A Secretaria de Habitação de Sumaré iniciou no último fim de semana o cadastramento habitacional das famílias que residem em área de ocupação do Parque Salerno, região do Maria Antônia. Equipes da pasta estiveram no local para realizar o procedimento e orientar os moradores. O trabalho visa diagnosticar a situação das famílias para, posteriormente, dar andamento ao processo de regularização dos imóveis que estão fora de APP (Área de Preservação Permanente) e de realocação daqueles que estão em área de risco. A secretária de Habitação, Rosária Martins, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Willian Souza, acompanharam os trabalhos.
Este primeiro levantamento, de tabulação de dados, visa identificar, por exemplo, o número de idosos e crianças residentes na ocupação, a quantidade de pessoas e famílias que participam de programas socioassistenciais governamentais, as prioridades e necessidades básicas dos moradores, além de “congelar” a ocupação, evitando a instalação de novas moradias. A próxima etapa será a demarcação dos imóveis que estão em área de risco e daqueles que estão em local que pode ser regularizado.
“A exemplo do Sítio Pau Pintado e do Três Pontes, estamos buscando alternativas para as famílias da ocupação do Salerno. Este levantamento realizado no fim de semana é de grande importância para termos um diagnóstico completo e atual da ocupação para, posteriormente, darmos andamento nos processos de regularização e realocação das famílias, garantindo mais dignidade para todos”, explicou o prefeito Luiz Dalben.
