Connect with us

Nossa Cidade

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Sumaré divulga balanço positivo em 2019

Published

on

Promover a inclusão social e cultural da população por meio do acesso gratuito ao esporte e às artes é uma das prioridades da atual Administração Municipal de Sumaré. Por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, a Prefeitura realiza e apoia diversos campeonatos e festivais esportivos, apresentações teatrais, oficinas culturais, além de contar com uma estrutura física que proporciona aos atletas e artistas locais o incentivo e as condições que necessitam para desenvolver suas habilidades.

“Estimular o esporte como fator de inclusão social e promover a cultura são itens fundamentais para a formação do cidadão. Nesse ano vamos dar continuidade ao fortalecimento das ações artísticas e esportivas em Sumaré a fim de, cada vez mais, democratizar o acesso dos sumareenses a esses bens”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Em 2019, no Centro Cultural Subestação, 370 alunos participaram gratuitamente de aulas de dança rítmica, street dance, teatro, ginástica artística, capoeira e violão, sendo estas duas últimas modalidades iniciadas no ano passado. Na área esportiva, as ‘escolinhas’ gratuitas promovidas pela Prefeitura atenderam a 1.495 alunos no atletismo (também oferecido para pessoas com deficiência), basquete, vôlei, futsal, futebol, judô, ginástica funcional, hidroginástica e natação para adultos e crianças. As aulas acontecem no Centro Esportivo “Vereador José Pereira”, palco de diversos festivais e eventos esportivos.

A Biblioteca Municipal “Professor Plínio Machado da Silva” – juntamente com a sala infantil “Myrella Rossi Mobilon” – e a biblioteca ramal da Área Cura, registraram 730 novos cadastros, ou seja, mais pessoas frequentando os espaços culturais da cidade, buscando informação, conhecimento e lazer. Foram 1.980 empréstimos de exemplares nas bibliotecas municipais em 2019.

            Outro espaço público bastante utilizado pela Prefeitura e parceiros para a realização de eventos é o Anfiteatro Dirce Dalben que, desde 2017, vem recebendo melhorias em sua estrutura e organização. No ano passado, o anfiteatro recebeu o público de Sumaré e região para mais de 200 cerimônias, palestras e outras apresentações, além de concertos da querida Banda Sinfônica Municipal “Dorival Gomes Barroca”. Somente no ano passado, a Banda Municipal realizou 48 participações em eventos.

            Em 2019, a Prefeitura também repetiu o sucesso em eventos tradicionais na cidade, como a programação dos 151 anos de Sumaré em julho, atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra (20 de outubro) e o festival de rock “Geleia com Mel”, com a participação de diversas bandas da região no mês de outubro.

            “Em 2019, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer esteve presente em centenas de eventos culturais e esportivos, contribuindo com a estrutura física e o apoio necessário. Sumaré também marcou presença e colecionou medalhas em campeonatos esportivos regionais”, comentou o secretário da pasta, Raí Stein Sciascio.

A cidade foi representada por 144 atletas na 63ª edição dos Jogos Regionais de Americana, que ocorreram em julho de 2019. Com destaque para o Atletismo ACD (atletas com deficiência), que garantiu o primeiro lugar, Sumaré obteve o total de 74 medalhas, sendo 41 de ouro, 26 de prata e 7 de bronze nessa competição.

            Em novembro, foram mais 29 medalhas – 9 de ouro, 13 de prata e 7 de bronze – com a participação de 60 atletas sumareenses nos Jogos Abertos do Interior, na cidade de Marília. Com todas essas conquistas, Sumaré fechou o ano com mais 103 medalhas na coleção.

            Os campeonatos de Futebol Amador mais uma vez lotaram o campo do Centro Esportivo “Vereador José Pereira”, criando oportunidades para os times amadores da cidade se confrontarem, adquirirem novas experiências e usufruírem da estrutura do munícipio. No ano passado, participaram 130 times reunindo um total de 2.860 jogadores que competiram nas categorias 1ª, 2ª e 3ª divisões e Veteranos.

            O Torneio de Futebol Sub 14 das Escolinhas Esportivas também foi sucesso, com a participação de 132 jovens jogadores da cidade e o título de 2019 para os participantes do projeto no Matão. Já as atividades aquáticas promovidas pela Prefeitura de Sumaré foram encerradas em dezembro com a apresentação de cerca de 200 crianças no Festival de Natação.

Nossa Cidade

Rede de Bibliotecas Públicas de Sumaré dá dicas de leitura para o fim de semana

Published

on

No atual cenário de enfrentamento ao coronavírus vivido pelas sociedades do mundo todo, o isolamento social tem sido adotado como uma das principais medidas para conter a disseminação da doença.

Para aqueles que estão passando mais tempo dentro de suas casas ou querem aproveitar o fim de semana para colocar a leitura em dia, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Sumaré, por meio de sua Rede de Bibliotecas (formada pelas unidades Central e Área Cura), apresenta algumas dicas de leitura. Os livros podem ser encontrados na versão on-line.

“A cultura, que tem a capacidade de ampliar o nosso olhar e redirecionar nossos pensamentos, é também uma boa opção de refúgio em tempos de isolamento social. Que as dicas de leitura da nossa Rede de Bibliotecas Públicas tragam mais cultura para dentro das nossas casas”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Confira as dicas:

  • “E não sobrou nenhum”, da consagrada escritora Agatha Christie

Uma ilha misteriosa, um poema infantil, dez soldadinhos de porcelana e muito suspense são os ingredientes com que Agatha Christie constrói seu romance mais importante. Na ilha do Soldado, antiga propriedade de um milionário norte-americano, dez pessoas sem nenhuma ligação aparente são confrontadas por uma voz misteriosa com fatos marcantes de seus passados.

  • “A menina que roubava livros”, de Markus Zusak

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger sobrevive fora de Munique. Ajudada por seu pai adotivo, ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um jovem judeu que vive na clandestinidade em sua casa.

  • “Harry Potter e a pedra filosofal”, K. Rowling

Harry Potter é um garoto órfão que vive com seus tios, os Dursleys. Ele recebe um convite para ingressar em Hogwarts, uma famosa escola especializada em formar jovens bruxos. Inicialmente, Harry é impedido de ler a carta por seu tio, mas logo recebe a visita de Hagrid, o guarda-caça de Hogwarts que o leva para a escola. O garoto conhece um mundo mágico que jamais imaginara, vivendo muitas aventuras ao lado de  novos amigos.

  • “Como eu era antes de você”, Jojo Moyes

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de Will Traynor, de 35 anos, um tetraplégico inteligente, rico e mal humorado. Nenhum dos dois desconfia que irá mudar para sempre a história um do outro. Um livro que fala de amor, coragem e esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

  • O peso do pássaro morto, de Aline Bei

A obra retrata as perdas, culpas e angústias da vida de uma mesma personagem, da infância até a vida adulta. Entre os temas que aparecem na história estão a maternidade, os vínculos afetivos e os tabus da morte.

Continue Reading

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré monta alas para atendimentos diferenciados nas UPAs

Published

on

Melhorar ainda mais o atendimento e orientar os usuários! Com essa finalidade a Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adequou as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do Macarenko e Matão, dentro da proposta de enfrentamento do coronavírus. Duas alas – com dez leitos cada, sendo uma para pacientes graves e outra para pacientes leves e moderados – foram montadas.

Além da capacitação dos colaboradores no manejo de EPI´s e procedimento em relação ao tratamento dos pacientes intubados e na coleta de exames, outras medidas importantes foram adotadas, como a instalação de placas de sinalização indicativas, contendo observações exclusivas sobre a doença.

Para criar fluxo interno em relação ao trânsito de pacientes, principalmente suspeitos da doença, e garantir a segurança de todos, uma triagem é feita na porta das unidades para identificar os casos respiratórios.

“Desde janeiro estamos empenhados em combater o coronavírus, criando um plano de contingência, remodelagem do atendimento das unidades de saúde e promovendo capacitações contínuas aos nossos colaboradores, com base a cada atualização sobre o enfrentamento da doença. Nosso objetivo é ofertar um atendimento eficaz e de qualidade aos moradores. As adequações nas UPAs são parte do nosso plano de ação, criando ambientes bem adaptados e otimizados para assistir a população. Além disso, negociamos com a administradora do antigo hospital Madre Theodora e com o Governo do Estado a implantação de novos leitos no espaço. Agradeço aos colaboradores, principalmente da saúde, que não medem esforços para cuidar da população com tanto carinho”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Informações diárias e atualizadas podem ser conferidas no site www.sumare.sp.gov.br e na página da Prefeitura no Facebook. Além disso, a Prefeitura coloca à disposição da população o canal de comunicação via WhatsApp para tirar dúvidas sobre a doença: 98443.0412, 99303.9646 e 99299.9493.

Confira algumas dicas para evitar a propagação da doença:

*Evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda

*Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar

*Usar lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano!)

*Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo

*Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar

*Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas

*Manter ambientes muito bem ventilados

*Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres

*Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência

*Evitar contato com animais selvagens ou doentes.

Continue Reading

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré recebe doações da Honda

Published

on

A Prefeitura de Sumaré recebeu nesse dia 1º de abril uma importante doação da Honda Automóveis. A entrega aconteceu no Paço Municipal e foi feita pelos representantes da montadora – Douglas Alencar (Diretor de Produção), Marcelo Perron (Gerente de Produção) e Euclides de Paula Araújo (Supervisor de Relações Institucionais) – ao secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Claudio Padovani, que representou o prefeito Luiz Dalben.

Além de 2 mil máscaras e 4 pulverizadores, constam das doações 200 cestas básicas, que serão distribuídas pelo Fundo Social de Solidariedade às famílias carentes da cidade nesse período de quarentena causado pelo coronavírus. “As dificuldades são vencidas com a solidariedade! Agradecemos à diretoria e aos colaboradores da Honda Automóveis por essa iniciativa de contribuir com nossas ações nesse momento difícil que estamos enfrentando. Com certeza, essa doação é muito importante e fará a diferença. Juntos somos mais fortes”, comentou o Chefe do Executivo sumareense.

Continue Reading