Nossa Cidade
Saúde vacina 158 pacientes prioritários em 2 dias
A Secretaria de Saúde de Sumaré vacinou 158 pacientes dos grupos prioritários contra a influenza em apenas dois dias nas sete unidades de saúde com o horário estendido até às 20h. Os dados são da segunda-feira (17/04) e terça-feira (18/04). A USFs (Unidades Saúde da Família) Florely, Ypiranga, Paraíso e Picerno, o CSII (Centro de Saúde II), Bandeirantes e no CIS (Centro Integrado de Saúde) Nova Veneza estão vacinando até às 20h desde segunda-feira. As demais unidades seguem em horário normal.
Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identidade com foto e, se possível, a carteira de vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação.
Nesta fase, estão incluídas crianças de seis meses até seis anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e toda população privada de liberdade.
Dia D de vacinação
No dia 29, próximo sábado, a Secretaria Municipal de Saúde realiza ainda o Dia D de Vacinação da Influenza. A mobilização acontece paralelamente ao Dia D de Combate à Dengue. A vacinação acontecerá em todas as unidades de saúde do município, entre 9h e 15h.
Vacinação contra a Covid-19
Vale destacar ainda que, além da vacina contra a influenza, a vacinação contra Covid-19 também ocorre normalmente. Na região do Picerno, a vacina Pfizer Baby está disponível na USF Bordon, enquanto a vacina bivalente pode ser encontrada na USF do Picerno. Na região de Nova Veneza, o CIS oferece a vacina infantil, já as unidades de Saúde da Família do Virgílio Viel e a UBS do Trevo oferecem o imunizante bivalente. Na área Central, a imunização infantil segue de terça e quinta-feira no módulo Soma, enquanto a bivalente continua na USF Vasconcelos, Veccon, Cruzeiro e na Soma, também de terça e quinta-feira. Na Área Cura, a USF Bandeirantes disponibiliza a vacinação infantil, enquanto a bivalente está disponível nas unidades USF Denadai, Ypiranga e São Judas. No Matão, a USF Matão está aplicando a vacina infantil, enquanto a USF Nova Terra segue com a bivalente. No Maria Antônia, a USF Maria Antônia e Florely seguem com a vacinação infantil e bivalente, além da USF Ângelo Tomazin que também conta com a imunização da bivalente.