Sumaré, 4 de setembro de 2017
Após denúncia, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente notificou nesta segunda-feira, dia 04, um homem que havia cercado um espaço dentro da área de preservação permanente às margens do Ribeirão Quilombo, na Rua Crenac, região do Picerno. O infrator tinha a intenção de fazer uma horta no local e foi orientado quanto à proibição. Ele se comprometeu em remover a cerca que havia implantado e, seguindo determinação do prefeito Luiz Dalben, a Secretaria de Meio de Ambiente já deu início ao plantio de mudas de árvores frutíferas e nativas na área, que antes era usada como ponto para descarte irregular de entulhos. O plantio vai abranger toda a extensão da Rua Crenac, em uma estimativa de mais de 5.000 novas mudas.
“Recebemos a denúncia de que um espaço na APP, próximo à chamada pontinha, estava sendo cercado e fomos até o local verificar. Orientamos quanto à irregularidade, por se tratar uma área pública e às margens do rio, e imediatamente já demos início ao plantio de novas árvores nas proximidades, atendendo à reivindicação dos moradores e recuperando mais uma área degradada”, explicou o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Henrique Stein Sciascio, que esteve pessoalmente no local, junto ao prefeito Luiz Dalben.
“Esta é mais uma ação de proteção ao meio ambiente dentro do projeto Replantar, e que vai garantir mais qualidade de vida à nossa população. Cuidar do meio ambiente é cuidar do nosso futuro, e este é nosso compromisso com Sumaré. Pedimos a colaboração de todos os moradores para que nos auxiliem na fiscalização e denunciem o descarte irregular de entulhos”, completou o chefe do Executivo.
Denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas ao GPA (Grupo de Proteção Ambiental), da Guarda Civil Municipal, pelo 0800-773-8900.
