Nossa Cidade
Secretaria de Inclusão Social da Prefeitura de Sumaré oferece ampla programação no Mês da Mulher
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (SMIADS) – a pedido do prefeito Luiz Dalben – preparou uma ampla programação, afinal todas as mulheres devem ser lembradas e homenageadas. As atividades neste ano acontecerão por meio das unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) junto às famílias referenciadas. O objetivo é fazê-las se sentirem cada vez mais importantes.
“Neste Dia da Mulher, queremos valorizar as nossas mulheres valentes, batalhadoras, guerreiras com mais este gesto de amor e solidariedade. Será uma programação especial e diversas atividades remotas, tanto do Fundo Social de Solidariedade como de outras secretarias municipais”, disse a presidente do Fundo Social, Mara Dalben.
Serão diversas ações – de entrega de mimos a oficinas de oportunidades -, incluindo as atividades socioeducativas remotas. Elas também receberão cartões virtuais e presenciais, além de exposição de cartazes e montagem de painéis. Para contemplar toda a cidade, as atividades gratuitas para a população ocorrerão em todas as regiões.
“Nosso objetivo é incentivar a autoestima das mulheres, que merecem atenção e cuidados especiais, não somente nessa data, mas diariamente. Incluímos atividades diversas para abranger toda a nossa população. Queremos homenagear as mulheres, que são verdadeiras guerreiras e que cuidam com amor e responsabilidade das nossas famílias e da nossa cidade”, disse o prefeito Luiz Dalben.
A programação especial em homenagem às mulheres teve início neste dia 1º e continua até o dia 31. Confira algumas atividades:
08 a 12/03: CRAS Ângelo Tomazin
Vídeo objetivando trabalhar o fortalecimento da mulher.
08 a 12/03: CRAS Área Cura
Vídeo com ênfase no papel atual da mulher na sociedade atual, empoderamento da figura feminina e destaque da atuação da mulher, dentro de casa, nesse tempo de pandemia.
08 a 12/03: CRAS Basilicata
Entrega de flor confeccionada em dobradura para ser personalizada e colada no mural, transformando num jardim especial. Já o grupo do Programa Vivaleite, Oficina de Oportunidades e Famílias da Comunidade receberão post e foto diária, intercalada no status, das mulheres que fazem a diferença com sua história.
08 a 12/03 – CRAS Cruzeiro
Entrega de cartões presenciais e/ou virtuais com frases e imagens a fim de promover reflexão sobre a data. Também ocorrerá exposição de cartazes no local, para as famílias que forem para os atendimentos.
01 a 12/03 – CRAS Horto Florestal
Montagem e exposição de painel, além de encaminhamento de vídeo, via WhatsApp, aos usuários e homenagem às mulheres.
08 a 12/03 – CRAS Matão
Divulgação de vídeo com destaque das atividades cotidianas das mulheres e suas funções afetivas na sociedade; gravação e envio de jogral com o poema “Mulher”, de autoria de Bráulio Bessa.
08 a 12/03 – CRAS Nova Veneza
Exposição da história de vida das mulheres como forma de homenageá-las e inspirar as demais que comparecerem ao CRAS; também haverá produção de lembranças em alusão ao dia.
08 a 12/03 – CRAS São Domingos
Temas sobre “Empoderamento Feminino”, “Combate à violência contra a mulher” e “Saúde da Mulher”, entre outros, serão enviados em vídeos informativos.
08 a 25/03 – OSC Associação Recanto Tia Cecília (ARTC)
Além de oficinas Socioeducativas remotas nos núcleos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: Ângelo Tomazin, Caic/Dall’Orto, Manchester e Salerno, haverá live abordando o trabalho nas oficinas socioeducativas.
08 a 12/03 – OSC Centro Educacional Rebouças (CER)
Lives sobre “Empoderamento Feminino” e a socioeducativa “CER News Mulheres” com as crianças e adolescentes dos núcleos do SCFV, e vídeo chamada sobre Resgate e contextualização do Dia Internacional da Mulher, Roda de conversa remota sobre mulheres e personagens inspiradoras e etc.
05 a 11/03: OSC Grupo de Apoio Nisfram
Interações remotas com envio de vídeos nos grupos de WhatsApp em homenagem ao Dia da Mulher e vídeos informativos sobre os tipos de violência, além da importância e reconhecimento do potencial de cada mulher. Também haverá live, via redes sociais, com a participação da psicóloga Elisabete Aquino falando sobre “O Desafio da Mulher durante a Pandemia” e “Violência Doméstica”.
01 a 19/03: OSC Instituto Social e Educacional Bem Querer para Sustentabilidade Comunitária (IBQ)
“Quintal da Cultura” trabalhará, de forma lúdica, a importância da figura humana (criança/menina/mulher) na sociedade; e vídeos “Mulheres que Fizeram História” e “Mulher, você é especial!” – de valorização da atuação da mulher na sociedade e sobre os direitos da classe feminina e o significado de 8 de março.
08 a 12/03: OSC Instituto Saber Social
Produção e compartilhamento de vídeo em homenagem às mulheres, incluindo depoimentos dos idosos participantes dos serviços.
03 a 31/03: OSC Sociedade Beneficente São Judas Tadeu
Oficina: vídeo sobre “Mulheres de Destaque nos Esportes; live “Empoderamento e Direitos Femininos”, e entrega de lembrancinhas (caneta customizada com flor E.V.A.); vídeo “Mulheres de Destaque na Música” e informativo sobre a Lei Maria da Penha; Oficina remota de Artes sobre a importância da figura feminina, e vídeo de receita feita por uma idosa participante do SCFV, entre outras atividades.
08 a 12/03: OSC Sociedade Humana Despertar
Distribuição de lembrancinhas em frente à SHD, na Avenida principal, e no Posto de Saúde; Workshop “Arte para Vender”; e as lives Oficina de Macramê, Oficina de flor com fita de cetim, Oficina de descanso para copos com CD’s, “História de Vida”, e “Beleza feminina” – em parceria com salão de cabeleireiro. Também haverá Contação de história “A princesa sabichona”, por Laura Maine.
08 a 12/03: OSC Casa de Acolhimento Resgatar
Entrega de lembrancinhas de valorização da mulher e as lives “Empoderamento e Direitos da Mulher”; “Inclusão no mercado de trabalho e dicas importantes (elaboração de curriculum, entrevista, etc)”; “oficina virtual de produção de trufas: Estratégia de Empreendimento”, e vídeo dos serviços ofertados pela rede para atendimento às mulheres.
08 a 12/03: OSC SOFIC (Sociedade de Filantropia Comunitária)
Produção de vídeo sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Violência contra a Mulher, Empoderamento Feminino e os Canais para Denúncia e de Atendimento à mulher.