Connect with us

Nossa Cidade

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Sumaré divulga balanço positivo em 2019

Publicado

em

Amador

Promover a inclusão social e cultural da população por meio do acesso gratuito ao esporte e às artes é uma das prioridades da atual Administração Municipal de Sumaré. Por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, a Prefeitura realiza e apoia diversos campeonatos e festivais esportivos, apresentações teatrais, oficinas culturais, além de contar com uma estrutura física que proporciona aos atletas e artistas locais o incentivo e as condições que necessitam para desenvolver suas habilidades.

“Estimular o esporte como fator de inclusão social e promover a cultura são itens fundamentais para a formação do cidadão. Nesse ano vamos dar continuidade ao fortalecimento das ações artísticas e esportivas em Sumaré a fim de, cada vez mais, democratizar o acesso dos sumareenses a esses bens”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Em 2019, no Centro Cultural Subestação, 370 alunos participaram gratuitamente de aulas de dança rítmica, street dance, teatro, ginástica artística, capoeira e violão, sendo estas duas últimas modalidades iniciadas no ano passado. Na área esportiva, as ‘escolinhas’ gratuitas promovidas pela Prefeitura atenderam a 1.495 alunos no atletismo (também oferecido para pessoas com deficiência), basquete, vôlei, futsal, futebol, judô, ginástica funcional, hidroginástica e natação para adultos e crianças. As aulas acontecem no Centro Esportivo “Vereador José Pereira”, palco de diversos festivais e eventos esportivos.

A Biblioteca Municipal “Professor Plínio Machado da Silva” – juntamente com a sala infantil “Myrella Rossi Mobilon” – e a biblioteca ramal da Área Cura, registraram 730 novos cadastros, ou seja, mais pessoas frequentando os espaços culturais da cidade, buscando informação, conhecimento e lazer. Foram 1.980 empréstimos de exemplares nas bibliotecas municipais em 2019.

            Outro espaço público bastante utilizado pela Prefeitura e parceiros para a realização de eventos é o Anfiteatro Dirce Dalben que, desde 2017, vem recebendo melhorias em sua estrutura e organização. No ano passado, o anfiteatro recebeu o público de Sumaré e região para mais de 200 cerimônias, palestras e outras apresentações, além de concertos da querida Banda Sinfônica Municipal “Dorival Gomes Barroca”. Somente no ano passado, a Banda Municipal realizou 48 participações em eventos.

Publicidade

            Em 2019, a Prefeitura também repetiu o sucesso em eventos tradicionais na cidade, como a programação dos 151 anos de Sumaré em julho, atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra (20 de outubro) e o festival de rock “Geleia com Mel”, com a participação de diversas bandas da região no mês de outubro.

            “Em 2019, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer esteve presente em centenas de eventos culturais e esportivos, contribuindo com a estrutura física e o apoio necessário. Sumaré também marcou presença e colecionou medalhas em campeonatos esportivos regionais”, comentou o secretário da pasta, Raí Stein Sciascio.

A cidade foi representada por 144 atletas na 63ª edição dos Jogos Regionais de Americana, que ocorreram em julho de 2019. Com destaque para o Atletismo ACD (atletas com deficiência), que garantiu o primeiro lugar, Sumaré obteve o total de 74 medalhas, sendo 41 de ouro, 26 de prata e 7 de bronze nessa competição.

            Em novembro, foram mais 29 medalhas – 9 de ouro, 13 de prata e 7 de bronze – com a participação de 60 atletas sumareenses nos Jogos Abertos do Interior, na cidade de Marília. Com todas essas conquistas, Sumaré fechou o ano com mais 103 medalhas na coleção.

            Os campeonatos de Futebol Amador mais uma vez lotaram o campo do Centro Esportivo “Vereador José Pereira”, criando oportunidades para os times amadores da cidade se confrontarem, adquirirem novas experiências e usufruírem da estrutura do munícipio. No ano passado, participaram 130 times reunindo um total de 2.860 jogadores que competiram nas categorias 1ª, 2ª e 3ª divisões e Veteranos.

Publicidade

            O Torneio de Futebol Sub 14 das Escolinhas Esportivas também foi sucesso, com a participação de 132 jovens jogadores da cidade e o título de 2019 para os participantes do projeto no Matão. Já as atividades aquáticas promovidas pela Prefeitura de Sumaré foram encerradas em dezembro com a apresentação de cerca de 200 crianças no Festival de Natação.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook