A Secretaria de Saúde de Sumaré, por meio da equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), realizou nesta quinta-feira (16) um importante treinamento sobre urgências psiquiátricas. A capacitação voltada à abordagem segura e humanizada de pacientes em crise foi realizada no CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) do município.
Durante o encontro, foram discutidos temas essenciais como formas de mobilização, acolhimento e condução de pacientes em sofrimento mental, sempre com foco na segurança, respeito e empatia. A capacitação foi marcada por troca de experiências entre os profissionais do CAPS, fortalecendo os vínculos entre os serviços.
O secretário municipal de Saúde, Rafael Virginelli, ressaltou a importância da iniciativa e agradeceu as equipes que organizaram esse encontro. “Investir na capacitação dos profissionais é muito importante, pois melhora a qualidade do atendimento. A saúde mental é uma prioridade, e o trabalho integrado entre os serviços faz toda a diferença no cuidado com o paciente”, afirmou Virginelli.
Desde o início do ano o SAMU tem promovido uma série de ações conjuntas para integrar cada vez mais a rede de atenção à saúde, transformando os treinamentos em uma prática contínua. O compromisso do SAMU Sumaré é qualificar constantemente suas equipes e promover uma assistência cada vez mais humanizada no atendimento da população.
