Connect with us

Nossa Cidade

Segunda ponte do Maria Antonia completa dois anos

Publicado

em

A segunda ponte do Maria Antonia completa dois anos de inauguração nesta segunda-feira, dia 25. A passagem fica na rua Frei Damião de Bozzano e faz a ligação com do bairro com o Parque das Indústrias.

A ponte foi totalmente recuperada pela Secretaria de Serviços Públicos, que utilizou recursos, materiais e mão-de-obra próprios. Além disso, a área verde no entorno também foi revitalizada e transformada em um novo espaço de lazer às famílias.

“Nossa população merece. Este era um pedido antigo dos moradores e um compromisso que assumimos com os munícipes no início de nossa gestão. É com grande alegria que entregamos as duas pontes para a população, totalmente revitalizadas e tão necessárias para o denvolvimento da região e para a mobilidade dos munícipes. Isso é comprometimento e respeito com a população”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Para a recuperação da ponte, que estava sendo “engolida” pelo processo de erosão das margens do córrego, foram instaladas novas aduelas de concreto sob a passagem, a fim de melhorar a vazão das águas, as encostas também receberam barreiras de contenção, foram construídas calçadas e parapeito, além da recuperação do asfalto das vias do entorno e nova iluminação. Na área verde houve o plantio de 6,5 mil metros quadrados de grama e mais 150 mudas de árvores, além de serviços de pintura. O espaço também ganhou uma academia ao ar livre e um playground para a diversão da garotada.

As obras no local começaram pela recuperação da ponte da Rua 29, entregue em 2017. A passagem estava interditada havia anos para o tráfego dos moradores e, desta forma, a ponte da Rua Frei Damião de Bozzano, paralela, era a única opção de ligação entre os dois bairros. Após devolver a ponte da Rua 29 aos moradores, a Prefeitura de Sumaré iniciou as obras na passagem da Rua Frei Damião de Bozzano, que também já sofria com o processo de erosão das margens do córrego.

Nossa Cidade

Projeto “Mulher Mais – Estendendo a Mão” será lançado pela Prefeitura de Sumaré com o apoio do Sebrae Aqui

Publicado

em

Por

Capacitar a mulher com cursos profissionalizantes gratuitos em diversas áreas de atuação, garantindo mais empoderamento. A proposta que visa contemplar a ala feminina é o Projeto piloto “Mulher Mais – Estendendo a Mão!” que a Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o posto do Sebrae-Aqui, lança neste mês de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (celebrado em 8 de março). As atividades que serão descentralizadas a fim de atender todas as regiões do Município contarão com a participação das Secretarias Municipais de Educação e Inclusão, além do Senai, Senac e Senar, que compõem o chamado Sistema ‘S’.

“Sabemos o quanto a autoestima e autoconfiança são importantes no enfrentamento das dificuldades do dia a dia, e valorizar as nossas mulheres – não só neste Dia da Mulher, mas diariamente – é a nossa intenção. Queremos com o Projeto Mulher Mais, que busca incentivar e levar oportunidade por meio de capacitações, garantir independência financeira e poder de decisão sobre seus negócios e vidas”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

Serão temas variados e apostilados – de mídia social a beleza, passando por agricultura, corte e costura e artesanato. “É mais uma iniciativa do prefeito Luiz Dalben em benefício das sumareenses. Nossa meta é capacitar até o final do ano, mediante parceria com o Sistema ‘S’, cerca de trezentas mulheres cadastradas junto aos CRASs. Serão cursos técnicos de responsabilidade das organizações Sebrae, Senai, Senac e Senar”, explicou o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Claudio Padovani.

Para ter direito ao certificado é necessário a frequência de pelo menos 70% de presença. Todo o material didático será fornecido pelo Sebrae. Para colocar em prática, estão ocorrendo reuniões em todas as sete regiões de Sumaré, a fim de levantar as demandas, ou seja, os cursos mais cotados. Serão formados grupos com, no mínimo, 12 mulheres. Se o curso receber, por exemplo, 30 inscrições deverão ser divididas em três grupos de 10, respeitando os protocolos por conta de pandemia.

Para todos os perfis

Dos simples aos mais sofisticados! Os cursos são para atender demandas de todos os tipos de perfis. Afinal, há mulher com talento para customização de roupas. Outras, as antenadas, preferem o Desenvolvimento de Aplicativos para Android. Ou, na era da tecnologia, que tal “Converter Vendas utilizando Inbound Marketing”? E assim vai… de Visagismo a cultura e produção de cogumelo e produção de cachaça!

Essas são algumas opções, entre centenas, disponíveis tanto pelo Senai quanto pelo Senac. “A Prefeitura de Sumaré vai oferecer os locais para a realização dos cursos, cujos temas serão escolhidos pelas próprias participantes, através de suas lideranças comunitárias. Além dos espaços públicos, contaremos com o apoio de ONGs, igrejas, associações de moradores e até da iniciativa privada na cessão desses espaços”, concluiu o secretário Padovani.

As datas e horários vão variar com grade de cada região. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico está localizada na Praça da República, 203, Centro. Mais informações nos endereços eletrônicos [email protected] e [email protected] ou fone 3903.4224.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Sumaré recebe novo lote de vacinas contra a Covid-19 e dá continuidade à aplicação da primeira dose em idosos com 80 anos ou mais

Publicado

em

Por

A Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré informa que o Município recebeu uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 para dar continuidade à campanha de vacinação da primeira dose em idosos com 80 anos ou mais, em conformidade com o Plano Estadual de Imunização. Dessa vez, são 1.700 doses do imunizante Oxford/Astrazeneca.

“A partir de segunda-feira (1º de março) segue a vacinação, nos dias úteis, das 9h às 16 horas. Lembrando que devem se dirigir aos postos de imunização os idosos com 80 anos ou mais, que é o público atual da campanha, para aplicação da primeira dose. É necessário apresentar documento original com foto e comprovante de residência”, orientou o secretário de Saúde de Sumaré, Rafael Virginelli.

Para a imunização, a Prefeitura de Sumaré mantém ativos sete locais de vacinação, atendendo a todas as regiões da cidade. Confira:

Vacinação Covid-19
1ª DOSE – Idosos com 80 anos ou mais
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h

  • CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade): Avenida Brasil, nº 1.111, Jardim Nova Veneza;
  • REGIÃO CENTRAL: Centro Esportivo “Vereador José Pereira” – Rua Sebastião Raposeiro Júnior, nº 261, Vila Yolanda Costa e Silva;
  • PICERNO: EM Profª Neusa de Souza Campos – Rua das Rosas, nº 320, Parque Rosa e Silva;
  • NOVA VENEZA: EE Ângelo Campo Dall’orto – Avenida São Paulo, nº 466, Jardim Nova Veneza (entrada pela Rua Ceará);
  • ÁREA CURA: EM Anália Oliveira Nascimento – Rua Maria Conceição da Rocha Ferraz, nº 565, Jardim Bom Retiro;
  • MARIA ANTONIA: EE Maria de Lourdes Martins – Rua Osvaldo Vacari, nº 777, Jardim Maria Antonia;
  • MATÃO: EM Jardim Lúcia – Avenida Emílio Bosco, nº 965, Jardim Lúcia.

“É muito importante dar continuidade à vacinação dos nossos idosos porque eles são público bastante vulnerável às complicações da doença. Seguimos as recomendações do Plano Estadual de Imunização e pedimos aos demais grupos que aguardem a sua vez, mantendo as medidas de prevenção que são essenciais nesse momento, como uso de máscara, higienização constante das mãos e o distanciamento social. Seguimos juntos contra o Coronavírus!”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Com a nova remessa de imunizantes dessa semana, Sumaré já recebeu um total de 11.957doses de vacina contra a Covid-19. Dessas 9.277 são destinadas para a primeira aplicação e 2.680 são para a segunda dose.

Em toda a cidade, foram vacinadas até o momento 8.034 pessoas com a primeira dose, entre idosos (a partir de 80 anos), idosos em instituições de longa permanência, maiores de 18 anos com deficiência em residência inclusiva e trabalhadores da Saúde. A segunda dose foi aplicada em 2.153 pessoas sendo que, desse total, 2.037 são profissionais da área da Saúde.

                Pré-cadastro

Visando agilizar o atendimento à população, a Secretaria Municipal de Saúde orienta as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da campanha de vacinação contra a Covid-19 (ou pessoa responsável pelo idoso a ser vacinado) a realizar um pré-cadastro no portal VacinaJá – Programa de Imunização do Governo de São Paulo.

O endereço eletrônico é https://www.vacinaja.sp.gov.br/ para preenchimento de informações como documentos pessoais e contato. Esse cadastro inicial servirá para registro de dados, mesmo assim, os documentos obrigatórios deverão ser apresentados no momento da vacinação.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Plano SP: Sumaré regride para a Fase Laranja

Publicado

em

Por

Sumaré regrediu da Fase Amarela para a Fase Laranja na 23ª reclassificação do Plano SP, anunciada pelo governo estadual nesta sexta-feira, 26/2. Mais restritiva, a Fase Laranja limita o funcionamento de atividades comerciais e serviços.

O presidente da Acias (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré), Juarez Pereira da Silva, informou que a associação seguirá orientando seus associados sobre a importância de cumprir as medidas anunciadas pelo governo estadual. Seis regiões do estado regrediram de fases no Plano SP por conta do aumento dos casos de Covid-19.

“O cumprimento dos protocolos de saúde é extremamente importante para evitar a transmissão do coronavírus e garantir que o comércio continue funcionando da maneira mais segura possível. É preciso continuar usando máscara, álcool em gel, respeitar o distanciamento e a capacidade permitida nos estabelecimentos para garantir a segurança dos colaboradores e consumidores”, reforça Silva.

O presidente da Acias lembra ainda que a partir desta sexta-feira entra em vigor o toque de restrição da circulação entre 23h e 5h. O objetivo da medida é coibir a aglomeração no período noturno.

Regras de funcionamento das atividades na Fase Laranja:

  • Funcionamento de atividades permitido para todos os setores.
  • Capacidade limitada a 40% de ocupação.
  • Funcionamento limitado a 8 horas por dia.
  • Proibição de atendimento presencial em bares.
  • Restrição de atendimento presencial até às 20 horas, em todos os estabelecimentos.
Continue Lendo