Ícone do site Noticias Sumare

Saúde de Sumaré leva mais de 60 crianças e adolescentes para passeio à Expoflora

A Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré, por meio da Casa do Autista, do CTEA Área Cura e do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Infantojuvenil, promoveu na última sexta-feira (25) um passeio especial para a Expoflora, em Holambra. A atividade contou com a participação de 62 crianças e adolescentes, acompanhados por seus responsáveis e pela equipe multiprofissional. 

A iniciativa integra o acompanhamento dos pacientes e faz parte do Plano Terapêutico Individualizado (PTI). A proposta utiliza experiências fora do ambiente habitual como estratégia de cuidado, com atividades que contribuem para o desenvolvimento de habilidades e para a ampliação da autonomia.

Durante o passeio, as crianças e os adolescentes tiveram contato com novos ambientes, estímulos e situações de interação social. A experiência permitiu trabalhar aspectos como socialização, comunicação, autonomia, flexibilidade, regulação emocional, adaptação a novos espaços e participação social.

As equipes de Saúde acompanharam os pacientes durante toda a atividade, com atenção às necessidades individuais de cada criança e adolescente. A presença dos profissionais também possibilitou observar potencialidades e necessidades, além de identificar estratégias que podem contribuir para a evolução de cada paciente.

Para o secretário municipal de Saúde, Frederico Almeida, ações como essa ampliam as possibilidades de cuidado e fortalecem o acompanhamento individualizado.

“O cuidado em Saúde vai além dos atendimentos realizados dentro das unidades. Experiências como essa permitem que as crianças e os adolescentes tenham contato com novos ambientes, desenvolvam habilidades e ampliem sua autonomia. A participação das famílias também fortalece esse processo e torna a experiência ainda mais significativa”, destacou.

A participação dos responsáveis também teve papel importante na atividade, com integração entre família, pacientes e profissionais. Proporcionar novas experiências faz parte de uma abordagem que busca ampliar a qualidade de vida e favorecer o desenvolvimento individual de crianças e adolescentes.

Categorias

Sair da versão mobile