Connect with us

Nossa Cidade

Secretaria de Saúde de Sumaré orienta população sobre prevenção do vírus H1N1

Publicado

em

vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou uma série de ações simples que você pode fazer no dia a dia para se proteger do contágio pelo vírus da gripe H1N1.

Os sintomas da gripe H1N1 são parecidos com os causados pelos vírus de outras gripes comuns, porém ela requer atenção especial às pessoas que apresentarem febre alta repentina (acima de 38º, 39º), dor muscular, dor de cabeça, dores na garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

A primeira importante orientação é que as pessoas que estão dentro do grupo de risco de acordo com o Ministério da Saúde, como crianças de 6 meses a 9 anos, trabalhadores da área da saúde e pessoas com doenças crônicas, se dirijam a uma Unidade de Saúde da Rede Municipal a partir do dia 30 de abril, data de início da Campanha de Vacinação contra a H1N1, para receber a dose da vacina. A vacina é necessária para que o corpo produza anticorpos contra a doença, reduzindo, assim, as chances de contrair o vírus.

Além disso, uma série de ações cotidianas podem diminuir as chances de contrair a doença, como de lavar frequentemente as mãos com água e sabão, evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes, não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo, não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal, evitar viagens para lugares onde haja muitos casos da doença e procurar assistência médica em caso de sintomas.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca ainda a importância de evitar a automedicação, já que o uso dos remédios sem orientação médica pode ser prejudicial.

Publicidade

A cidade de Sumaré tem um caso confirmado da doença e outro em investigação.
A Rede Municipal de Saúde possui cinco pronto-atendimentos:
● UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h do Jardim Macarenko: Rua Vinicius de Moraes, nº 380, Jardim Macarenko. Telefone (19) 3903-1455. Atendimento 24 horas
● Centro Integrado de Saúde (CIS) Nova Veneza: Rua Paraíba, nº 211, Jardim São Francisco, Nova Veneza, telefone (19) 3864-1305. Atendimento 24 horas
● PA (Pronto Atendimento) do Matão: Avenida Emílio Bosco, nº 825. Telefone (19) 3864-1194. Atendimento 24 horas
● PA Nações: Rua Aldo de Oliveira Muller, nº 417, Parque das Nações. Telefone (19) 3864-1035. Atendimento 24 horas
● PA Maria Antonia: Rua Isabela Luna Tavares, nº 631, Jardim Maria Antonia. Telefone (19) 3864-1288. Atendimento das 7 às 19 horas

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Publicidade