Connect with us

Nossa Cidade

‘Ronda Bike Segura’, da GCM, garante segurança de ciclistas

Publicado

em

Visando garantir a segurança dos aproximadamente mil ciclistas que circulam pela área rural do município, a equipe Ronda Bike Segura da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sumaré mantém o patrulhamento, bem como paradas estratégicas durante os passeios.

O projeto está em vigor desde setembro de 2021, durante a pandemia, quando mais pessoas começaram a aderir ao ciclismo.

Segundo o secretário de Segurança Pública de Sumaré, Eduardo Ramalho, o intuito da iniciativa é agir na prevenção e combate a delitos diversos. “Essa foi uma iniciativa da administração para oferecer mais segurança aos atletas profissionais e amadores do ciclismo, fazendo com que os treinos e os passeios de lazer se tornassem mais tranquilos e saudáveis, já que muitas famílias e grupos aproveitam o final de semana para realizarem a atividade em conjunto”, afirma.

No último final de semana, segundo Ramalho, a patrulha acompanhou uma paratleta, que é deficiente visual, e esteve presente no trajeto no bairro do Cruzeiro, junto com uma guia. “Em uma bike dupla, elas fizeram todo o trajeto. É o ciclismo sendo inclusivo, é para todos e nós da GCM que fazemos a segurança, sentimos orgulho em acompanhar tudo isso de perto e perceber que cada vez mais aumenta o número de pessoas que buscam a modalidade”, comenta Ramalho.

As rotas mais buscadas são áreas rurais, trilhas e em média um percurso de mais ou menos dez quilômetros. Os passeios acontecem com maior fluxo aos finais de semana e feriados e a viatura da corporação acompanha os grupos durante todo o percurso, parando em locais específicos.

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook