quarta-feira, Maio 23

Secretaria de Saúde comunica desabastecimento das vacinas BCG, Pentavalente e Pneumocócica 23 valente

Sumaré, 08 de março de 2018

 

A Secretaria de Saúde de Sumaré, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que não está recebendo as vacinas de BCG, Pentavalente e Pneumocócica 23 valente por parte do Ministério da Saúde. Por esse motivo, essas vacinas já estão em falta na Rede Municipal de Saúde. O problema acomete a todo o país.

Apesar do comunicado do Ministério da Saúde de que as vacinas BCG, que previnem contra a tuberculose, estão sendo distribuídas aos estados, a Secretaria de Saúde de Sumaré informa que não recebeu a nova remessa das vacinas até o momento. Já em relação à Pentavalente (prevenção contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite) e à Pneumocócica 23 valente (prevenção contra alguns tipos de doenças pneumocócicas), a justificativa é indisponibilidade no estoque.

Em nota informativa enviada pelo órgão federal ao Município em dezembro de 2017, ele afirma que “este Ministério da Saúde tem envidado todos os esforços possíveis para garantir a manutenção da distribuição de todos os imunobiológicos”.

É importante frisar que a compra, teste e distribuição dessas vacinas são de responsabilidade exclusiva do Ministério da Saúde.