Connect with us

Nossa Cidade

Registrando menor temperatura da região, Sumaré mantém ações para situações de frio intenso

Publicado

em

Termômetros marcaram 5,3ºC na última madrugada; equipes distribuíram kits e realizaram encaminhamentos à Casa de Passagem

As ações do Plano de Contingência para Situações de Baixa Temperatura permanecem em operação na noite desta quarta-feira (18). A partir das 22h, a Defesa Civil e a equipe montada com representantes do Corpo de Bombeiros e secretarias municipais estará percorrendo as ruas do município para monitoramento e acompanhamento das pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. Na noite desta terça-feira (17), duas pessoas foram encaminhadas à Casa de Passagem do projeto Resgatar.

Foram realizados também 18 atendimentos, com a distribuição de cobertores, agasalhos, alimentos e kit de higiene para quem não aceitou ir para o abrigo. O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal também realizou o atendimento a 15 animais em situação de rua, distribuindo alimento e cobertores.

De acordo com dados do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, Sumaré registrou a temperatura mais baixa da região durante a madrugada desta quarta-feira (16), 5,3º C. A previsão para a madrugada de quarta e quinta-feira é de mínimas de 7ºC.

“Mantivemos o acompanhamento e monitoramento das pessoas em situação de rua e vulnerabilidade ao longo de todo o dia e, durante as operações na madrugada, continuaremos percorrendo todas as regiões da cidade para atendimento”, afirma o coordenador da Defesa Civil de Sumaré, Demétrius Mateus Moreira. Segundo ele, nenhuma pessoa precisou ser encaminhada para unidades de saúde. “É importante que as pessoas lembre-se de se hidratar bem, mesmo com o frio.”

Publicidade

Comitê de Gestão de Situações de Baixas Temperaturas

O grupo é composto por representantes do Fundo Social de Solidariedade, pela SMIADS (Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social), SMSP (Secretaria Municipal de Serviços Públicos), SECOM, (Secretaria Municipal de Comunicação), COVISA (Coordenação de Vigilância em Saúde), GCM (Guarda Civil Municipal), Secretaria de Saúde, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e foi criado por meio de decreto, pelo prefeito Luiz Dalben, para minimizar os impactos do frio entre pessoas em situação de vulnerabilidade.

As abordagens sociais e orientações sobre cuidados exigidos pela queda brusca na temperatura, prevista já para esta semana, será intensificada. Equipes da Administração Municipal distribuirá ainda agasalhos cobertores, alimentação e kit de higiene à população em situação de rua nos períodos noturnos e aos finais de semana, especialmente a pessoas que desejam permanecer nas ruas e que ficam mais vulneráveis e expostas ao frio.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook