Connect with us

Nossa Cidade

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Sumaré divulga balanço positivo em 2019

Publicado

em

Promover a inclusão social e cultural da população por meio do acesso gratuito ao esporte e às artes é uma das prioridades da atual Administração Municipal de Sumaré. Por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, a Prefeitura realiza e apoia diversos campeonatos e festivais esportivos, apresentações teatrais, oficinas culturais, além de contar com uma estrutura física que proporciona aos atletas e artistas locais o incentivo e as condições que necessitam para desenvolver suas habilidades.

“Estimular o esporte como fator de inclusão social e promover a cultura são itens fundamentais para a formação do cidadão. Nesse ano vamos dar continuidade ao fortalecimento das ações artísticas e esportivas em Sumaré a fim de, cada vez mais, democratizar o acesso dos sumareenses a esses bens”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Em 2019, no Centro Cultural Subestação, 370 alunos participaram gratuitamente de aulas de dança rítmica, street dance, teatro, ginástica artística, capoeira e violão, sendo estas duas últimas modalidades iniciadas no ano passado. Na área esportiva, as ‘escolinhas’ gratuitas promovidas pela Prefeitura atenderam a 1.495 alunos no atletismo (também oferecido para pessoas com deficiência), basquete, vôlei, futsal, futebol, judô, ginástica funcional, hidroginástica e natação para adultos e crianças. As aulas acontecem no Centro Esportivo “Vereador José Pereira”, palco de diversos festivais e eventos esportivos.

A Biblioteca Municipal “Professor Plínio Machado da Silva” – juntamente com a sala infantil “Myrella Rossi Mobilon” – e a biblioteca ramal da Área Cura, registraram 730 novos cadastros, ou seja, mais pessoas frequentando os espaços culturais da cidade, buscando informação, conhecimento e lazer. Foram 1.980 empréstimos de exemplares nas bibliotecas municipais em 2019.

            Outro espaço público bastante utilizado pela Prefeitura e parceiros para a realização de eventos é o Anfiteatro Dirce Dalben que, desde 2017, vem recebendo melhorias em sua estrutura e organização. No ano passado, o anfiteatro recebeu o público de Sumaré e região para mais de 200 cerimônias, palestras e outras apresentações, além de concertos da querida Banda Sinfônica Municipal “Dorival Gomes Barroca”. Somente no ano passado, a Banda Municipal realizou 48 participações em eventos.

            Em 2019, a Prefeitura também repetiu o sucesso em eventos tradicionais na cidade, como a programação dos 151 anos de Sumaré em julho, atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra (20 de outubro) e o festival de rock “Geleia com Mel”, com a participação de diversas bandas da região no mês de outubro.

            “Em 2019, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer esteve presente em centenas de eventos culturais e esportivos, contribuindo com a estrutura física e o apoio necessário. Sumaré também marcou presença e colecionou medalhas em campeonatos esportivos regionais”, comentou o secretário da pasta, Raí Stein Sciascio.

A cidade foi representada por 144 atletas na 63ª edição dos Jogos Regionais de Americana, que ocorreram em julho de 2019. Com destaque para o Atletismo ACD (atletas com deficiência), que garantiu o primeiro lugar, Sumaré obteve o total de 74 medalhas, sendo 41 de ouro, 26 de prata e 7 de bronze nessa competição.

            Em novembro, foram mais 29 medalhas – 9 de ouro, 13 de prata e 7 de bronze – com a participação de 60 atletas sumareenses nos Jogos Abertos do Interior, na cidade de Marília. Com todas essas conquistas, Sumaré fechou o ano com mais 103 medalhas na coleção.

            Os campeonatos de Futebol Amador mais uma vez lotaram o campo do Centro Esportivo “Vereador José Pereira”, criando oportunidades para os times amadores da cidade se confrontarem, adquirirem novas experiências e usufruírem da estrutura do munícipio. No ano passado, participaram 130 times reunindo um total de 2.860 jogadores que competiram nas categorias 1ª, 2ª e 3ª divisões e Veteranos.

            O Torneio de Futebol Sub 14 das Escolinhas Esportivas também foi sucesso, com a participação de 132 jovens jogadores da cidade e o título de 2019 para os participantes do projeto no Matão. Já as atividades aquáticas promovidas pela Prefeitura de Sumaré foram encerradas em dezembro com a apresentação de cerca de 200 crianças no Festival de Natação.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Secretaria de Saúde realiza “Pedágio de Carnaval” em todas as regiões de Sumaré

Publicado

em

Por

Equipes das Unidades de Saúde de Sumaré realizam nesta sexta-feira (21) o “Pedágio de Carnaval”. A ação que acontece nas seis regiões da cidade tem o objetivo de orientar os moradores sobre a prevenção de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

No “pedágio” serão distribuídos aos motoristas e pedestres preservativos masculinos e femininos, folheto educativo sobre DSTs e HIV e ainda um leque para ser usado durante a folia. As equipes do CRESSER (Centro de Referência em Saúde Sexual e Reprodutiva) farão o “pedágio”, das 8h ao meio dia, nas vias mais movimentadas. “Nosso objetivo é informar e incentivar os moradores a ter uma vida saudável, manter hábitos de promoção e proteção da saúde”, afirmou o prefeito Luiz Dalben.  

            A Secretaria de Saúde reforça que qualquer cidadão pode retirar preservativos gratuitamente em qualquer unidade de saúde do município, das 8h às 17h, e também no CRESSER, que funciona das 7h às 19h. “Queremos com essa ação orientar os moradores sobre a importância de usar preservativo nas relações sexuais, evitando tanto a transmissão de doenças como uma gravidez indesejada. A prevenção é sempre o melhor remédio”, destacou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.

            O CRESSER fica na Rua Jaciro Baldiotti, nº 350, no bairro Planalto do Sol, região central. Com uma equipe multidisciplinar, a unidade atende e acompanha portadores de doenças sexualmente transmissíveis e ainda desempenha atividades externas, como palestras e teatros em escolas e empresas.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Banda Sinfônica de Sumaré agita Feira do Luar com marchinhas de carnaval

Publicado

em

Por

Mesmo com o tempo chuvoso, um bom público prestigiou a Feira do Luar nessa quarta (19) na Praça do Macarenko, uma realização da Prefeitura de Sumaré.

A edição especial, além das barracas com produtos variados como hortifruti, roupas, flores, artesanato, utensílios em geral, etc, propiciou muita animação com a participação da Sinfônica Municipal de Sumaré “Dorival Gomes Barroca”, que tocou as tradicionais marchinhas de carnaval.

A cantora Bheatriz Fernanda também se apresentou no palco do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

“A nossa Feira do Luar, que acontece tradicionalmente na Praça do Jardim Macarenko está cada vez melhor, atraindo famílias inteiras, que aproveitam a boa opção para a compra de produtos frescos, e para prestigiar as atrações que se apresentam, como nessa quarta que tivemos a nossa Banda Sinfônica, uma grande ferramenta de democratização cultural de nosso município, sempre com músicas de qualidade e repertório variado”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

Bom destacar ainda a tenda da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CRESSER (Centro de Referência da Saúde Sexual e Reprodutiva), que aproveitou a proximidade do carnaval para trabalhar a conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis e formas preventivas.

O órgão distribuiu panfletos e preservativos e orientou as pessoas. “Aproveitamos essa edição da Feira do Luar para oferecer uma programação diferente, numa parceria entre Fundo Social e Secretaria Municipal de Cultura, com a Banda tocando um repertório carnavalesco, além da cantora Bheatriz Fernanda. Também tivemos uma importante ação da Secretaria de Saúde, conscientizando sobre as doenças sexualmente transmissíveis”, destacou a presidente do Fundo Social, dona Mara Dalben.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré informa expediente público durante o feriado prolongado de Carnaval

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sumaré informa o expediente de atendimento ao público durante o feriado prolongado de Carnaval, de acordo com o Decreto nº 10.721/2020. As repartições municipais encerram as atividades às 17 horas dessa sexta-feira, dia 21, e voltarão ao atendimento normal a partir das 12 horas da próxima quarta-feira, dia 26. Nesse período, todos os serviços essenciais serão mantidos normalmente, em regime de plantão. Confira:

• Coleta de Lixo Domiciliar: realizada normalmente.

• Guarda Civil Municipal: 24h pelos telefones 153 ou (19) 3873-2656.

• Defesa Civil Municipal: 24h pelo telefone 199 ou (19) 3903-4147.

• Corpo de Bombeiros Municipal: 24h pelos telefones 193 ou (19) 3873-2147.

• Departamento de Trânsito: emergências pelo telefone 0800-772-7722.

• Cemitério Municipal da Saudade: das 8h às 17h30.

• Velório Municipal: aberto normalmente, 24h.

• Transporte Coletivo: funcionamento normal.

• Feiras Livres: funcionarão normalmente.

• Orquidário Sumaré: funcionamento nos dias 22 e 23 de fevereiro (sábado e domingo), das 9 às 12 horas.

• Recanto dos Animais: sábado e domingo (22 e 23), das 8 às 17 horas.

Rede Municipal Saúde:

• UPA do Jardim Macarenko: Rua Vinicius de Moraes, nº 380, Jardim Macarenko, telefone (19) 3903-1455. Atendimento 24 horas.

• UPA do Matão: Avenida Emílio Bosco, nº 1.620, Jardim Santa Clara, telefone (19) 3864-1194. Atendimento 24 horas.

• PA Nações: Rua Aldo de Oliveira Muller, nº 417, Parque das Nações, telefone (19) 3864-1035. Atendimento 24 horas.

• PA Maria Antônia: Rua Isabel Luna Tavares, nº 631, Jardim Maria Antônia, telefone (19) 3832-1288. Atendimento 12 horas (das 7 às 19 horas).

• PA CIS Nova Veneza: Rua Paraíba, nº 211, Nova Veneza, telefone (19) 33995961. Atendimento das 7 às 22 horas.

• Central de Ambulâncias: funcionamento 24 horas.

• SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência): atendimento 24 horas. Telefone 192.

Farmácias

            As farmácias das Unidades de Saúde do CIS Nova Veneza e Santa Clara, região do Matão, estarão abertas, exceto para dispensação de medicamentos controlados.

Continue Lendo