Connect with us

Nossa Cidade

Secretaria de Saúde realiza ações de combate à Dengue em Sumaré

Publicado

em

fumace-dengue

As ações de combate à Dengue seguem a todo vapor em Sumaré. Nesta semana, as equipes do Controle da Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde, retomaram os serviços de nebulização na região Central.

O trabalho acontece em bairros que têm registrado maior quantidade de casos suspeitos da doença. Com a diminuição das chuvas a ação de bloqueio voltou a ser realizada. Ontem (02) e hoje (03) aconteceu no Jardim Eldorado. Nessa quarta (04) e quinta (05) a aplicação de inseticida será no Jardim Marchissolo. De acordo com a Vigilância em Saúde na sexta, dia 06, o “fumacê” passará pelas ruas do Jardim São Rocchi, Jardim São Carlos, Jardim Carlos Basso, Vila Guarani e Vila Maluf. No sábado (07), das 8h ao meio dia, as equipes de Saúde darão continuidade ao trabalho na região central.

A ação contará também com a Tenda da Saúde na feira livre da Rebouças. Os moradores receberão orientações sobre a Dengue, Saúde da Mulher e aferição de pressão.  

Esse trabalho de bloqueio é muito importante para interromper a transmissão da dengue. Porém, é ainda mais importante a população cuidar do quintal, eliminando os criadouros. De acordo com a Vigilância Sanitária, não adianta as equipes realizarem os serviços se na semana que vem houver novamente larvas do mosquito se desenvolvendo, retomando todo o ciclo. Por isso, a colaboração dos moradores é fundamental. “Não podemos descuidar. É muito importante que recebam as nossas equipes e adotem todas as medidas necessárias para evitar a proliferação do Aedes. Somente juntos poderemos vencer essa batalha: cuidando do nosso próprio quintal e também da nossa cidade”, incentivou o prefeito Luiz Dalben.

Durante a aplicação de inseticida com bomba costal é importante que os moradores abram portas e janelas, protejam animais de estimação e pessoas com problemas respiratórios. É recomendado também que os moradores não acompanhem o aplicador, pois a exposição direta com o inseticida pode causar mal-estar. Outra recomendação é deixar o portão aberto para que o aplicador tenha livre acesso ao imóvel.

Publicidade

Até o momento o município registrou 314 notificações com 136 casos positivos de Dengue e 25 estão em investigação. No ano passado foram 2.866 casos confirmados da doença. Bom ressaltar que as equipes das Unidades de Saúde do Maria Antonia, Nova Veneza, Vasconcelos, Veccon e CSII realizaram no último sábado (29) ações de combate à Dengue no centro da cidade. O trabalho, de busca ativa de pessoas suspeitas de Dengue, coleta de sorologia e realização de teste rápido, percorreu a Avenida José Mancini e feira livre da Avenida Rebouças. Durante a ação os agentes comunitários de saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem visitaram 120 casas, na qual foram encontradas larvas, além de criadouros inservíveis e moradores com sintomas da doença.

COMBATE AO MOSQUITO

Para combater o mosquito do Aedes são necessárias algumas ações, como manter a caixa d’água sempre fechada e com tampa adequada, além de remover folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas. Não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje também é fundamental. É necessário lavar semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques e recipientes utilizados para armazenar água, bem como encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas. A dica é para que as pessoas troquem a água e lavem os vasos, principalmente por dentro (com escova, água e sabão), pelo menos uma vez por semana. As garrafas precisam ser guardadas sempre de boca para baixo. Tão importante quanto descartar corretamente o lixo, principalmente os pneus inservíveis, é não jogar lixo em terrenos baldio.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook