a Univesp se tornaram realidade. A administração municipal reformou 20 escolas municipais, e seguem as obras das escolas Maria Luisa Cia Medeiros e Lucélia, na região do Picerno. As escolas receberam novos parquinhos infantis e ar-condicionado em todas as salas de aula, e os alunos receberam kits de material escolar e uniformes. Para uma alimentação mais saudável, foram introduzidos alimentos da agricultura familiar no cardápio da merenda dos alunos, balanceando melhor a alimentação e se tornando uma das melhores merendas de toda a região! Em mais um investimento na profissionalização dos munícipes, chegou em Sumaré o Novotec – programa que oferece cursos profissionalizantes gratuitos aos estudantes do ensino médio das escolas públicas. Além disso, parcerias com instituições privadas ofertam cursos de graduação e pós com grandes descontos aos colaboradores municipais e seus dependentes e a população.

            LAZER E CONVÍVIO SOCIAL – Proporcionando espaços de lazer, inclusão e convívio social, a Prefeitura implantou novas Academias ao Ar Livre e playgrounds em todas as regiões da cidade. O “linhão” do Jardim Nova Terra, na Região do Matão, está sendo revitalizado. A Prefeitura também promove a revitalização de uma área de 7 mil metros quadrados localizada no Parque Residencial Salerno, na Região do Maria Antonia, construindo uma nova área de lazer na região. As obras do CEU (Centro de Esportes e Artes Unificado) Recanto dos Sonhos e CIE (Centro de Iniciação ao Esporte) do Bordon seguem a todo vapor. Uma nova quadra de futebol society está sendo construída no Parque Florença, região central. Além disso, mais de 10 mil mudas foram plantadas em toda a cidade, recuperando pontos de degradação e a limpeza do Ribeirão Quilombo e Tijuco Preto continua.

MEIO AMBIENTE – A usina de processamento de resíduos de construção civil foi reativada. Desde 2017, mais de 35 mil mudas já foram plantadas pelo projeto Replantar. Além disso, foram implantados os projetos especiais CEAV (Centro de Educação Ambiental Vivenciada) e Recanto dos Animais, onde ocorrem oficinas de sustentabilidade, além de ensino sobre a fauna e flora. Também foi iniciada a limpeza dos leitos do Ribeirão quilombo, Tijuco Preto e Jacuba. E tem mais: oficinas de decoração sustentável, para a confecção de enfeites de natal que embelezam a cidade no fim do ano. A Administração Municipal implantou o GPA (Grupo de Proteção Ambiental), da Guarda Municipal, criado exclusivamente para crimes ambientais, e também o 0800 do grupamento, para as denúncias e chamados de ocorrências.  As melhorias não param! Foi entregue a primeira etapa do “Bosque dos Lagos Cidade Orquídea”, um espaço de 32 mil m² de área verde no Jardim Dall’Orto. Também foi implantada a “trilha ecológica” de 3,5 km  e trilha para mountain bike no Horto Florestal.

SEGURANÇA – Mensalmente os índices de criminalidade caem na cidade. Isso é fruto do trabalho de uma Guarda Municipal preparada e que atua em conjunto com as Polícias Militar e Civil. As operações de segurança, capacitações e cursos de atualização foram intensificados. Além disso, novos equipamentos e itens de segurança foram entregues às corporações. A Guarda Civil e Bombeiro Municipais de Sumaré receberam os rádios digitais criptografados, que tem por finalidade auxiliar o efetivo de ambas as corporações nos trabalhos diários, agilizando o atendimento à população. Também foi implantada a Cecom (Central de Comunicação e Monitoramento) da GCM, criada a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e Sumaré passou a contar com as câmeras com tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que realizam o reconhecimento automático e instantâneo das placas de veículos, permitindo, assim, maior agilidade na fiscalização de roubos e furtos ou de veículos envolvidos em outros tipos de crime.

Nossa Cidade

Sumaré segue na Fase Amarela do Plano São Paulo e Acias pede reforço nos protocolos sanitários

Publicado

em

Por

O governo estadual de São Paulo atualizou o Plano SP e Sumaré seguirá na Fase Amarela. As regras da 18ª classificação foram anunciadas nesta sexta-feira, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, e entram em vigor na próxima segunda-feira, 18. Inicialmente, a atualização estava prevista para o dia 5 de fevereiro, mas foi antecipada por conta do aumento dos índices da pandemia.

Para o presidente da Acias (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré), Juarez Pereira da Silva, a permanência da cidade na Fase Amarela tem grande importância para as atividades econômicas, especialmente para o setor comercial, por conta do tradicional período de promoções de janeiro.

“A permanência de Sumaré na Fase Amarela é, sem dúvida, uma grande notícia e mostra que a cidade está se esforçando para seguir no cumprimento das regras sanitárias. Janeiro é um período típico de promoções e com o aumento dos casos de Covid-19 havia um receio da região retroceder às fases mais restritivas do plano”, comenta. “Porém, a realidade atual exige ainda mais cuidado com o cumprimento dos protocolos de saúde para garantir a segurança dos consumidores e clientes”, completa.

Com a reclassificação das fases do Plano São Paulo, o governo estadual também fez algumas recomendações para evitar o avanço da pandemia. As reuniões de trabalho em locais fechados devem ter, no máximo, 25 pessoas, respeitando o distanciamento de 1,5m. E as cidades que estão com lotação de UTIs devem endurecer as medidas restritivas. O governo estadual anunciou também que a Defesa Civil vai começar a disparar SMS para a população, com alertas sobre o alto risco de contágio.

O presidente da Acias ressalta que a associação seguirá orientando e informando os associados sobre a necessidade de reforçar os protocolos de segurança, como a disponibilidade de álcool em gel nos estabelecimentos e o respeito ao limite de ocupação.

COMO FICA A FASE AMARELA:

COMÉRCIO

– Capacidade limitada a 40%.

– Horário de funcionamento limitado a 12 horas por dia, e no máximo até às 22h.

– Adoção dos protocolos geral e setorial específicos.

 RESTAURANTES E SIMILARES

– Capacidade limitada a 40%.

– Horário de funcionamento reduzido a 10 horas por dia, e no máximo até às 22h.

– Consumo e atendimento apenas para clientes sentados.

– Venda de bebidas alcóolicas até às 20h.

– Adoção dos protocolos geral e setorial específicos.

BARES

– Capacidade limitada 40%.

– Horário de funcionamento reduzido a 10 horas por dia, e no máximo até às 20h.

– Consumo e atendimento apenas para clientes sentados.

– Venda de bebidas alcoólicas até às 20h.

– Adoção dos protocolos geral e setorial específicos.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Governo do Estado atende pedido do Deputado Dalben e anuncia retomada dos serviços da ala pediátrica do HES

Publicado

em

Por

Desde que assumiu o mandato, em 2019, o parlamentar já destinou R$ 1,450 milhão em emendas para o custeio do Hospital Estadual de Sumaré

O deputado estadual Dirceu Dalben (PL) anunciou na noite desta quinta-feira, dia 14 de janeiro, que o Governo Estadual de São Paulo atendeu seu pedido e vai manter os serviços da ala de enfermaria pediátrica do HES (Hospital Estadual de Sumaré). A unidade hospitalar receberá um aporte financeiro de R$ 1,6 milhão, que garantirá a retomada imediata dos atendimentos.

“Estivemos com os secretários estaduais nesta semana para tratar sobre a importância de manter a pediatria do HES em funcionamento e, na oportunidade, ficou definido que seria construída uma solução. Graças a Deus, nosso pedido foi atendido e os serviços continuarão sendo prestados à população”, celebrou o deputado Dalben.

Na última terça-feira, 12, o parlamentar sumareense esteve no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para uma reunião com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e com o secretário estadual de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn.

O encontro contou também com a participação do prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, dos secretários de Saúde e de Governo de Hortolândia, Denis André José Crupe e Carlos Augusto César “Cafu”, coordenador de convênios da Unicamp Dr. Luiz Cláudio Martins e o diretor-superintendente do HES, Dr. Maurício Perroud.

Dalben destacou a importância do HES para a região e que o fechamento da ala pediátrica representaria grandes prejuízos às milhares de famílias atendidas. “O Hospital Estadual é uma grande referência para a região, com profissionais extremamente capacitados, serviços de qualidade e gratuitos, cuja demanda aumenta a cada ano”, disse, na oportunidade.  

Os atendimentos da ala oftalmológica serão direcionados, por ora, para os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), mantendo, assim, as consultas e os tratamentos de todos os precisam dos acompanhamentos médicos.

“A população de Sumaré e toda região pode continuar contando com nosso apoio e trabalho incansável em busca de melhorias e de garantidas de direitos. Vamos continuar empenhados para conquistarmos o retorno integral das atividades hospitalares”, finalizou o deputado Dalben.

EMENDAS
A Saúde é uma das principais bandeiras do mandato do deputado Dirceu Dalben (PL). Desde que assumiu o mandato, em 2019, o parlamentar já destinou R$ 1,450 milhão em emendas para o custeio do HES. No final do ano passado, defendeu a manutenção do orçamento do HES e teve aprovada, plenário da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), uma emenda acessória de sua autoria no valor de R$ 3,6 milhões ao projeto que define a LOA (Lei Orçamentária Anual) do Governo do Estado para o ano de 2021.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Hospital PUC-Campinas recebe novas incubadoras por meio de emenda do Deputado Dalben

Publicado

em

Por

O Hospital PUC-Campinas, em parceria com o deputado estadual Dirceu Dalben (PL), recebeu quatro novas incubadoras neonatais. Os equipamentos hospitalares foram adquiridos com recursos de duas emendas parlamentares que totalizam R$ 250 mil, e já estão disponíveis para o centro obstétrico da Maternidade.

“As incubadoras são utilizadas para tornarem o ambiente mais adequado para o recém-nascido, que precisa de cuidados intensivos. Fico muito feliz e honrado em poder ajudar o Hospital da PUC, que é uma grande referência na área médica da região, a comprar equipamentos novos e preparados para esses cuidados neonatais”, ressaltou o deputado Dirceu Dalben.

Atualmente, o Hospital PUC-Campinas possui 339 leitos, sendo 204 destinados ao atendimento de usuários do convênio do Sistema Único de Saúde (SUS), com capacidade instalada para 400 leitos.

OUTRAS EMENDAS

Além do Hospital PUC-Campinas, o deputado Dalben já também destinou recursos de emendas para a Casa da Criança Paralítica (R$ 50 mil), Boldrini (R$ 100 mil) e Caism (R$ 100 mil). Para este ano de 2021, novas emendas foram indicadas pelo parlamentar para unidades de saúde de Campinas e devem ser disponibilizadas em breve. São elas: Sobrapar (R$ 100 mil), Caism (R$ 100 mil) e Boldrini (R$ 100 mil).

Continue Lendo