Nossa Cidade
Secretaria de Inclusão divulga cronograma de atividades do ‘CadÚnico nos Bairros’
A SMIADS (Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social) definiu o cronograma de visitas do projeto CadÚnico nos bairros, ação itinerante que visa aproximar a população dos serviços de atualização cadastral e inclusão de informações no Cadastro Único, base para distribuição dos programas sociais em níveis federal, estadual e municipal.
Os atendimentos serão realizados entre os dias 22 e 31 deste mês, entre 8h e 14h.
No dia 22, a equipe da SMIADS estará na região de Nova Veneza, no dia 23 no Maria Antônia, no dia 24 no Jardim Basilicata, no dia 25 os profissionais estarão na região do Matão, dia 29 no Horto Florestal, dia 30 no São Judas e São Domingos e dia 31 no Cruzeiro (confira abaixo a lista dos endereços em cada um dos bairros)
“Queremos a secretaria cada vez mais próxima da população e, neste sentido, decidimos estar nas regiões para facilitar o acesso das famílias em situação de pobreza e extrema pobreza ao cadastramento”, explica a secretária de Inclusão, Assistência, e Desenvolvimento Social, Ana Cléia Meneguetti. Ela explica que a ação itinerante deve percorrer outros bairros nas próximas semanas. .
Além da atualização cadastral e inscrição de novos moradores, a ação tem também como objetivo tirar dúvidas da população sobre programas como o Auxílio Brasil, BPC (Benefício de Prestação Continuada), Tarifa Social de Energia Elétrica, desconto na tarifa de água e esgoto e orientações diversas aos inscritos do Cadastro Único.
O CadÚnico nos bairros já esteve no Residencial Ipiranga, na Área Cura, na Vila Santa Terezinha e no Parque Bandeirantes.
Atualmente, Sumaré possui 28.478 famílias no Cadastro Único, 12.434 delas em situação de extrema pobreza. Estão aptas a se cadastrarem famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, além de pessoas que vivem sozinhas ou estejam em situação de rua.
Além disso, 4.368 famílias estão com o cadastro desatualizado há mais de dois anos.
Criado por meio de decreto em 2001, o CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal, ou somente Cadastro Único, tem como objetivo identificar e caracterizar famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza por meio de dados fornecidos pela própria população e é coordenado pelo Ministério da Cidadania.
Veja em quais locais estará o CadÚnicos nos bairros:
22/08 Nova Veneza
Sanova (Avenida Brasil, 529)
23/08 Maria Antônia
Salão da Igreja Cristo Vivo (Rua Osvaldo Vacari, 504)
24/08 Basilicata/Picerno
Salão Paroquial da Igreja São Pedro Apóstolo (Rua das Crianças, 235)
25/08 Matão
Salão Paroquial (Rua Alcangelo Alves Barbosa, 156)
29/08 Horto Florestal
Salão da Pastoral Três Pontes
30/08 São Judas
OSC São Judas (Rua Madre Maria Vilac, 42)
30/08 São Domingos/Vila Soma
Associação de Moradores Vila Soma
31/08 Cruzeiro
CRAS Cruzeiro (Rua Aurélia Basso, Marchissolo, 31)
*Horário: de 8h às 14h