A Prefeitura de Sumaré, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais de um milhão de procedimentos em toda rede de atendimento. O número foi apresentado no relatório do 2º quadrimestre do ano durante audiência pública realizada no último dia 27, no plenário da Câmara Municipal. A prestação de contas foi apresentada por técnicos do setor da saúde, dando sequencia a produção geral da rede que teve uma média mensal de mais de 200 mil procedimentos.
Na Atenção Primária foram 377.784 atendimentos, entre as áreas médicas, de enfermagem, odontologia, gestante e visita domiciliar. Já na Urgência e Emergência o total de atendimentos nesses quatro meses foi de 178.500. As unidades de Pronto Atendimento (UPA) Macarenko e Matão, Pronto Atendimento (PA) do Parque das Nações e Maria Antônia e CIS (Centro Integrado de Saúde) Nova Veneza realizaram 42.690 atendimentos por mês.
A Secretaria mostrou ainda que o Ambulatório de Especialidades agendou mais de 24 mil consultas nesse período de quatro meses. Somente em um mês mais de seis mil pacientes foram agendados. Já a Central de Regulação ofertou internamente mais de 400 mil exames e mais de 10 mil primeiras consultas em especialidades.
“A Saúde é prioridade no nosso governo, daí as várias conquistas e números expressivos, que mostram a evolução na estrutura e na qualidade do atendimento da rede municipal, além do resgate da confiança da população quando o assunto é saúde pública. Agradecemos a equipe pelo empenho e continuamos trabalhando para oferecer aos moradores de Sumaré um serviço cada vez mais ágil e humanizado”, comentou o prefeito Luiz Dalben.
Os técnicos também citaram as construções e reformas realizadas nesse período na Secretaria. Foram inauguradas a UBS Ypiranga, na região da Área Cura; o CIS (Centro Integrado de Saúde) Nova Veneza e o Departamento Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (DEMBEAS). Já a BEM (Base de Excelência da Mulher), o Ambulatório de Especialidades e o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) receberam ampliação e reforma. A UPA Matão, as USFs (Unidade de Saúde da Família) Santa Clara e Bandeirantes, e o PA Nações estão com obras em andamento.
Na ocasião foram demonstrados os quantitativos dos serviços do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Orquídea e Infantil, Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), CRESSER (Centro de Referência em Saúde Sexual Reprodutiva), SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar), Saúde Bucal e Departamento de Saúde Coletiva.
