Saiba sobre Polo de Atendimento à Dengue

Começou a funcionar na segunda-feira, dia 31 de março, o “Polo de Atendimento à Dengue”, criado pela Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de descentralizar e agilizar o atendimento aos pacientes que apresentem sintomas mais graves da dengue e que necessitam de um acompanhamento especializado. Das 7 às 18 horas do primeiro dia de atendimento foram abertas 258 fichas de atendimento clínico, sendo que 91 foram diagnosticados como casos suspeitos de dengue, ou seja, 35% do acolhimento realizado no período.

Referência para toda a cidade nesse tipo de atendimento, o “Polo” funciona 24 horas por dia, por tempo indeterminado, no andar térreo do CIS (Centro Integrado de Saúde) Nova Veneza – prédio municipal que fica localizado na Rua Paraíba, nº 211, no Jardim São Francisco.

“Fui atendida muito bom, estão atendendo a gente muito bem nos postos”, disse Inês Inácio de Souza, moradora do Jardim Davina com suspeita da doença, enquanto recebia hidratação no Polo. Bruna Miranda, também moradora do Davina, passou por hidratação no local e aprovou a iniciativa. “Tem espera (devido ao grande fluxo de procura), mas depois que você passa pelo médico é agilizado porque eles te dão uma atenção maior. Estou com suspeita de dengue, mas achava que era virose”, contou.

Bruna também destacou a importância da participação de todos na eliminação de possíveis focos do mosquito. “Tem muitas reportagens, muitas notícias informando a gente sobre as formas de eliminar as larvas. Na minha casa eu faço isso, mas só se todo mundo fizer sua parte vai melhorar. Se a gente não se conscientizar para isso (o combate aos criadouros das larvas do mosquito transmissor do vírus), não vai ter como mudar esta situação. Eu vejo isso pelos meus vizinhos. Perto da minha casa tem um terreno baldio e eles jogam lixo lá, chove ali e claro que fica larva do mosquito da dengue”, reclamou a cidadã.

POLO

No Polo de Atendimento à Dengue, é mantida a cada plantão uma equipe composta por médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem, que se dedicam exclusivamente ao acolhimento dos pacientes encaminhados por toda a Rede Municipal de Saúde, classificação de risco, atendimento e monitoramento dos pacientes sintomáticos, principalmente dos pacientes com quadros mais graves, classificados como “dengue tipo B” e “tipo C”. No Polo são feitas também a hidratação, acompanhamento dos sintomas e hemogramas dos pacientes graves.

O objetivo da iniciativa é facilitar o acesso da população a um atendimento rápido e especializado quando necessário, diminuindo o tempo de espera também nas demais Unidades de Urgência e Emergência da Rede Municipal de Saúde.

ENTRADA

As 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e PSFs (Postos de Saúde da Família) municipais também continuam realizando o primeiro atendimento e o acompanhamento de pacientes que apresentem sintomas mais brandos da doença – “tipo A”.

Já nos casos em que a equipe médica de cada Posto de Saúde avaliar ser necessário um atendimento que requer mais atenção, este paciente será acompanhado pelo Polo de Atendimento à Dengue.

Além destas unidades de atendimento, a cidade conta também com a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h do Jardim do Macarenko e os outros três PAs (Pronto Atendimentos, situados no Matão, Maria Antonia e Parque das Nações), que também vão continuar atendendo pacientes com sintomas da dengue em geral, encaminhando-os ao Polo de Nova Veneza se necessário.

MUDANÇA NO PSF

Devido à implementação do Polo de Atendimento à Dengue no piso inferior do CIS Nova Veneza, o atendimento do PSF Nova Veneza, que funcionava no local e incluía consultas médicas de rotina, controle pressão e diabetes e exame de sangue, foi transferido para o prédio do CRAS Nova Veneza, localizado na Avenida Brasil, nº 486, apenas há duas quadras de distância. Já os atendimentos odontológicos, vacina e curativos serão mantidos no CIS Nova Veneza.

De acordo com a gerência da Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde, “essa mudança será realizada de forma provisória, até que o número de casos da doença na cidade comece a diminuir. Até lá, os pacientes desta região que precisarem realizar consultas médicas e exames de rotina poderão realizá-los no novo espaço, que possui toda a estrutura necessária para atendê-los”.

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