Secretaria de Inclusão promove 1º Eco Passeio Inclusivo de Sumaré

A Secretaria de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, com o apoio das secretarias de Saúde, Sustentabilidade e Educação, bem como da Defesa Civil, realizou na manhã desta sexta-feira a primeira edição do Eco Passeio Inclusivo no Parque do Horto Florestal.

Participaram do evento aproximadamente 70 pessoas atendidas por OSCs (Organizações da Sociedade Civil) do município, como Associação Pestalozzi, Lar Batista e Apae. O passeio marcou o início da utilização das cadeiras adaptadas tipo “Juliete”, para que  PCDs (Pessoa com Deficiência) possam fazer trilhas.

“Temos que tornar comum a ideia de que pessoas com deficiência podem tudo, inclusive praticar eco esportes. Este evento entra para o calendário de realizações da Inclusão Social para proporcionar mais qualidade de vida e novas experiências a este público”, comentou a secretária de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Cléia Meneguetti.

Confeccionada em aço-carbono, com pintura eletrostática e sistema de amortecimento do quadro, as cadeiras adaptadas para trilha tem cinto de segurança com fivela, apoio para cabeça e pés e freio estacionário, suportando até 90 quilos. Elas são mais altas, para evitar pedras e poeira, e mais estreitas, para ter melhor acesso às trilhas.

O Eco Passeio contou ainda com a distribuição de mudas e  outras atividades físicas. A intenção da pasta é oferecer periodicamente eco passeios a pessoas com deficiência motora.