Saúde realiza Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Casos de Tuberculose

Sumaré, 6 de novembro de 2017.

 

A segunda fase da Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Casos de Tuberculose em Sumaré começou nesta segunda-feira, 6 de novembro, e segue até o próximo dia 20. A primeira etapa aconteceu em julho desse ano, com a realização de 82 exames.

A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, e tem o objetivo de diagnosticar precocemente e prevenir a Tuberculose, doença que muitas vezes é confundida com uma gripe mal curada, fazendo com que os pacientes demorem a procurar ajuda médica e tenham o estado de saúde agravado.

A orientação é que toda pessoa que apresente tosse com expectoração (secreção) procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa para realização de exame e diagnóstico, independente de quanto tempo esteja com tosse. No caso de empresas, Centro de Ressocialização, Casa de Apoio ou Abrigo, o exame deverá ser previamente agendado.

“Este é um trabalho preventivo muito importante, pois somente com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, vamos conseguir tirar o bacilo causador da Tuberculose de circulação”, alertou o prefeito Luiz Dalben.

Os sintomas da Tuberculose são tosse, febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. O tratamento é feito a base de medicação distribuída gratuitamente pelo sistema de saúde. Mais informações nas unidades de saúde municipais.