Sábado de Artesanato e Arte terá novidades em 2016

Interessado em comprar artesanato em crochê, EVA, MDF, decoupage, feltro, patchwork, biscuit, mosaico ou outra técnica? Está a procura de artes pedagógicas? Que tal apreciar obras de arte assinadas por artistas plásticos locais e ainda levar o seu quadro preferido para decorar a casa? Tudo você encontra na ‘feirinha’ de artesanato de Sumaré. Atração do projeto “Sábado de Artesanato e Arte”, a feira é promovida pela Prefeitura de Sumaré, por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, e este ano será ampliada, recebendo mais apoio e se consolidando como evento tradicional na cidade.

Na tarde da última quarta-feira, 3 de fevereiro, os 15 artesãos do projeto –  incluindo os participantes da feira do Vila Flora e outros cadastrados pela Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades de Sumaré) – , além dos responsáveis pelo Food Truck “Tapioca Bem Querer”, criado para a captação de recursos em prol dos programas desenvolvidos pelo IBQ (Instituto Bem Querer) de Sumaré, representantes do Programa da Melhor Idade do Município e organizadores do “Sábado de Artesanato e Arte” participaram de um café da tarde no auditório do “É Pra Já” da Prefeitura, para o lançamento da programação de 2016.

As novidades foram apresentadas pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Tomazin. A primeira ‘feirinha’ do ano já tem data marcada e acontecerá no dia 20 de fevereiro, das 8 às 14 horas. Neste mesmo horário, a partir de março, o público poderá prestigiar a feira duas vezes por mês (no segundo e no terceiro sábados de cada mês), sempre na Praça Manoel de Vasconcellos (localizada atrás da Igreja Matriz de Sant’Ana). Para este ano, o projeto foi ampliado e contará com atrações musicais e culturais, em parceria com a secretaria municipal de Cultura, Esportes e Lazer. A Banda Municipal “Dorival Gomes Barroca” estará presente todos os meses, no terceiro sábado.

As atividades de entretenimento voltadas para as crianças, como tenda kids, pintura de rosto, origami, pipoca e algodão doce grátis, continuarão sendo organizadas pela rede de voluntários do “Ação Cidadã, Cidade Orquídea”, outro projeto municipal. O público também poderá aproveitar as tendas de alimentação e o Food Truck “Tapioca Bem Querer”.

“A feirinha é um projeto que veio para ficar! Foi muito bem recebido pelo público e, por isto, resolvemos ampliá-lo, agregando atrações culturais e de entretenimento para atrair cada vez mais pessoas para o convívio social, para esta opção de lazer e cultura na cidade. A tendência é crescermos juntos e conquistarmos novas parcerias. O objetivo, porém, permanece o mesmo: valorizar os artesãos da cidade e criar oportunidades para a geração de renda para esta parcela trabalhadora na cidade”, explicou Tomazin.

ARTESÃOS

A expositora Alessandra Bravo, que trabalha com artes pedagógicas e reciclagem, aprovou as novidades. “Eles acreditaram e investiram na gente, incentivando a promoção do nosso trabalho. Por meio deste projeto, conhecemos novas pessoas e conquistamos uma renda extra, é muito bom. Vou me dedicar ainda mais este ano, produzindo peças exclusivas para a feirinha”, disse Alessandra.

“É o que faltava, mais espaço para expor nosso trabalho e divulgação, muito bom”, disse a expositora Rose Helene Panaggio Ferreira. Ela trabalha com as técnicas de MDF, EVA e biscuit.

“A feira é uma vitrine dos nossos produtos, onde adquirimos carteira de clientes, que conhecem nosso trabalho, compram seus presentinhos e ajudam a divulgar a nossa arte”, completou Érika Vialta Castro, especializada em patchwork.

Para a presidente do IBQ, Rita de Cássia Rosa Pinto, com a frequência da feirinha “a gente vai fazendo nosso nome e adquirindo renda extra para tocar os projetos da entidade”.

PROGRAMAÇÃO

Inaugurada em setembro do ano passado, a feirinha teve 4 edições, acontecendo sempre no segundo sábado de cada mês. Em dezembro, foram mais duas edições extras da ‘feirinha de Natal’.

Confira a programação de 2016 e participe!

Local: Praça Manoel de Vasconcellos (localizada atrás da Igreja Matriz de Sant’Ana)
Horário: 8 às 14 horas

20 de Fevereiro;
12 e 19 de Março;
9 e 16 de Abril;
14 e 21 de Maio;
11 e 18 de Junho;
9 e 16 de Julho;
13 e 20 de Agosto;
10 e 17 de Setembro;
8 e 15 de Outubro;
12 e 19 de Novembro.