prefeitura-sumare

Secretarias de Saúde e Inclusão realizam dia D de pesagem neste sábado

Ação é voltada a beneficiários do Auxílio Brasil e família atendidas pelo Programa Criança Feliz

A Prefeitura de Sumaré, por meio das secretarias de Saúde e Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, realizam neste sábado (9) o Dia D de pesagem.

A ação é voltada a crianças de famílias que fazem parte do programa “Auxílio Brasil” e está dentro do cronograma de atividades desenvolvidas pelo “Programa Criança Feliz”, do Governo Federal.

De acordo com a secretária de Inclusão Social, Ana Cléia, o público-alvo da ação são crianças de até 7 anos de idade, mulheres de 14 a 44 anos e gestantes,  beneficiários do Auxílio Brasil, além de crianças de até 3 anos e gestantes participantes do “Programa Criança Feliz”.

Em Sumaré o programa atende 600 famílias.


“A pesagem é uma das condicionalidades para a continuidade de recebimento do auxílio, compromissos assumidos pelas famílias e pelo Poder Público nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social”, explica a secretária. 

A ação acontece em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município e concomitante à campanha de vacinação contra a Influenza e Sarampo, entre 9h e 15h.

“O objetivo é que as famílias levem as crianças para tomar as vacinas recomendadas pelas equipes da saúde para medir, pesar e fazer o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento, a cada seis meses, conforme calendário de acompanhamento. As gestantes precisam fazer o pré-natal e ir nas consultas médicas”, completa Ana Cléia.

Criança Feliz

O Programa Criança Feliz é voltado a famílias com crianças de até seis anos e tem como objetivo o desenvolvimento integral dos pequenos. A iniciativa é  uma estratégia alinhada ao Marco legal da Primeira Infância, que traz as diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano. Em Sumaré o programa atende 600 famílias.